.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
No dia 09 de novembro, Doutores da Alegria abre as portas da organização para a sociedade civil participar novamente do Fórum pelos Direitos da Criança e do Adolescente: Vulnerabilidade, Arte e Cultura.
Nesse segundo encontro, a associação convida a jornalista e assistente social Rosângela Araújo Almeida, o artista Rodrigo Bueno e a atriz e palhaça Thaïs Ferrara para propor um diálogo reflexivo sobre os eixos norteadores da vulnerabilidade e os direitos básicos de crianças e adolescentes.
A vulnerabilidade é um assunto que está intrinsecamente ligado aos projetos da organização que, entre outras atividades, atua em prol da cultura como direito, leciona de forma gratuita para jovens em situação de vulnerabilidade e risco social e leva a arte do palhaço para crianças e adolescentes internadas em hospitais públicos.
A partir da ação principal, Doutores da Alegria busca ampliar canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido por meio de formação, pesquisa, publicações, manifestações artísticas e encontros junto à sociedade, como o Fórum pelos Direitos da Criança e do Adolescente.
Sob a mediação da diretora de Relações Institucionais da organização, Daiane Barbieri, as pessoas convidadas vão fomentar as discussões de interseções entre vulnerabilidade, arte, cultura, assistência social a partir de suas próprias perspectivas e vivências.
“A questão da vulnerabilidade é um tema importante para Doutores da Alegria, é o ponto de partida para as práticas artísticas e para os projetos em desenvolvimento. Tais ações surgem também por meio de uma atuação intersetorial entre a cultura, a educação, a saúde, a assistência social e as políticas de garantia de direitos. Estar vulnerável é estar exposto, é preciso olhar com muita delicadeza para as situação e criar ações a partir delas”, explicou Roberta Calza, artista e formadora de Doutores da Alegria.
Esse é o 2º fórum presencial sobre os direitos da criança e do adolescente organizado por Doutores da Alegria.
O primeiro encontro aconteceu em agosto, com as convidadas Gabriela Romeu e Priscila Costa discutindo sobre as diferentes infâncias, importância de equidade e os espaços naturais onde as crianças podem brincar – para além do quintal de casa.
Viabilizado pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), o evento é organizado pela Olga Lembo e Aline Nascimento, assistentes sociais; Roberta Calza, artista formadora e Carolina Kinoshita, Analista de Planejamento Estratégico, além da Daiane Barbieri.
A participação é gratuita e aberta ao público mediante inscrição, realizada através do Sympla – acesse o link de inscrição aqui.
Serviço
Fórum pelos Direitos da Criança e do Adolescente: Vulnerabilidade, Arte e Cultura.
Data: 09/11/2023 (quinta-feira)
Horário: das 9h30 às 12h
Local: Sede de Doutores da Alegria | Rua Alves Guimarães, 73 – Pinheiros, São Paulo/SP
Público: instituições parceiras, organizações que atuam no território de Pinheiros, alunos dos cursos de formação da organização e demais pessoas interessadas no assunto.
Inscrições: online – pelo Sympla – vagas limitadas
Evento gratuito.
arte artístico besteirologista canal dos Doutores no Youtube carnaval ciclo de palestras Conta Causos coronavírus criança cultura Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem hospital live música música palhaço palhaço palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira