Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Sobre
Doutores

Sobre
Doutores

D outores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos.

Fundada por Wellington Nogueira em 1991, já realizou mais de um milhão e meio de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde e em 2016 se reposiciona a partir de uma nova governança e uma nova tarefa institucional, propondo a arte como uma das necessidades básicas para o desenvolvimento digno do ser humano.

A partir das intervenções em São Paulo e Recife, Doutores da Alegria amplia canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas. No Rio de Janeiro desenvolve a curadoria de uma programação artística permanente e gratuita em hospitais, ampliando o acesso à cultura. E nacionalmente a associação articula uma rede com mais de 1.000 iniciativas semelhantes.

A Escola dos Doutores da Alegria atua na formação de públicos diversos e também de artistas para intervir em palcos diversos, improváveis. Entre suas iniciativas destaca-se o Programa de Formação de Palhaço para Jovens, que oferece a jovens em situação de vulnerabilidade social uma iniciação na carreira artística. E todo o conteúdo artístico produzido na associação também é apresentado em teatros e em empresas.

O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de pessoas e empresas.

Bola

03Unidades

1.700.000Visitas

65Profissionais que atuam na causa

Fundador

Wellington Nogueira foi estudar na Academia Americana de Teatro Dramático e Musical de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Foi quando conheceu, em 1984, a iniciativa Big Apple Circus Clown Care Unit, fundada pelo ator e palhaço Michael Christensen. Passou a fazer parte do elenco do primeiro grupo de palhaços profissionais que visitavam crianças hospitalizadas no mundo.

De volta a São Paulo, em 1991 fundou Doutores da Alegria, organização pioneira, premiada e reconhecida internacionalmente por inserir a arte do palhaço no universo da saúde, contribuindo com a humanização hospitalar.

Foi reconhecido como empreendedor social e fellow da organização Ashoka por trazer soluções inovadoras para problemas sociais. Durante 25 anos, esteve à frente do Doutores da Alegria, atuando de forma visionária e inspiradora. Percorreu o Brasil dando palestras e formações para profissionais de saúde, executivos e estudantes de Medicina, Enfermagem e outros na área da Saúde.

Hoje, Wellington Nogueira está licenciado da organização e segue uma nova trajetória.

Bolinhas Fundador Splash