Nossa História
Doutores da Alegria coleciona histórias divertidas e emocionantes nos mais de 30 anos de atuação. São momentos marcados por encontros que compartilham a arte do palhaço e perpetuam dentro e fora dos hospitais.
Linha do tempo
Navegue pela linha do tempo e conheça as nossas memórias.
Suspensão temporária de atividades
Pela primeira vez em 33 anos, a organização precisou suspender as atividades dentro e fora dos hospitais pela baixa arrecadação de recursos oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas. Período marca mudanças estruturais significativas para Doutores da Alegria.
Promotores de direitos humanos
Doutores da Alegria foi reconhecida como entidade Promotora de Direitos Humanos pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, a certificação visa estimular e fomentar as entidades que se dedicam à promoção dos Direitos Humanos.
Expansão de atividades em São Paulo
Doutores da Alegria iniciou o programa de visitas a crianças no primeiro hospital fora da capital paulista, no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos. Localizado no município que leva o mesmo nome da unidade de saúde, a parceria marcou a expansão do programa no estado desde os inícios das atividades, em 1991.
Homenagem no Recife
O coordenador artístico recifense, junto com o elenco local, recebeu uma honraria no plenário da Câmara Municipal do Recife “pelo importante serviço prestado ao Circo pernambucano, notadamente, pelo excepcional trabalho integrando arte e saúde”.
Nova Diretoria Estatutária
Eleitos pelos membros da associação de Doutores da Alegria, uma nova composição da diretoria estatutária foi formada para zelar e fortalecer a tarefa institucional, os valores e a sustentabilidade da organização. Os cargos de direção artística e de formação foram ocupados após mais de dois anos sem ninguém na posição.
Mudança de sede em SP
Após décadas ocupando uma casinha em Pinheiros, Doutores da Alegria precisou entregar o imóvel e partir em busca de outro espaço para alocar as atividades lúdico-administrativas. Depois de muita procura, a organização conseguiu se estabelecer em um antigo prédio tombado na região central da capital paulista.
Jovens Recifenses na Palhaçaria
Pela primeira vez em 20 anos, a unidade Recife de Doutores abriu cursos para estudos sobre a palhaçaria pela Escola Doutores da Alegria dedicadas a jovens em situação de vulnerabilidade social. O primeiro deles, inspirados no PFPJ, de SP, foi o Jovens Brincantes - Iniciação à Palhaçaria, voltado para experimentação da prática artística.
Doutores da Alegria na Shimano Fest
Doutores da Alegria marcou presença no maior festival dedicado aos amantes de bicicleta no Brasil. A organização estruturou um stand para que as pessoas presentes pudessem vivenciar a experiência de Doutores da Alegria, aproximando o público das atividades que acontecem nos hospitais. O elenco também se apresentou no evento com a Banda Doutores da Alegria e uma apresentação de Conta Causos.
Fórum pelos direitos das crianças
Em encontros presenciais inéditos, Doutores da Alegria reuniu diferentes especialistas para dialogar e promover reflexão sobre cultura, infâncias, políticas públicas e o direito ao brincar. O evento foi aberto à sociedade civil.
Programa de palhaços em hospital do Rio
após um hiato de 14 anos, o programa de visita de palhaços voltou ao Rio de Janeiro com um trio de besteirologistas - sendo um deles uma pessoa portadora de deficiência física - no Hospital Getulinho, em Niterói.
Espetáculo O Médico é o Monstro?
o espetáculo retornou aos palcos depois de dois anos para uma temporada que aconteceu entre 17 de setembro e 23 de outubro.
Plateias no Palco
Em novembro, aconteceu o Plateias Hospitalares no Palco, que reuniu dois dos grupos selecionados pelo programa para uma apresentação especial no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro.
Podcast - O Palhaço: O Que É?
a 2ª temporada do programa virou videocast:além dos áudios, os episódios também contaram com vídeos sobre o Bufão, Commedia Dell’Arte, Cultura Popular, Circo, Artistas na Rua e Palhaço no Hospital.
Seleção novos artistas
a organização realizou edital de convocação para compor o elenco substituto nos hospitais de São Paulo, dentro das ações afirmativas internas. Foram contratado 9 artistas negros, com representantes LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.
Livro Coletânea Conta Causos (Recife)
As histórias reais dos encontros entre palhaços e crianças hospitalizadas foram transformadas em contos, publicados no livro “Coletânea Conta Causos – Volume 1”, produzido pelo elenco pernambucano de Doutores da Alegria.
São Joãozinho
Conseguimos retomar rodas temáticas presenciais nos hospitais após dois anos. O nosso São Joãozinho aconteceu em todos os hospitais parceiros de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.
Conta Causos presenciais
Os espetáculos Conta Causos também retornaram aos palcos de São Paulo.
Banda Doutores da Alegria
Conseguimos voltar aos palcos de um teatro após dois anos afastados. Estreamos em curta temporada, em março, no Teatro Morumbi Shopping com a Banda Doutores da Alegria.
Retomada aos hospitais
O ano iniciou com todos os hospitais de São Paulo e do Recife recebendo as visitas presenciais das duplas de palhaços, com direito a uma pequena ação de carnaval, em fevereiro, respeitando todos os protocolos de segurança.