Fale conosco
Para elogios, informações ou tirar pulga atrás da orelha, navegue pelo “perguntas frequentes” no final da página ou nos chame pelos canais de contato abaixo.
Entre em contato
SÃO PAULO
Rua Líbero Badaró, 293 – cj 13 B
Centro – 01009-000 – São Paulo SP
Telefone: (11) 3061-5523
Email: doutores@doutoresdaalegria.org.br
RIO DE JANEIRO
Rua Sebastião de Lacerda, 47
Laranjeiras – 22240-110 – Rio de Janeiro RJ
Telefone: (21) 2297-4176
Email: doutores@doutoresdaalegria.org.br
RECIFE
Rua Dona Maria Cesar, 170 – Edifício Luciano Costa – sala 201 B
Recife Antigo – 50030-140 – Recife PE
Telefones: (81) 3466-2373/ (81) 3463-0866 / (81) 9 9112-4676
Email: doutoresrecife@doutoresdaalegria.org.br
IMPRENSA
SÃO PAULO
LN Textos
Lúcio Nunes
(013) 99143-0806 | lucionsf@gmail.com
RECIFE
Poema Comunicação
Pollyanna Diniz
(081) 3466-2373 | pollypoema@gmail.com
Edna Nunes
(081) 3463-0866 | nunes.edna@uol.com.br
RIO DE JANEIRO
Best Comunicação
Joice Hurtado
(021) 97725-5406 | joice.hurtado@bestcomunicacao.com
Perguntas frequentes
01 O que é Doutores da Alegria?
Doutores da Alegria é uma organização brasileira sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço nos hospitais em 1991, fundada por Wellington Nogueira.
02 Os palhaços e palhaças da organização não são voluntários?
Os profissionais de Doutores da Alegria não são voluntários, são artistas cênicos contratados pela organização para atuar nos hospitais.
Os artistas que trabalham conosco passam por seleção e treinamento intensos e, além das visitas nos hospitais, trabalham por pelo menos mais 6 horas semanais em estúdio, em aulas ou ensaios. Também passam 9 meses por ano desenvolvendo com um parceiro (outro palhaço) projetos artísticos específicos para os hospitais onde atuam.
Todos os artistas do programa, bem como o pessoal administrativo, estão vinculados à organização Doutores da Alegria, que remunera os seus profissionais através de recursos financeiros obtidos através de patrocínio, doações de sócios mantenedores e realização de atividades que geram recursos, como palestras e parcerias com empresas.
Orgulhamo-nos de criar um novo nicho de trabalho para os artistas e especialmente para o palhaço, que tem em Doutores da Alegria uma inspiração para buscar mercados para além dos palcos, ruas e picadeiros.
Nossa ação é artística, e acreditamos provocar o desejo de brincar que toda criança, adolescente e pessoas adultas através da arte do palhaço. Estamos comprometidos com essa linguagem.
O hospital é um lugar onde pessoas vivem situações-limite, onde os artistas atuam em quase todos os setores que dizem respeito à pediatria, do Pronto Socorro à UTI, por 12 horas semanais.
Vínculos se estabelecem com a criança ou adolescente internados, seus familiares e todos os funcionários. Exigimos excelência artística e um profissionalismo no cumprimento de horários, confecção de relatórios escritos e presença em rodas artísticas mensais.
Não excluímos ou desvalorizamos o trabalho de grupos semelhantes ou voluntários, que inspirados pela força da alegria, dedicam suas vidas a essa missão. Respeitamos todas as iniciativas sérias que nascem do comprometimento com a missão de levar alegria, confortar e promover a saúde do paciente.
Se você não é artista e tem a intenção de ser voluntário em um grupo semelhante, temos disponível em nosso site uma lista de grupos que fazem um trabalho semelhante e que recrutam voluntários por todo o Brasil. Acesse a lista de grupos aqui. Para mais informações, envie um e-mail para rede@doutoresdaalegria.org.br.
03 Eu posso me tornar um palhaço de Doutores da Alegria?
Para ser um palhaço ou palhaça de Doutores da Alegria, é preciso ser artista profissional com experiência na linguagem do palhaço e ter graduação em Artes Cênicas, com DRT. O processo de seleção é divulgado em edital público sempre que surgem necessidades de novas contratações.
04 Doutores da Alegria aceita pessoas voluntárias?
Os profissionais de Doutores da Alegria não são voluntários, são artistas cênicos com experiência na linguagem do palhaço e conhecimento sobre as melhores práticas de atuação nos hospitais, contratados pela organização.
As equipes responsáveis pela comunicação, pelos serviços administrativos, de contabilidade, de assistência social, de manutenção das sedes e demais prestadores, também tem ligação legal e/ou contratual junto à associação.
Na área de Mobilização, responsável por gerar recursos próprios para Doutores da Alegria, há um programa de voluntariado de cadastro de notas fiscais, onde as pessoas inscritas ajudam Doutores da Alegria a gerar recursos para a organização computando as notas recebidas pelos estabelecimentos parceiros no Programa Nota Fiscal Paulista. Para saber mais sobre o projeto e os critérios de candidatura, clique aqui.
05 Como eu posso ajudar Doutores da Alegria?
Doutores da Alegria mantém as suas atividades funcionando por meio de doações de pessoas físicas e de empresas. Fazer uma doação é a melhor maneira de ajudar a organização, seja via cartão de crédito, pix, boleto ou transferência bancária.
Pessoas e empresas também podem doar pontos, milhas e notas fiscais que não forem utilizadas. Além disso, as ações de Doutores também podem ser fortalecidas com o compartilhar das nossas publicações nas redes sociais. Dessa forma, você nos ajuda a chegar em mais pessoas. Conheças todas as formas de ajudar Doutores da Alegria clicando aqui.
06 Os palhaços de Doutores da Alegria pedem dinheiro dentro dos ônibus ou nas ruas?
Infelizmente, há pessoas e grupos que utilizam o nome de Doutores da Alegria para receber doações ou vender produtos nas ruas e em transportes coletivos. Não solicitamos esse tipo de doação e, portanto, esta contribuição não chegará até nós.
Para fazer doação para Doutores da Alegria, você pode clicar aqui, onde todas as transações são feitas de forma online e segura.
07 Em quais cidades e hospitais Doutores da Alegria atua?
Doutores da Alegria possui sede administrativa em três cidades, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, do qual mantém as visitas nos hospitais públicos do município. Além disso, a organização também realiza atividades nas demais cidades dos respectivos estados e onde mais a palhaçaria for bem-vinda pelo país.
Em São Paulo, atendemos os hospitais: Hospital Municipal do Campo Limpo, Hospital Geral do Grajaú, Hospital do Mandaqui, Hospital Santa Marcelina, Instituto da Criança, Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci), Hospital Universitário da USP, Hospital M’Boi Mirim e Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos.
No Recife: Hospital Barão de Lucena, Hospital da Restauração, Hospital Oswaldo Cruz, Procape e Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (IMIP).
No Rio de Janeiro: Hospital Getúlio Vargas Filho, Hospital Adão Pereira Nunes, Hospital Alberto Torres, Hospital Azevedo Lima, Hospital Eduardo Rabello, Hospital da Piedade, Hospital Rocha Faria, Hospital Santa Maria e Hospital Tavares Macedo.
08 Doutores da Alegria pode vir à minha cidade?
Adoraríamos participar e estar juntos de projetos e eventos que buscam ligação com a nossa missão institucional. Mas, nem sempre podemos estar nos lugares que desejamos por impedimentos orçamentários.
Doutores da Alegria foca todos os esforços para manter as ações nas unidades e hospitais de atuação existentes. A iniciativa depende de novos parceiros nessas localidades para viabilizar o projeto, pois nossos recursos não crescem proporcionalmente ao aumento da demanda.
Por isso, uma série de intervenções são ofertadas, como palestras, espetáculos, oficinas, cursos e demais atividades artísticas que podem chegar até a sua cidade. Para cada ação ou convite, nossa equipe de captação e produção procura ajustar o propósito da ação ou projeto à viabilidade financeira da melhor maneira.
Clique aqui para saber mais sobre as nossas intervenções.
09 Doutores da Alegria ministra cursos?
Sim! A nossa organização possui a Escola Doutores da Alegria, dividida em dois sistemas de ensino. No Sistema de Formação e Prática Artística, os cursos de formação são voltados para a especialização de artistas na palhaçaria. Já no Sistema Lúdico de Saúde, os cursos de curta duração são direcionados para o público geral que deseja conhecer a arte da palhaçaria.
Novos cursos são abertos de acordo com as necessidades das nossas ações ou com o desenvolvimento dos nossos projetos de formação. Novas turmas e abertura de inscrições são sempre informadas pelas nossas redes sociais e demais canais oficiais de comunicação. Fique de olho!
Os cursos não formam pessoas para atuarem nos hospitais parceiros da organização.
10 Vocês têm cursos em quais cidades?
A atuação de Doutores da Alegria se dá, preferencialmente, onde temos sedes administrativas, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Cada unidade estabelece sua dinâmica de formação e de oferta de cursos de acordo com a necessidade encontrada.
Atualmente, Doutores da Alegria possui dois cursos vigentes em São Paulo e no Recife, voltados para jovens com idade entre 17 e 25 anos. Sendo eles, o PFPJ e o Curso Livre em PalhaçariaS.
Projetos de formação sob medida ou parcerias são analisados por nossa Diretoria de Formação e Institucional. Se este é o seu caso, entre em contato conosco para analisarmos a viabilidade do seu projeto.
Você pode saber mais sobre nossos cursos clicando aqui e também ficar de olho nas nossas redes sociais para saber quando abriremos novas turmas e inscrições!
11 O que é o PFPJ?
O PFPJ (Programa de Formação de Palhaço para Jovens) é um curso gratuito da Escola Doutores da Alegria oferecido a jovens em situação de vulnerabilidade social em São Paulo, com foco no ensino da palhaçaria e na inserção no mercado de trabalho artístico.
O curso disponibiliza conhecimentos práticos e teóricos para que estudantes possam seguir carreira artística e implementar projetos sociais e culturais nas comunidades onde moram, promovendo acesso à cultura e transformação social.
Durante os dois anos de duração do curso, alunas e alunos se aprofundam em experiências artísticas através das aulas, que passeiam pela comicidade e pela arte da palhaçaria.
A seleção do FPJ acontece a cada dois anos, ao final de cada turma em formação. O edital de seleção é sempre divulgado nas redes sociais – fique de olho.
12 Que tipo de intervenção Doutores da Alegria faz fora dos hospitais? É possível contratar alguma atividade?
Além das visitas nos hospitais, Doutores da Alegria realiza intervenções dentro das empresas. São palestras e atividades artísticas que apresentam, de forma interativa, um resumo da filosofia e dos valores do nosso trabalho, levando a experiência do palhaço no hospital para dentro do espaço corporativo.
Entre as intervenções, estão: Palestra Doutores da Alegria – é possível viver a experiência da alegria no trabalho? realizada por Wellington Nogueira (fundador de Doutores da Alegria) e Angelo Brandini (artista e palhaço com mais de 30 anos de atuação na organização), RISO 9000 – onde os palhaços e palhaças certificam as veias cômicas de colaboradores entre as estações de trabalho, e outras intervenções sob medida, que podem ser adaptadas ao segmento e evento da empresa.
As intervenções podem ser contratadas para apresentações em eventos, palestras, alinhamento de conteúdo para equipes e outras atividades corporativas. Leve Doutores para a sua empresa clicando aqui.
13 Posso ir ao hospital para ver o trabalho dos palhaços durante um dia?
Devido às particularidades do trabalho nos hospitais e ao grande número de solicitações de pesquisa, não é possível acompanhar as visitas dos palhaços nos hospitais ou entrevistá-los individualmente.
O trabalho dos artistas tem como base a relação direta com a criança internada, seus acompanhantes e profissionais de saúde de cada hospital, não sendo um espetáculo público.
A presença de outras pessoas, não familiares, geralmente ocasiona estranhamento e aumenta a inibição da criança, que já está debilitada e envergonhada pela situação em que se encontra. Às vezes, isso pode provocar até mesmo a interrupção ou a não realização do trabalho dos artistas.
Para acompanhar de perto o trabalho dos palhaços e palhaças, você pode seguir as contas oficiais de Doutores da Alegria no Instagram, Tik Tok, Linkedin, Youtube e blog, onde publicamos todas as ações besteirológicas que acontecem dentro e fora dos hospitais.
14 Como posso acompanhar o trabalho de Doutores da Alegria?
Doutores da Alegria possui contas oficiais nas redes sociais onde tornamos públicas as ações besteirológicas dos palhaços, como o Instagram, Tik Tok, Linkedin e YouTube. Mantemos um blog ativo com as principais notícias sobre a organização e histórias sensíveis e divertidas escritas pelos artistas sobre os encontros nos hospitais.
15 Como é feita a implementação do programa de visitas de palhaços em um novo hospital?
Firmar parceria com novas unidades de saúde é um processo longo, sendo essencial o comprometimento do hospital para andar lado a lado com a nossa organização.
Primeiro, Doutores da Alegria avalia se a unidade de saúde está dentro das condições operacionais, que incluem: estar em hospitais que tenham no mínimo 50 leitos pediátricos operantes, de referência local, que tenham poucos recursos ligados à humanização e demonstrem predisposição para investir nas relações humanas.
Feita a avaliação do pedido, a organização inicia um mapeamento do hospital para se aprofundar na estrutura física e de pessoas da unidade, chamado Marco Zero. Essa pesquisa é realizada antes e após um ano do início das atividades dos palhaços, onde são avaliados os impactos nas relações.
Durante esse processo, a direção artística traça o roteiro de visitas e estabelece as parcerias iniciais com a equipe do hospital em conjunto com o elenco.
A parceria com novos hospitais é feita cuidadosamente para gerar oportunidades quanto à humanização no ambiente hospitalar, envolvendo crianças, familiares e equipe médica e profissionais do hospital.
A permanência dos Doutores da Alegria está condicionada a um potencial de parceria que não se refere a questões financeiras, e sim ao alinhamento de objetivos e existência de um diálogo potente entre o hospital e a associação.
16 Doutores da Alegria recebe doações de empresas?
Doutores da Alegria também recebe doações de empresas. Hoje, as doações feitas por empresas através de Leis de Incentivos Fiscais são as principais fontes de recursos da organização, essencial para manter os programas ativos nos hospitais e expandir as frentes de atuação.
Entre as leis de incentivo onde Doutores é contemplada, estão a LIC (Lei Federal de Incentivo à Cultura), PROMAC (Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais), PROAC (Programa de Ação Cultural de São Paulo), ISS-RJ(Imposto Sobre Serviços) e outros.
Além das doações via Leis de Incentivo, as empresas também podem ajudar Doutores da Alegria com a doação de notas fiscais deixadas nos estabelecimentos, contratar uma intervenção para a empresa, dar apoio institucional ou mesmo fazer uma campanha de marketing – para saber mais, clique aqui.
17 Como doar o Imposto de Renda?
A Lei Federal de Incentivo à Cultura permite que pessoas físicas e empresas que apuram o imposto de renda pelo lucro real doem até 6% e 4% do seu Imposto de Renda, respectivamente, para organizações sociais com projeto aprovado e autorizado a receber doações. Parte do valor doado é reduzido do imposto a pagar.
Os depósitos identificados feitos no ano vigente serão deduzidos no ano seguinte.
- Você pode fazer a simulação do valor máximo que poderá ser doado do IRPF nesta calculadora: clique aqui.
Siga as instruções deste passo a passo e transforme o seu IR em alegria!
Para mais informações, mande uma mensagem para socios@doutoresdaalegria.org.br.
18 Eu já faço doação para Doutores da Alegria e tenho dúvidas a respeito de meu cadastro, pagamento, cancelamento e outros assuntos relacionados.
Para quaisquer assuntos relacionados à sua contribuição para a organização, por favor entre em contato pelo e-mail socios@doutoresdaalegria.org.br ou ligue para (11) 98931-5920
19. Para onde vão as doações?
Como uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, Doutores da Alegria cumpre com a legislação brasileira priorizando o bom uso dos recursos público e privado em seus projetos, recebendo auditoria externa de todas as suas contas anualmente – veja os relatórios anuais aqui.
Veja alguns exemplos de aplicação das doações que recebemos:
- Manutenção e ampliação do Programa de Palhaços Besteirologistas em São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, realizado por artistas profissionais e especialmente treinados para estar no ambiente hospitalar duas vezes por semana;
- Manutenção do projeto Plateias Hospitalares no Rio de Janeiro, fazendo a curadoria artística da programação e oferecendo oficinas de formação aos grupos locais;
- Manutenção do Programa de Formação de Palhaço para Jovens e Curso Livre de Palhaçaria para Jovens no Recife – cursos de aulas diárias para jovens em situação de vulnerabilidade social;
- Manutenção das ações de formação em todo o país, incluindo a realização de encontros e oficinas para elevar a qualidade do trabalho nos hospitais;
- Ações de pesquisa e de disseminação do conteúdo, com a participação da ONG em conferências nacionais e internacionais e a elaboração e disponibilização de materiais sobre os projetos e a experiência de mais de 30 anos da organização;
- Contratação e pagamento de profissionais que atuam nas áreas administrativa, de comunicação, assistência social, de projetos e de pessoas que prezam pela organização das sedes.
20 Como criar um grupo que atua em hospital?
Desde que começamos a atuar nos hospitais, muitos grupos se inspiraram e vêm se inspirando nas nossas ações.
É difícil falar como se monta um grupo ou como se inicia uma ação no hospital, pois são muitas as motivações que levam as pessoas a fazer este tipo de trabalho. Não temos uma receita, um manual técnico ou dicas a serem adotadas, mas uma experiência para ser dimensionada, que envolve a pesquisa da arte do palhaço.
Em nossa experiência, listamos alguns fatores que contribuem para a perenidade de um grupo. Antes de tudo, é preciso clareza do motivo pelo qual o trabalho é realizado. Deve haver comprometimento por parte dos integrantes do grupo em relação às visitas. Também é necessária uma boa conversa com a direção do hospital onde se pretende trabalhar, para ver se o objetivo do projeto condiz com as necessidades da unidade de saúde.
Se você tem a intenção de atuar com voluntariado em algum grupo semelhante a Doutores da Alegria, acesse aqui, procure um grupo em sua região e entre em contato com a organização.
21 Já tenho um grupo que atua em hospital, Doutores da Alegria pode me ajudar?
Em 2007, Doutores da Alegria reuniu diversos grupos com atuação semelhante a Doutores da Alegria. Durante muitos anos, foram promovidos encontros, debates e oficinas para fortalecer as relações no programa Palhaços em Rede.
Os encontros chegaram a reunir iniciativas como Cirurgiões da Alegria, Instituto Ha Ha Ha, Nariz Solidário, Operação de Riso, SOS Doutores Palhaços, a Trupe da Alegria e outros no mesmo lugar.
Temos disponível em nosso site uma lista com mais de 1.000 grupos de todo o Brasil, visando estabelecer uma rede de cooperação entre grupos e indivíduos que atuam nos hospitais como palhaços, tendo como foco a qualidade do que é levado para a criança ou adulto hospitalizado.
Hoje, Doutores da Alegria mantém a plataforma ativa para pesquisa de grupos e organizações espalhados pelo Brasil. Os encontros presenciais estão suspensos desde a pandemia da Covid-19, até novas chamadas.
Para buscar grupos na lista, acesse aqui.
22 Tenho um projeto similar e me inspiro em vocês, posso usar o nome/marca de Doutores?
O nome e marca de Doutores da Alegria é registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e não podem ser utilizados por terceiros sem prévia e expressa autorização.
Para a sua própria construção de projeto, sugerimos que busque um nome que traga significado e identidade para o trabalho, isso garante a autenticidade e singularidade de sua iniciativa.
23 O meu grupo atua nas igrejas e nos hospitais da cidade X, vocês podem se juntar a nós em um evento?
Adoraríamos participar e estar juntos de projetos e eventos que buscam ligação com a nossa missão institucional. Mas, nem sempre podemos estar nos lugares que desejamos por impedimentos orçamentários.
Por isso, Doutores da Alegria oferece uma série de intervenções, como palestras, espetáculos, oficinas, cursos e demais atividades artísticas que podem chegar até a sua cidade. Para cada ação ou convite, nossa equipe de captação e produção procura ajustar o propósito da ação ou projeto à sua viabilidade financeira da melhor maneira.
Entre em contato para saber mais sobre as nossas intervenções.
24 Quero fazer um trabalho escolar sobre Doutores da Alegria
Doutores da Alegria atende estudantes de todo o Brasil que estejam realizando trabalhos, pesquisas ou monografias sobre o nosso trabalho. No nosso site, também temos conteúdos ricos escritos pelos próprios artistas que fazem os palhaços e pela equipe da organização. Também temos disponível um acervo de artigos, livros e vídeos sobre o programa e temas relacionados à arte, saúde, ciência e humor. Se quiser agendar um horário ou trocar informações por e-mail, escreva para cursos@doutoresdaalegria.org.br.
Devido às particularidades da atividade nos hospitais e ao grande número de solicitações de pesquisa, não é possível acompanhar as intervenções dos palhaços nos hospitais ou entrevistá-los individualmente.
25 Sou aluno/professor da faculdade/escola "X" e tenho um projeto sobre terapia do riso/lúdico, posso colocar o nome de Doutores da Alegria?
O nome e marca de Doutores da Alegria é registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e não podem ser utilizados por terceiros sem prévia e expressa autorização.
Para a sua própria construção de projeto, é interessante buscar um nome que traga significado e identidade para o trabalho, que expresse a singularidade do que é proposto.
Sabemos o tamanho do impacto que nossas ações vêm gerando na sociedade e, por isso, essa inspiração e busca pelo próprio nome/marca é importante.
Citações e referências podem ser realizadas seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para produções acadêmicas.
Caso o seu trabalho seja sobre Doutores da Alegria ou faz menção sobre nossas ações como parte do projeto, você pode agendar um horário conosco ou trocar informações por e-mail cursos@doutoresdaalegria.org.br.
eNTRE EM CONTATO
Doutores da Alegria tem o propósito de intervir na sociedade propondo a arte como mínimo social para crianças, adolescentes e