. Sobre a Escola – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Sobre a
Escola

Sobre a
Escola

A Escola dos Doutores da Alegria é uma escola de arte, com pedagogia própria no ensino da máscara do palhaço. Ela prepara estudantes e artistas para intervir em palcos diversos, improváveis, onde as escolhas os levarem.

A Escola dos Doutores da Alegria trabalha com o conceito de saúde de forma ampla, envolvendo inclusão, tolerância, diálogo, convívio inclusive com o sintoma, inclusive com a doença; assim como a tristeza e a alegria.

E assim como tudo o que implica estar vivo: história, futuro e presente, caos e equilíbrio, indecisão e dissonâncias, confusão e certeza, se alternando na busca do ser humano para sentir-se completo e, portanto, sem possibilidade de fim.

É pela prática de arte que norteamos nossas ações e o palhaço é nosso território, nossa expressão, o ser e o estar. Falar em linguagem do palhaço é falar da sombra, da presença, da verdade, do fingimento, da crueldade, da crítica, da ingenuidade, do medo, da irreverência; na repetição e no improviso. Na graça e na tragédia nos constituímos. E tolo seria enfrentarmos tais traços sem um treino em arte.

O palhaço como linguagem não existe sem o outro, seja o outro uma paisagem, um objeto, um alguém, um sentimento. No seu reflexo, no seu comentário, na sua estrutura, é quase sua razão de existir.

Somos artistas, acreditamos que a arte tem potência de eixo, tange o ser humano de maneira subjetiva e profunda, provocando e promovendo, reavivando as emoções e despertando o pensamento e a ação.

A Escola possui dois sistemas de formação, criados a partir das demandas dos públicos com os quais atuamos há mais de dez anos. Os programas e cursos se desenvolvem majoritariamente em São Paulo, onde fica a nossa sede, com possibilidade de ações e cursos pontuais em Recife e Rio de Janeiro.