Sobre doutores
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde há mais de 30 anos. Atua levando cultura para crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.
Fundação
ONDE TUDO COMEÇOU
Fundada em 1991 pelo Wellington Nogueira, Doutores da Alegria é uma associação pioneira em introduzir a arte do palhaço em hospitais no Brasil. Com atuação no universo da saúde, a organização vem acompanhando as discussões e processos de humanização no ambiente hospitalar ao longo das últimas décadas. Por sua natureza e vocação, transita pelos campos da saúde, cultura e da assistência social.
de lá pra cá
Programa de palhaços NOS HOSPITAIS
A Escola Doutores da Alegria
Uma das notáveis iniciativas da Escola Doutores da Alegria é o Programa de Formação de Palhaço para Jovens (PFPJ), que proporciona a jovens em condição de vulnerabilidade social uma introdução ao universo da palhaçaria e da carreira artística.
3
unidades
81
Profissionais
2.400.000
Intervenções em hospitais
Nosso trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de pessoas físicas e empresas.
Wellington Nogueira
A jornada do ator, palhaço e empreendedor social Wellington Nogueira é marcada pelo compromisso com a arte e a transformação social. Ainda em 1984, embarcou para a Academia Americana de Teatro Dramático e Musical de Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde fez parte do primeiro grupo no mundo de palhaços profissionais que visitavam crianças hospitalizadas, o Clown Care Unit, parte integrante do Big Apple Circus, fundada por Michael Christensen, ator e palhaço norte-americano.
De volta a São Paulo, fundou Doutores da Alegria em 1991 e inseriu a arte do palhaço no universo da saúde, contribuindo significativamente com a humanização nos hospitais brasileiros. Foi reconhecido como empreendedor social e fellow da organização Ashoka por trazer soluções inovadoras para desafios sociais.
Esteve à frente de Doutores da Alegria durante 25 anos, atuando de forma visionária e inspiradora. Hoje, Wellington Nogueira permanece como um pilar da organização, compartilhando o seu conhecimento através do Conselho Consultivo, onde é presidente, e palestras que reverberam a missão social de Doutores da Alegria.
Tarefa Institucional
Doutores da Alegria está fundamentada em uma missão e valores sólidos que corroboram com a democratização do acesso à cultura. Por isso, dedica-se em intervir na sociedade propondo a arte como mínimo social para crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social inserindo a linguagem do palhaço na área da saúde. Acredita que os canais de diálogos reflexivos com a sociedade podem ser ampliados a partir das intervenções hospitalares, sendo essencial para compartilhar o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas. Dessa forma, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas universais e democráticas para o desenvolvimento social sustentável.
Valores
• Arte e cultura como direito.
• Liberdade de expressão, cooperação e respeito à diversidade.
• Ética, transparência e coerência na ação.
• Arte, educação e pesquisa como caminho para estimular um novo olhar e impactar realidades.
• Busca pela simplicidade e excelência.
• Alegria é um estado que se constrói a partir do outro – afetar e ser afetado.
• Busca pela multidisciplinaridade entre cultura, saúde, educação e assistência social.
Estatuto
Conheça o estatuto que estabelece o funcionamento da associação Doutores da Alegria. Clique no botão ao lado para ler o documento na íntegra.