. Sistema de Formação e Prática Artística – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Sistema de Formação
e Prática Artística

Sistema de Formação
e Prática Artística

p
ensado para jovens aspirantes a palhaço, estudantes de Artes Cênicas e artistas e palhaços profissionais.

A Escola dos Doutores da Alegria entende a arte como sendo da ordem do concreto, do imaginário e do simbólico. Talvez sua força esteja nessa nada fácil captura, assim fugidia ela pode atravessar o tempo nas civilizações. Trabalhar com arte é uma opção de vida onde o risco é certo, o resultado não.

A formação artística em palhaço exige disciplina, treino, pesquisa e observação; horas de dedicação no desconhecido que a aprendizagem nos leva, na confiança em temas que na palhaçaria refletem a natureza humana.

Além dos programas e cursos, há encontros temáticos com filósofos, especialistas em temas relevantes à atualidade e atividades com outras formas artísticas como assistir a filmes, a espetáculos e idas a museus.

Em breve divulgaremos a programação da Escola para o ano de 2021.





Programa de Formação de Palhaço para Jovens

Criado há 14 anos, o programa oferece gratuitamente formação artística profissionalizante para jovens de 17 a 23 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, com foco na autonomia de criação e inserção no mercado de trabalho artístico.

Saiba mais

Palhaço Interventor

O curso se destina aos profissionais da arte do palhaço interessados em ressignificar o próprio trabalho nas frentes em que atuam. “O Palhaço Interventor” não é um curso para formação de palhaço em hospital, ainda que isto seja a natureza do Doutores da Alegria. O hospital é apenas mais um palco de atuação, reflexo de uma comunidade, e assim oferece uma grande oportunidade para o artista afinar seu olhar e escuta, investigar sobre a linguagem e suas escolhas artísticas.

Saiba mais

Formação Básica do Palhaço

O curso é uma iniciação à linguagem da máscara, explorando territórios de criação a partir do jogo cênico e sua poética. Tem por base a observação do real, a experiência, o cotidiano e a fabulação para alimento de uma reformulação do mundo; a transposição cênica, através da linguagem do palhaço.

Saiba mais