Nossa História
Doutores da Alegria coleciona histórias divertidas e emocionantes nos mais de 30 anos de atuação. São momentos marcados por encontros que compartilham a arte do palhaço e perpetuam dentro e fora dos hospitais.
Linha do tempo
Navegue pela linha do tempo e conheça as nossas memórias.
Suspensão temporária de atividades
Pela primeira vez em 33 anos, a organização precisou suspender as atividades dentro e fora dos hospitais pela baixa arrecadação de recursos oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas. Período marca mudanças estruturais significativas para Doutores da Alegria.
Promotores de direitos humanos
Doutores da Alegria foi reconhecida como entidade Promotora de Direitos Humanos pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, a certificação visa estimular e fomentar as entidades que se dedicam à promoção dos Direitos Humanos.
Expansão de atividades em São Paulo
Doutores da Alegria iniciou o programa de visitas a crianças no primeiro hospital fora da capital paulista, no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos. Localizado no município que leva o mesmo nome da unidade de saúde, a parceria marcou a expansão do programa no estado desde os inícios das atividades, em 1991.
Homenagem no Recife
O coordenador artístico recifense, junto com o elenco local, recebeu uma honraria no plenário da Câmara Municipal do Recife “pelo importante serviço prestado ao Circo pernambucano, notadamente, pelo excepcional trabalho integrando arte e saúde”.
Nova Diretoria Estatutária
Eleitos pelos membros da associação de Doutores da Alegria, uma nova composição da diretoria estatutária foi formada para zelar e fortalecer a tarefa institucional, os valores e a sustentabilidade da organização. Os cargos de direção artística e de formação foram ocupados após mais de dois anos sem ninguém na posição.
Mudança de sede em SP
Após décadas ocupando uma casinha em Pinheiros, Doutores da Alegria precisou entregar o imóvel e partir em busca de outro espaço para alocar as atividades lúdico-administrativas. Depois de muita procura, a organização conseguiu se estabelecer em um antigo prédio tombado na região central da capital paulista.
Jovens Recifenses na Palhaçaria
Pela primeira vez em 20 anos, a unidade Recife de Doutores abriu cursos para estudos sobre a palhaçaria pela Escola Doutores da Alegria dedicadas a jovens em situação de vulnerabilidade social. O primeiro deles, inspirados no PFPJ, de SP, foi o Jovens Brincantes - Iniciação à Palhaçaria, voltado para experimentação da prática artística.
Doutores da Alegria na Shimano Fest
Doutores da Alegria marcou presença no maior festival dedicado aos amantes de bicicleta no Brasil. A organização estruturou um stand para que as pessoas presentes pudessem vivenciar a experiência de Doutores da Alegria, aproximando o público das atividades que acontecem nos hospitais. O elenco também se apresentou no evento com a Banda Doutores da Alegria e uma apresentação de Conta Causos.
Fórum pelos direitos das crianças
Em encontros presenciais inéditos, Doutores da Alegria reuniu diferentes especialistas para dialogar e promover reflexão sobre cultura, infâncias, políticas públicas e o direito ao brincar. O evento foi aberto à sociedade civil.
Programa de palhaços em hospital do Rio
após um hiato de 14 anos, o programa de visita de palhaços voltou ao Rio de Janeiro com um trio de besteirologistas - sendo um deles uma pessoa portadora de deficiência física - no Hospital Getulinho, em Niterói.
Espetáculo O Médico é o Monstro?
o espetáculo retornou aos palcos depois de dois anos para uma temporada que aconteceu entre 17 de setembro e 23 de outubro.
Plateias no Palco
Em novembro, aconteceu o Plateias Hospitalares no Palco, que reuniu dois dos grupos selecionados pelo programa para uma apresentação especial no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro.
Podcast - O Palhaço: O Que É?
a 2ª temporada do programa virou videocast:além dos áudios, os episódios também contaram com vídeos sobre o Bufão, Commedia Dell’Arte, Cultura Popular, Circo, Artistas na Rua e Palhaço no Hospital.
Seleção novos artistas
a organização realizou edital de convocação para compor o elenco substituto nos hospitais de São Paulo, dentro das ações afirmativas internas. Foram contratado 9 artistas negros, com representantes LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.
Livro Coletânea Conta Causos (Recife)
As histórias reais dos encontros entre palhaços e crianças hospitalizadas foram transformadas em contos, publicados no livro “Coletânea Conta Causos – Volume 1”, produzido pelo elenco pernambucano de Doutores da Alegria.
São Joãozinho
Conseguimos retomar rodas temáticas presenciais nos hospitais após dois anos. O nosso São Joãozinho aconteceu em todos os hospitais parceiros de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.
Conta Causos presenciais
Os espetáculos Conta Causos também retornaram aos palcos de São Paulo.
Banda Doutores da Alegria
Conseguimos voltar aos palcos de um teatro após dois anos afastados. Estreamos em curta temporada, em março, no Teatro Morumbi Shopping com a Banda Doutores da Alegria.
Retomada aos hospitais
O ano iniciou com todos os hospitais de São Paulo e do Recife recebendo as visitas presenciais das duplas de palhaços, com direito a uma pequena ação de carnaval, em fevereiro, respeitando todos os protocolos de segurança. O ano iniciou com todos os hospitais de São Paulo e do Recife recebendo as visitas presenciais das duplas de palhaços, com direito a uma pequena ação de carnaval, em fevereiro, respeitando todos os protocolos de segurança.
Podcast
Doutores da Alegria entrou no mundo dos podcasts com a primeira temporada de “O palhaço: o que é?”, com três episódios: “Qual a relevância do palhaço nos dias de hoje?”, “Como surge a voz do palhaço?” e “O palhaço chora?”.
II Festival Miolo Mole
A 2a edição do evento virtual aconteceu em uma live que durou 4 horas e contou com atrações como Banda Doutores da Alegria, Beatles para Crianças, Pequeno Cidadão e Teatro Popular Solano Trindade.
Temporada virtual do “Aquele Momento Em Que...”
O espetáculo “Aquele Momento Em Que...” circulou nas redes sociais de teatros municipais no formato digital.
Celebração 30 anos
Em setembro, comemoramos 30 anos de atuação com diversas ações para marcar a data: edição virtual do Conta Causos, o documentário “O ano em que a Terra parou”, sobre nossas ações na pandemia, e o balanço 2020 - todos com selos de aniversário.
Retomada aos hospitais no modelo híbrido
Em agosto, nossos artistas começaram a retornar aos hospitais. Suzana Aragão, do elenco de São Paulo, foi a primeira palhaça a regressar, carregando sua dupla no tablet pelo hospital Itaci.
Atendimentos virtuais
As duplas de palhaços passaram a interagir de forma online com as crianças por meio de tablets, conduzidos por profissionais de saúde, em todos os hospitais atendidos de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, os artistas do Projeto Plateias Hospitalares também se apresentaram de forma remota pelo Plateias Convida, através das redes dos hospitais.
Série de vídeos Delivery Besteirológico estreia nos canais da organização como resposta à pandemia do novo coronavírus, que distanciou os artistas dos hospitais temporariamente
Doutores da Alegria é homenageada pela Escola de Samba Dragões da Real, com o enredo “A Revolução do Riso: A Arte de Subverter O Mundo Pelo Divino Poder da Alegria”, no Sambódromo do Anhembi (SP) Adaptações dos projetos para o digital: lives semanais, webséries e ciclo de palestras virtual entram na agenda da organização, ampliando o acesso ao público O Festival Miolo Mole, que seria oferecido à cidade de São Paulo em 2020, foi adaptado para o formato digital, em live com sete horas de duração e atividades dedicadas à toda a família
Entrada do projeto Plateias Hospitalares no Instituto Nacional de Cardiologia (RJ)
Mostra Plateias Hospitalares celebra dez anos de atuação no Rio de Janeiro com atrações especiais no Sesc Tijuca Plantão Besteirológico: Hospitais públicos começam a receber intervenções artísticas de palhaços pela internet, com uso de tablets e apoio de profissionais de saúde 6ª. edição do Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospitais acontece de maneira virtual Lançamento do quinto volume da série Boca Larga, em edição virtual e gratuita, com textos sobre os impactos do coronavírus na organização
Comemoração de 15 anos da Unidade Recife com a exposição fotográfica A máscara do palhaço inserida no ambiente hospitalar
Início da atuação na ala adulta (Clínica Médica) do Hospital Universitário da USP (SP) Seleção de sete novos palhaços para os elencos de São Paulo e Recife Quinta edição do Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospitais, em São Paulo Avaliação do impacto social do Programa de Formação de Palhaço para Jovens realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS)
Bloco carnavalesco
Lançamento do bloco carnavalesco Riso Frouxo em hospitais de São Paulo
Alteração do estatuto da associação, tendo em vista o novo marco regulatório do Terceiro Setor e lançamento da nova Tarefa institucional
Nova diretoria estatutária é eleita por assembleia, com novos associados Início do trabalho no Hospital M’Boi Mirim (SP) Primeira edição do Bobociclismo em São Paulo Comemoração de 25 anos da organização
Segunda edição do Bobociclismo
Realização de apresentações de grupos do Plateias Hospitalares em parques municipais do Rio de Janeiro – Madureira e Ruínas Entrada do projeto Plateias Hospitalares no Hospital Municipal da Piedade (RJ)
3º. edição do Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospitais
Primeira edição do Bobociclismo, passeio ciclístico em comemoração ao Dia Estadual dos Doutores da Alegria em Recife
Realização do Summit Internacional, encontro com grupos internacionais de palhaços para discussão de caminhos de futuro
Decretada a lei estadual do Dia dos Doutores da Alegria, em 28 de setembro, para os estados de São Paulo e Pernambuco Estreia do espetáculo O Homem que Fala, em São Paulo
A associação recebe o Prêmio Cultura e Saúde, iniciativa conjunta dos Ministérios da Saúde e da Cultura
Participação do processo de planejamento de ganho de escala – Ashoka/ McKinsey 2º. edição do Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospitais Conquista do Certificado de Assistência Social Desligamento da unidade de Belo Horizonte, que passa por processo de incubação e se torna Instituto HaHaHa
Doutores da Alegria é novamente reconhecida pelo Prêmio Cultura e Saúde
Realização da Conferência de Busca de Futuro para discutir os rumos da organização após os 21 anos
1º. edição do Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospitais, iniciativa do programa Palhaços em Rede
Estreia do espetáculo Palhaços em Conserto, em Recife Terceira edição do “Que Palhaçada é Essa?”
Inauguração da Escola Doutores da Alegria
Apresentação da Roda Artística pela primeira vez em teatro, em São Paulo Início da temporada do espetáculo Senhor Dodói em São Paulo Início no Instituto Materno Infantil Fernando Figueira (PE) Primeira avaliação de impacto social com o Instituto Fonte Doutores da Alegria faz parceria com Las Cabaças para projeto na Amazônia Inauguração do Espaço Cultural Doutores da Alegria em São Paulo
Lançamento do programaPalhaços em Rede
Expansão para Belo Horizonte (MG) O Bloco do Miolinho Mole é criado para circular nos hospitais de Recife durante o carnaval Revisão estratégica da missão, ampliando o trabalho para além dos hospitais por meio de formação, publicações e criações artísticas Início nos hospitais Hospital Universitário da FMUSP (SP) e Hospital dos Servidores do Estado (RJ) Conquista da certificação COMAS Segunda edição do “Que Palhaçada é Essa?”, no SESC Pompeia (SP)
Espetáculo Vamos Brincarde Médico,primeira transposição do trabalho no hospital para o palco e ganhador de prêmio APCA e Coca-Cola FEMSA
Primeira apresentação da Roda Artística, hoje chamada Roda Besteirológica em São Paulo, em ambiente hospitalar Estreia do espetáculo Dramalhaço Lançamento da Rádio Para-choque, parceria com a rádio Eldorado e ganhador de Prêmio APCA Início nos hospitais: Hospital Geral de Bonsucesso e Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ (RJ), Hospital Oswaldo Cruz (PE) Seleção de palhaços para o elenco
Lançamento do Documentário “Doutores da Alegria: O Filme” nos cinemas e no canal Discovery Health em São Paulo
Início do trabalho no Hospital do Grajaú (SP) e no Hospital do Campo Limpo (SP) Doutores da Alegria se torna Ponto de Cultura Estreia do espetáculo Poemas Esparadrápicos, no Recife Estreia do espetáculo Inventário, primeiro espetáculo no Rio de Janeiro Primeiro “Que Palhaçada é Essa?” no SESC Vila Mariana, SP Lançamento da 1ª edição do caderno Boca Larga, dedicado a temas do universo clown
Primeiro desfile do bloco carnavalescoMiolo Moleno Recife
Início do trabalho nos hospitais: Instituto de Tratamento da Criança com Câncer – Itaci (SP), Hospital Barão de Lucena (PE) e Hospital das Clínicas da UFPE (PE) Primeiras certificações de utilidade pública: federal, estadual e CMDCA Criação do Programa de Formação de Palhaço Para Jovens em parceria com a Prefeitura de SP – Bolsa Trabalho
Expansão paraRecife (PE)
Lançamento do livro “Boas Misturas: a ética da alegria no contexto hospitalar”, de Morgana Masetti Início do trabalho no Hospital Santa Marcelina (SP) e no Hospital da Restauração (PE)
Espetáculo Doutores da Alegria
Apresentação do espetáculo Congresso de Besteirologiae primeiro documento de humanização no contexto hospitalar
Formação para profissionais de saúde do Hospital da Criança (SP)
Entrada no Hospital Cândido Fontoura (SP) Prêmio Ashoka – McKinsey de ideias inovadoras em captação de recursos
Publicação do livro Soluções de Palhaços – Transformações na Realidade Hospitalar, de Morgana Masetti, primeira pesquisa sobre impacto social do trabalho nos hospitais
A associação recebe o Prêmio Habitat da ONU (Melhores Práticas) Inauguração do Centro de Estudos de Arte e Ciência, mais tarde rebatizado de Núcleo de Formação e Pesquisa Primeiro processo de expansão: Rio de Janeiro (RJ) e Campinas (SP) Entrada nos hospitais: Centro Infantil Boldrini (Campinas) e Hospital Municipal Jesus (RJ) e Instituto IPPMG Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da UFRJ (RJ) Primeira oficina “O hospital pelos olhos do palhaço” no ICR Parceria com Ministério da Saúde (até 2002) para programa de formação de profissionais de saúde
Prêmios 1997
Doutores da Alegria recebe o Prêmio Criança da Fundação Abrinq
Entrada no Hospital do Câncer e no Hospital do Mandaqui (SP)
Realização da primeira Palhestra em empresas para compartilhar com o público as experiências vividas nos hospitais Os palhaços apresentam pela primeira vez o espetáculo Midnight Clowns no Teatro Aliança Francesa, em São Paulo
PRIMEIRO INTERCÂMBIO COM MICHAEL CHRISTENSEN NO BRASIL
Início do trabalho nos hospitais Albert Einstein e Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (SP)
Início do trabalho no Hospital Emilio Ribas (SP)
Fundação da Associação Doutores da Alegria
Entrada nos hospitais: Nossa Senhora de Lourdes, Santa Casa, Hospital Brasil (SP)
Primeira seleção de elenco: novo palco para o palhaço
INÍCIO DOS TRABALHOS EM HOSPITAIS
INÍCIO DOS TRABALHOS EM HOSPITAIS
Entrada nos hospitais: Nossa Senhora de Lourdes, Santa Casa, Hospital Brasil (SP)
Primeira seleção de elenco: novo palco para o palhaço
Início do trabalho no Hospital Emilio Ribas (SP)
Fundação da Associação Doutores da Alegria
PRIMEIRO INTERCÂMBIO COM MICHAEL CHRISTENSEN NO BRASIL
Início do trabalho nos hospitais Albert Einstein e Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (SP)
Entrada no Hospital do Câncer e no Hospital do Mandaqui (SP)
Realização da primeira Palhestra em empresas para compartilhar com o público as experiências vividas nos hospitais Os palhaços apresentam pela primeira vez o espetáculo Midnight Clowns no Teatro Aliança Francesa, em São Paulo
Prêmios 1997
Doutores da Alegria recebe o Prêmio Criança da Fundação Abrinq
Publicação do livro Soluções de Palhaços – Transformações na Realidade Hospitalar, de Morgana Masetti, primeira pesquisa sobre impacto social do trabalho nos hospitais
A associação recebe o Prêmio Habitat da ONU (Melhores Práticas) Inauguração do Centro de Estudos de Arte e Ciência, mais tarde rebatizado de Núcleo de Formação e Pesquisa Primeiro processo de expansão: Rio de Janeiro (RJ) e Campinas (SP) Entrada nos hospitais: Centro Infantil Boldrini (Campinas) e Hospital Municipal Jesus (RJ) e Instituto IPPMG Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da UFRJ (RJ) Primeira oficina “O hospital pelos olhos do palhaço” no ICR Parceria com Ministério da Saúde (até 2002) para programa de formação de profissionais de saúde
Formação para profissionais de saúde do Hospital da Criança (SP)
Entrada no Hospital Cândido Fontoura (SP) Prêmio Ashoka – McKinsey de ideias inovadoras em captação de recursos
Espetáculo Doutores da Alegria
Apresentação do espetáculo Congresso de Besteirologiae primeiro documento de humanização no contexto hospitalar
Expansão paraRecife (PE)
Lançamento do livro “Boas Misturas: a ética da alegria no contexto hospitalar”, de Morgana Masetti Início do trabalho no Hospital Santa Marcelina (SP) e no Hospital da Restauração (PE)
Primeiro desfile do bloco carnavalescoMiolo Moleno Recife
Início do trabalho nos hospitais: Instituto de Tratamento da Criança com Câncer – Itaci (SP), Hospital Barão de Lucena (PE) e Hospital das Clínicas da UFPE (PE) Primeiras certificações de utilidade pública: federal, estadual e CMDCA Criação do Programa de Formação de Palhaço Para Jovens em parceria com a Prefeitura de SP – Bolsa Trabalho
Lançamento do Documentário “Doutores da Alegria: O Filme” nos cinemas e no canal Discovery Health em São Paulo
Início do trabalho no Hospital do Grajaú (SP) e no Hospital do Campo Limpo (SP) Doutores da Alegria se torna Ponto de Cultura Estreia do espetáculo Poemas Esparadrápicos, no Recife Estreia do espetáculo Inventário, primeiro espetáculo no Rio de Janeiro Primeiro “Que Palhaçada é Essa?” no SESC Vila Mariana, SP Lançamento da 1ª edição do caderno Boca Larga, dedicado a temas do universo clown
Espetáculo Vamos Brincarde Médico,primeira transposição do trabalho no hospital para o palco e ganhador de prêmio APCA e Coca-Cola FEMSA
Primeira apresentação da Roda Artística, hoje chamada Roda Besteirológica em São Paulo, em ambiente hospitalar Estreia do espetáculo Dramalhaço Lançamento da Rádio Para-choque, parceria com a rádio Eldorado e ganhador de Prêmio APCA Início nos hospitais: Hospital Geral de Bonsucesso e Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ (RJ), Hospital Oswaldo Cruz (PE) Seleção de palhaços para o elenco
Lançamento do programaPalhaços em Rede
Expansão para Belo Horizonte (MG) O Bloco do Miolinho Mole é criado para circular nos hospitais de Recife durante o carnaval Revisão estratégica da missão, ampliando o trabalho para além dos hospitais por meio de formação, publicações e criações artísticas Início nos hospitais Hospital Universitário da FMUSP (SP) e Hospital dos Servidores do Estado (RJ) Conquista da certificação COMAS Segunda edição do “Que Palhaçada é Essa?”, no SESC Pompeia (SP)
Inauguração da Escola Doutores da Alegria
Apresentação da Roda Artística pela primeira vez em teatro, em São Paulo Início da temporada do espetáculo Senhor Dodói em São Paulo Início no Instituto Materno Infantil Fernando Figueira (PE) Primeira avaliação de impacto social com o Instituto Fonte Doutores da Alegria faz parceria com Las Cabaças para projeto na Amazônia Inauguração do Espaço Cultural Doutores da Alegria em São Paulo
1º. edição do Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospitais, iniciativa do programa Palhaços em Rede
Estreia do espetáculo Palhaços em Conserto, em Recife Terceira edição do “Que Palhaçada é Essa?”
Doutores da Alegria é novamente reconhecida pelo Prêmio Cultura e Saúde
Realização da Conferência de Busca de Futuro para discutir os rumos da organização após os 21 anos
A associação recebe o Prêmio Cultura e Saúde, iniciativa conjunta dos Ministérios da Saúde e da Cultura
Participação do processo de planejamento de ganho de escala – Ashoka/ McKinsey 2º. edição do Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospitais Conquista do Certificado de Assistência Social Desligamento da unidade de Belo Horizonte, que passa por processo de incubação e se torna Instituto HaHaHa
Realização do Summit Internacional, encontro com grupos internacionais de palhaços para discussão de caminhos de futuro
Decretada a lei estadual do Dia dos Doutores da Alegria, em 28 de setembro, para os estados de São Paulo e Pernambuco Estreia do espetáculo O Homem que Fala, em São Paulo
3º. edição do Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospitais
Primeira edição do Bobociclismo, passeio ciclístico em comemoração ao Dia Estadual dos Doutores da Alegria em Recife
Segunda edição do Bobociclismo
Realização de apresentações de grupos do Plateias Hospitalares em parques municipais do Rio de Janeiro – Madureira e Ruínas Entrada do projeto Plateias Hospitalares no Hospital Municipal da Piedade (RJ)
Alteração do estatuto da associação, tendo em vista o novo marco regulatório do Terceiro Setor e lançamento da nova Tarefa institucional
Nova diretoria estatutária é eleita por assembleia, com novos associados Início do trabalho no Hospital M’Boi Mirim (SP) Primeira edição do Bobociclismo em São Paulo Comemoração de 25 anos da organização
Bloco carnavalesco
Lançamento do bloco carnavalesco Riso Frouxo em hospitais de São Paulo
Comemoração de 15 anos da Unidade Recife com a exposição fotográfica A máscara do palhaço inserida no ambiente hospitalar
Início da atuação na ala adulta (Clínica Médica) do Hospital Universitário da USP (SP) Seleção de sete novos palhaços para os elencos de São Paulo e Recife Quinta edição do Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospitais, em São Paulo Avaliação do impacto social do Programa de Formação de Palhaço para Jovens realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS)
Entrada do projeto Plateias Hospitalares no Instituto Nacional de Cardiologia (RJ)
Mostra Plateias Hospitalares celebra dez anos de atuação no Rio de Janeiro com atrações especiais no Sesc Tijuca Plantão Besteirológico: Hospitais públicos começam a receber intervenções artísticas de palhaços pela internet, com uso de tablets e apoio de profissionais de saúde 6ª. edição do Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospitais acontece de maneira virtual Lançamento do quinto volume da série Boca Larga, em edição virtual e gratuita, com textos sobre os impactos do coronavírus na organização
Série de vídeos Delivery Besteirológico estreia nos canais da organização como resposta à pandemia do novo coronavírus, que distanciou os artistas dos hospitais temporariamente
Doutores da Alegria é homenageada pela Escola de Samba Dragões da Real, com o enredo “A Revolução do Riso: A Arte de Subverter O Mundo Pelo Divino Poder da Alegria”, no Sambódromo do Anhembi (SP) Adaptações dos projetos para o digital: lives semanais, webséries e ciclo de palestras virtual entram na agenda da organização, ampliando o acesso ao público O Festival Miolo Mole, que seria oferecido à cidade de São Paulo em 2020, foi adaptado para o formato digital, em live com sete horas de duração e atividades dedicadas à toda a família
Atendimentos virtuais
As duplas de palhaços passaram a interagir de forma online com as crianças por meio de tablets, conduzidos por profissionais de saúde, em todos os hospitais atendidos de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, os artistas do Projeto Plateias Hospitalares também se apresentaram de forma remota pelo Plateias Convida, através das redes dos hospitais.
Retomada aos hospitais no modelo híbrido
Em agosto, nossos artistas começaram a retornar aos hospitais. Suzana Aragão, do elenco de São Paulo, foi a primeira palhaça a regressar, carregando sua dupla no tablet pelo hospital Itaci.
Celebração 30 anos
Em setembro, comemoramos 30 anos de atuação com diversas ações para marcar a data: edição virtual do Conta Causos, o documentário “O ano em que a Terra parou”, sobre nossas ações na pandemia, e o balanço 2020 - todos com selos de aniversário.
Temporada virtual do “Aquele Momento Em Que...”
O espetáculo “Aquele Momento Em Que...” circulou nas redes sociais de teatros municipais no formato digital.
II Festival Miolo Mole
A 2a edição do evento virtual aconteceu em uma live que durou 4 horas e contou com atrações como Banda Doutores da Alegria, Beatles para Crianças, Pequeno Cidadão e Teatro Popular Solano Trindade.
Podcast
Doutores da Alegria entrou no mundo dos podcasts com a primeira temporada de “O palhaço: o que é?”, com três episódios: “Qual a relevância do palhaço nos dias de hoje?”, “Como surge a voz do palhaço?” e “O palhaço chora?”.
Retomada aos hospitais
O ano iniciou com todos os hospitais de São Paulo e do Recife recebendo as visitas presenciais das duplas de palhaços, com direito a uma pequena ação de carnaval, em fevereiro, respeitando todos os protocolos de segurança. O ano iniciou com todos os hospitais de São Paulo e do Recife recebendo as visitas presenciais das duplas de palhaços, com direito a uma pequena ação de carnaval, em fevereiro, respeitando todos os protocolos de segurança.
Banda Doutores da Alegria
Conseguimos voltar aos palcos de um teatro após dois anos afastados. Estreamos em curta temporada, em março, no Teatro Morumbi Shopping com a Banda Doutores da Alegria.
Conta Causos presenciais
Os espetáculos Conta Causos também retornaram aos palcos de São Paulo.
São Joãozinho
Conseguimos retomar rodas temáticas presenciais nos hospitais após dois anos. O nosso São Joãozinho aconteceu em todos os hospitais parceiros de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.
Livro Coletânea Conta Causos (Recife)
As histórias reais dos encontros entre palhaços e crianças hospitalizadas foram transformadas em contos, publicados no livro “Coletânea Conta Causos – Volume 1”, produzido pelo elenco pernambucano de Doutores da Alegria.
Seleção novos artistas
a organização realizou edital de convocação para compor o elenco substituto nos hospitais de São Paulo, dentro das ações afirmativas internas. Foram contratado 9 artistas negros, com representantes LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.
Podcast - O Palhaço: O Que É?
a 2ª temporada do programa virou videocast:além dos áudios, os episódios também contaram com vídeos sobre o Bufão, Commedia Dell’Arte, Cultura Popular, Circo, Artistas na Rua e Palhaço no Hospital.
Plateias no Palco
Em novembro, aconteceu o Plateias Hospitalares no Palco, que reuniu dois dos grupos selecionados pelo programa para uma apresentação especial no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro.
Espetáculo O Médico é o Monstro?
o espetáculo retornou aos palcos depois de dois anos para uma temporada que aconteceu entre 17 de setembro e 23 de outubro.
Programa de palhaços em hospital do Rio
após um hiato de 14 anos, o programa de visita de palhaços voltou ao Rio de Janeiro com um trio de besteirologistas - sendo um deles uma pessoa portadora de deficiência física - no Hospital Getulinho, em Niterói.
Fórum pelos direitos das crianças
Em encontros presenciais inéditos, Doutores da Alegria reuniu diferentes especialistas para dialogar e promover reflexão sobre cultura, infâncias, políticas públicas e o direito ao brincar. O evento foi aberto à sociedade civil.
Doutores da Alegria na Shimano Fest
Doutores da Alegria marcou presença no maior festival dedicado aos amantes de bicicleta no Brasil. A organização estruturou um stand para que as pessoas presentes pudessem vivenciar a experiência de Doutores da Alegria, aproximando o público das atividades que acontecem nos hospitais. O elenco também se apresentou no evento com a Banda Doutores da Alegria e uma apresentação de Conta Causos.
Jovens Recifenses na Palhaçaria
Pela primeira vez em 20 anos, a unidade Recife de Doutores abriu cursos para estudos sobre a palhaçaria pela Escola Doutores da Alegria dedicadas a jovens em situação de vulnerabilidade social. O primeiro deles, inspirados no PFPJ, de SP, foi o Jovens Brincantes - Iniciação à Palhaçaria, voltado para experimentação da prática artística.
Mudança de sede em SP
Após décadas ocupando uma casinha em Pinheiros, Doutores da Alegria precisou entregar o imóvel e partir em busca de outro espaço para alocar as atividades lúdico-administrativas. Depois de muita procura, a organização conseguiu se estabelecer em um antigo prédio tombado na região central da capital paulista.
Nova Diretoria Estatutária
Eleitos pelos membros da associação de Doutores da Alegria, uma nova composição da diretoria estatutária foi formada para zelar e fortalecer a tarefa institucional, os valores e a sustentabilidade da organização. Os cargos de direção artística e de formação foram ocupados após mais de dois anos sem ninguém na posição.
Homenagem no Recife
O coordenador artístico recifense, junto com o elenco local, recebeu uma honraria no plenário da Câmara Municipal do Recife “pelo importante serviço prestado ao Circo pernambucano, notadamente, pelo excepcional trabalho integrando arte e saúde”.
Expansão de atividades em São Paulo
Doutores da Alegria iniciou o programa de visitas a crianças no primeiro hospital fora da capital paulista, no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos. Localizado no município que leva o mesmo nome da unidade de saúde, a parceria marcou a expansão do programa no estado desde os inícios das atividades, em 1991.
Promotores de direitos humanos
Doutores da Alegria foi reconhecida como entidade Promotora de Direitos Humanos pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, a certificação visa estimular e fomentar as entidades que se dedicam à promoção dos Direitos Humanos.
Suspensão temporária de atividades
Pela primeira vez em 33 anos, a organização precisou suspender as atividades dentro e fora dos hospitais pela baixa arrecadação de recursos oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas. Período marca mudanças estruturais significativas para Doutores da Alegria.