. Escola Doutores da Alegria debate branquitude e privilégios raciais – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Escola Doutores da Alegria debate branquitude e privilégios raciais

24 de novembro de 2021
Tempo de leitura: 1 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 0
Compartilhar 0

A próxima edição dos Encontros Culturais, promovido pela Escola Doutores da Alegria, vai debater o tema “Branquitude e os privilégios raciais na educação e na arte”. A conversa será na próxima terça-feira, 30 de novembro, às 19h30, ao vivo, no canal do YouTube dos Doutores da Alegria e no YouTube.

O diretor artístico da associação, Ronaldo Aguiar, recebe o professor e pesquisador Cleber Teixeira Leão, do Rio Grande do Sul.

A proposta é entender como privilégios são reproduzidos pela escola desde os primeiros anos das crianças e nas representações artísticas, discutindo como o racismo se estrutura no país em diversas camadas.

Cleber Teixeira, graduado em História pela Universidade Luterana do Brasil, é mestre em Ensino de História pela UFRGS e professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul desde 2010. O professor atua ainda com os egressos do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) no grupo de pesquisa A Aula Inacabada: democracia, utopia e Ensino de História, coordenado pela professora Caroline Pacievitch (UFRGS).

Além disso, escreveu o capítulo “Branquitude, Ensino de História e Educação das Relações Étnico-raciais: um estudo com turmas do Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul”, no livro Ensino de História: diferenças e desigualdades, da coleção (In)Docências, publicado pela Editora Oikos (2021).

Os encontros culturais contam com tradução em libras e quem estiver acompanhando também pode fazer perguntas pelo chat.

Serviço:

Encontros Culturais

Tema: Branquitude e os privilégios raciais na educação e na arte

Convidado: Cleber Teixeira

Quando: terça-feira, 30 de novembro, às 19h30

Onde: Transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook dos Doutores da Alegria​



Categorias


Lá do arquivo

Deixe um comentário

avatar
  Receber notificação  
Notificação de
Existe 0 Comentário.