.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
A próxima edição dos Encontros Culturais, promovido pela Escola Doutores da Alegria, vai debater o tema “Branquitude e os privilégios raciais na educação e na arte”. A conversa será na próxima terça-feira, 30 de novembro, às 19h30, ao vivo, no canal do YouTube dos Doutores da Alegria e no YouTube.
O diretor artístico da associação, Ronaldo Aguiar, recebe o professor e pesquisador Cleber Teixeira Leão, do Rio Grande do Sul.
A proposta é entender como privilégios são reproduzidos pela escola desde os primeiros anos das crianças e nas representações artísticas, discutindo como o racismo se estrutura no país em diversas camadas.
Cleber Teixeira, graduado em História pela Universidade Luterana do Brasil, é mestre em Ensino de História pela UFRGS e professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul desde 2010. O professor atua ainda com os egressos do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) no grupo de pesquisa A Aula Inacabada: democracia, utopia e Ensino de História, coordenado pela professora Caroline Pacievitch (UFRGS).
Além disso, escreveu o capítulo “Branquitude, Ensino de História e Educação das Relações Étnico-raciais: um estudo com turmas do Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul”, no livro Ensino de História: diferenças e desigualdades, da coleção (In)Docências, publicado pela Editora Oikos (2021).
Os encontros culturais contam com tradução em libras e quem estiver acompanhando também pode fazer perguntas pelo chat.
Serviço:
Encontros Culturais
Tema: Branquitude e os privilégios raciais na educação e na arte
Convidado: Cleber Teixeira
Quando: terça-feira, 30 de novembro, às 19h30
Onde: Transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook dos Doutores da Alegria
arte artístico besteirologista canal dos Doutores no Youtube carnaval ciclo de palestras Conta Causos coronavírus criança cultura Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem hospital live música música palhaço palhaço palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira