. Kel e seus 47 “comossomos” – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Opinião

Kel e seus 47 “comossomos”

11 de junho de 2019
Tempo de leitura: 2 minutos

Luciano Pontes

Ator, palhaço, escritor, ilustrador e contador de histórias. Atua como Dr. Lui na Doutores da Alegria, em Recife, desde 2003.

Comentario 1
Compartilhar 0

Todos os seres humanos são formados por células. Todos nós temos em torno de dez trilhões de células e, dentro delas, estão os cromossomos, que carregam toda a nossa informação genética, como cor dos olhos, formato do nariz, altura e muitas outras. Por isso mesmo, resolvi tirar o “R” que só atrapalha a dicção e batizar essa parte quase invisível de comossomos.

Viu só? Dá até um alívio falar assim.

Pois bem, a maioria de nós carrega 46 desses negocinhos. Algumas pessoas têm um up, uma pitada a mais de amor, e chegam à marca de 47 lindos comossomos. Ouvi falar de características que essas pessoas carregam: uma linha contínua nas mãos, olhos puxados, orelhas pequenas e outras marcas que podem dizer que ali tem comossomos além da conta.

Mas nenhum diagnóstico é preciso para informar as marcas que essas pessoas deixam em nós.

Kel estava no Hospital da Restauração desde a nossa primeira visita neste ano. Sempre disponível para a felicidade, com uma comunicação simples, nos diz sempre: “Vamos lá!”. Ao contrário do que diz para a mãe quando reclama com ela, levantando sua pequena mão e sussurrando um “pare!” bem rápido, como um semáforo que pulou a luz amarela.

Também é da natureza dos donos e donas do 47º portador de características a constante novidade. É como se tudo fosse recém-nascido. Portanto, quando nós entrávamos na enfermaria, era sempre uma novidade para nós e para Kel. Sabe, como se a gente tivesse sido parido naquele instante e ela estivesse ali para nos receber. Em seu mundo particular e com um sorriso estampado no rosto.

E foi na dança que nos encontramos.

Kel sentada, deitada ou de pé solta o corpo e se joga e assim, visita após visita, nos encanta com a sinceridade dos seus sinais. Já vimos a Kel de malas prontas para ir embora e já tivemos a honra de vê-la chegando com um vestido estampado de primavera, confiando em nós pra fazer um ultrassom besteirológico maneiro para que ela pudesse balançar seu corpinho.

A imprevisibilidade é da natureza do nosso trabalho, mas quando nos deparamos com esses novos mundos e suas particularidades, a gente vai chegando, desbravando e amando as descobertas. E eu tenho certeza: a Biologia deve ter uma explicação, deve ter algum estudo que mostre a evolução dos comossomos depois de ver e viver com Kel, porque ninguém sai de perto dela do mesmo jeito que chegou.

Luciano Pontes (Dr. Lui) escreve em colaboração com Ana Flávia (Dra. Nana).

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Luciano Pontes

Ator, palhaço, escritor, ilustrador e contador de histórias. Atua como Dr. Lui na Doutores da Alegria, em Recife, desde 2003.


Postado em:

Histórias de hospital

Tags

biologia, cromosso, DNA, doenças crônicas, genética, síndrome de Down

Receber notificação
Notificação de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
JOCELI BARBOSA
JOCELI BARBOSA
4 a

Muito bom,admiro o trabalho de vcs,encantada por mais uma linda ação de acolhimento ao próximo?

Existe 1 Comentário.