.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
Os alunos do Programa de Formação de Palhaço para Jovens apresentam ao público, em eventos gratuitos em São Paulo, um exercício cênico criado em sala de aula.
As apresentações “A Joia” e “A Simplicidade da Fala” trazem a linguagem da commedia dell’arte, forma de teatro popular que surgiu no século XV, na Itália, em ruas e praças públicas. Os atores seguiam apenas um roteiro simplificado (chamado canovaccio) e tinham total liberdade para improvisar e interagir com o público.
Canovaccio “A Joia”
+ 14 de outubro, sexta, às 18h30 no Espaço Comunitário Quixote (Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 145 – Ipiranga)
+ 19 de outubro, quarta, às 12h30 na Praça Benedito Calixto – Pinheiros
+ 23 de outubro, domingo, às 11h no Galpão dos Doutores da Alegria (Rua Alves Guimarães, 73 – Pinheiros)
Canovaccio “A Simplicidade Da Fala”
+ 16 e 17 de outubro, domingo e segunda, às 11h no Galpão dos Doutores da Alegria (Rua Alves Guimarães, 73 – Pinheiros)
+ 19 de outubro, quarta, às 11h na Praça Benedito Calixto – Pinheiros
Para assistir, basta chegar ao local com antecedência. Excepcionalmente no dia 14 de outubro, é preciso reservar os ingressos pelo telefone (11) 2272-1921.
“A construção de cada personagem passou por um trabalho individual e em grupo. A cada dia, informações e perguntas impulsionavam a pesquisa e a livre experimentação deu suporte para a introdução da parte técnica da linguagem. Muitas etapas foram vencidas nesta experiência, sem a necessidade de uma intervenção professor-aluno, o que proporcionou uma troca mais vertical entre os artistas”, conta Heraldo Firmino, coordenador do programa.
Criado há 12 anos, o programa oferece gratuitamente formação artística profissionalizante para jovens de 17 a 23 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, com foco na autonomia de criação e inserção no mercado de trabalho artístico.
Com metodologia única e abrangente, dividida em uma carga horária de 2000 horas-aula, o programa disponibiliza conhecimentos práticos e teóricos para que os jovens possam implementar projetos sociais e culturais nas comunidades onde moram, promovendo acesso à cultura e transformação social. O processo seletivo é bianual e o curso percorre dois anos e meio, com o oferecimento de uma bolsa-auxílio mensal.
arte artístico besteirologista canal dos Doutores no Youtube carnaval ciclo de palestras Conta Causos coronavírus criança cultura Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem hospital live música música palhaço palhaço palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira