. Jovens artistas se apresentam em eventos gratuitos em SP – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Jovens artistas se apresentam em eventos gratuitos em SP

13 de outubro de 2016
Tempo de leitura: 1 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 0
Compartilhar 0

Commedia DellArte_out 2012 552Os alunos do Programa de Formação de Palhaço para Jovens apresentam ao público, em eventos gratuitos em São Paulo, um exercício cênico criado em sala de aula.

As apresentações “A Joia” e “A Simplicidade da Fala” trazem a linguagem da commedia dell’arte, forma de teatro popular que surgiu no século XV, na Itália, em ruas e praças públicas. Os atores seguiam apenas um roteiro simplificado (chamado canovaccio) e tinham total liberdade para improvisar e interagir com o público.

Canovaccio “A Joia”
+ 14 de outubro, sexta, às 18h30 no Espaço Comunitário Quixote (Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 145 – Ipiranga)

+ 19 de outubro, quarta, às 12h30 na Praça Benedito Calixto – Pinheiros

+ 23 de outubro, domingo, às 11h no Galpão dos Doutores da Alegria (Rua Alves Guimarães, 73 – Pinheiros)

Canovaccio “A Simplicidade Da Fala”
+ 16 e 17 de outubro, domingo e segunda, às 11h no Galpão dos Doutores da Alegria (Rua Alves Guimarães, 73 – Pinheiros)

+ 19 de outubro, quarta, às 11h na Praça Benedito Calixto – Pinheiros

Para assistir, basta chegar ao local com antecedência. Excepcionalmente no dia 14 de outubro, é preciso reservar os ingressos pelo telefone (11) 2272-1921.

 “A construção de cada personagem passou por um trabalho individual e em grupo. A cada dia, informações e perguntas impulsionavam a pesquisa e a livre experimentação deu suporte para a introdução da parte técnica da linguagem. Muitas etapas foram vencidas nesta experiência, sem a necessidade de uma intervenção professor-aluno, o que proporcionou uma troca mais vertical entre os artistas”, conta Heraldo Firmino, coordenador do programa.

Criado há 12 anos, o programa oferece gratuitamente formação artística profissionalizante para jovens de 17 a 23 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, com foco na autonomia de criação e inserção no mercado de trabalho artístico.

Com metodologia única e abrangente, dividida em uma carga horária de 2000 horas-aula, o programa disponibiliza conhecimentos práticos e teóricos para que os jovens possam implementar projetos sociais e culturais nas comunidades onde moram, promovendo acesso à cultura e transformação social. O processo seletivo é bianual e o curso percorre dois anos e meio, com o oferecimento de uma bolsa-auxílio mensal.

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Você também pode gostar

Doutores da Alegria


Postado em:

Tags

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.