. Você conhece os efeitos da presença de Doutores da Alegria nos hospitais? – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Você conhece os efeitos da presença de Doutores da Alegria nos hospitais?

28 de agosto de 2023
Tempo de leitura: 2 minutos

Amanda Louise

Comentario 0
Compartilhar 0

Doutores da Alegria introduziu a arte do palhaço nos hospitais há mais de 30 anos, sendo uma organização pioneira em humanizar o ambiente hospitalar com palhaçaria.

Desde então, a associação vem trabalhando pela democratização do acesso à cultura como um direito fundamental de todos, submergindo os espaços da saúde e dando outro sentido à internação.

Ao longo das décadas de trabalho, a organização produziu conhecimento e estudos nos campos de atuação, principalmente no que tange aos impactos junto aos encontros de palhaços com as crianças e famílias nos hospitais.

São pesquisas qualitativas de avaliações que reforçam a importância do trabalho de Doutores da Alegria nos hospitais, com resultados que ultrapassam as barreiras dos leitos hospitalares.

Primeiras avaliações dos palhaços nos hospitais

A primeira avaliação do impacto do trabalho dos palhaços no hospital foi feita por Morgana Masetti, ainda em 1998, em Soluções de Palhaços – Transformações na Realidade Hospitalar. 

Nessa pesquisa, a palhaça e pesquisadora avaliou a mudança nos quadros de crianças internadas a partir da interação com os Doutores da Alegria nos hospitais, onde ela constatou que há uma mudança positiva na relação da criança com a hospitalização.

Cinco anos depois dessa publicação, Masetti também escreveu sobre como a arte praticada pelos palhaços nos hospitais introduz entre pacientes e profissionais uma ética que considera a alegria um poderoso instrumento para uma vida saudável.

Impactos da atuação de Doutores da Alegria nos hospitais públicos

Entre 2007 e 2008, o Programa de Palhaços em Hospitais foi avaliado em pesquisa realizada em parceria com o Instituto Foco, junto aos profissionais de saúde de hospitais de São Paulo e Rio de Janeiro, à época. 

Os resultados mostraram que os palhaços nos hospitais provocam mudanças significativas entre as crianças, acompanhantes e a própria equipe médica:

  • 96,3 % das crianças demonstraram ficar mais à vontade com o ambiente hospital; 95,4% ficam mais ativas e 89,2% mais colaborativas ao tratamento clínico;
  • cerca de 75% dos profissionais da saúde e 90% dos familiares passam a brincar mais com as crianças ou a buscar outras formas de aproximação.

Com a pesquisa, entendeu-se que Doutores da Alegria nos hospitais contribui nas perspectivas positivas das crianças internadas e seus familiares acompanhantes. 

O que dizem os profissionais da saúde sobre Doutores da Alegria nos hospitais?

A partir das avaliações sobre a atuação da organização no ambiente hospitalar, pode-se compreender a relevância sobre as ações pela perspectiva da equipe médica

Além de apresentar melhor receptividade na alimentação e no tratamento médico, as pesquisas com os profissionais de saúde mostram que as crianças internadas lidam de outra maneira com a internação.

Eles também afirmam que  as visitas dos palhaços contribuem com a confiança das famílias sobre a melhora das crianças, o que também influencia em um clima mais harmônico no hospital.

Como um importante complemento, os profissionais também dizem que a visita dos artistas favorece uma conexão verdadeira e agradável entre equipe e paciente.

Programa Nacional de Humanização do Atendimento Hospitalar

Devido às ações nos hospitais, Doutores da Alegria foi reconhecida como uma prática importante que contribuiu para o entendimento de como melhorar o acolhimento de pacientes.

Esse reconhecimento impulsionou tanto gestores hospitalares como indivíduos e grupos em todo o país a pensarem que a linguagem do palhaço poderia ser aliada para enfrentar os desafios do sistema hospitalar.

Avaliar o impacto e, assim, demonstrar sua utilidade é fundamental para uma organização que é bancada pela sociedade. A avaliação contribui para refletir, aprender e aperfeiçoar o trabalho e melhorar os resultados.

 

Amanda Louise e Luci Ayala

5
1
vote
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.