. Como é o trabalho do palhaço no hospital? – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Como é o trabalho do palhaço no hospital?

30 de novembro de 2022
Tempo de leitura: 2 minutos

Pollyanna Diniz

Comentario 0
Compartilhar 0

O podcast O Palhaço: O Que É?, realizado pela Escola Doutores da Alegria, chega ao final da 2ª temporada com um episódio especial: Palhaço em Hospital.

Os convidados dessa conversa são todos integrantes do elenco da associação Doutores da Alegria: Suzana Aragão, atriz, palhaça, diretora e professora, conhecida nos hospitais como Dra. Tutty Bolot’s; Marcio Douglas, ator, diretor e arte-educador e Dr. Mané Pereira; e Angelo Brandini, ator, palhaço, diretor e Dr. Zorinho nos corredores do hospital. Quem puxou o bate-papo foi Raul Figueiredo, ator e palhaço, artista formador da Escola Doutores da Alegria e Dr. Zapatta Lambada.

As motivações para se tornar um palhaço em hospital e as especificidades desse trabalho marcaram a conversa. Angelo Brandini, por exemplo, entrou para o elenco dos Doutores da Alegria em 1994. Formado pela Escola de Arte Dramática da USP, a princípio ele não entendia como o palhaço poderia se inserir no ambiente do hospital, um local desconhecido para ele. “Eu nunca tinha entrado no hospital! Nem para nascer! Eu nasci em casa!”, conta. Quando conheceu mais de perto o trabalho, percebeu o potencial. “Eu pirei, porque aí eu entendi o que era aquilo tudo e entendi também a função do nosso ofício, a função da arte, porque eu via o poder da arte transformando as pessoas, transformando aquele lugar”, lembra.

Marcio Douglas, que está na instituição desde 2004, destacou que Doutores da Alegria viabilizou uma estrutura de trabalho e de treinamento regular. “Isso era inédito dentro da palhaçaria, para quem não era de circo”, conta. Outro ponto significativo do trabalho é a mudança na relação do palhaço com a plateia. “A gente tem no hospital uma criança e ele é o teu grande público daquele dia. E aí, quando volta para o teatro, a quantidade de pessoas não influencia a tua qualidade artística”.

Suzana Aragão está no elenco desde 2018. A experiência com o hospital abriu novas possibilidades artísticas para a palhaça, dando concretude às vulnerabilidades da artista, a partir das vulnerabilidades do ambiente. “O hospital exige uma sutileza, um avança, um recuar, um lidar, achar o que tem ali que pode virar poesia, que pode virar graça”, enumera.

Para ouvir e ver o episódio O Palhaço em Hospital do podcast O Palhaço: O Que É?, é só acessar as principais plataformas de streaming de áudio: Spotify, Deezer, Google Podcasts e o nosso canal do YouTube.

A realização da 2ª temporada do podcast O Palhaço: O Que É? é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Doutores da Alegria.​

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.