. Podcast envereda pela Cultura Popular – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Podcast envereda pela Cultura Popular

9 de novembro de 2022
Tempo de leitura: 1 minutos

Pollyanna Diniz

Comentario 0
Compartilhar 0

No 3º episódio do podcast O Palhaço: O Que É?, realizado pela Escola Doutores da Alegria, a conversa é sobre Cultura Popular- Ritos e Estéticas.

O ator e artista-formador da Escola Doutores da Alegria, Raul Figueiredo, recebeu Vanessa Rosa, artista, palhaça, arte-educadora e “matregestora” do projeto Terreiros do Riso, e Rafael Cristiano, ator e pesquisador, especialmente por meio da dramaturgia, sobre narratividade e temporalidades.

Dois artistas pretos, Vanessa e Rafael contaram como a cultura popular tomou força em suas trajetórias. Rafael, que cresceu no Grajaú, zona sul de São Paulo, falou que a mãe, quando o viu em cena pela primeira vez, lembrou que ela organizava as Festas de Reis com a família.

Vanessa, filha de nordestinos, vinda de uma família afro-indígena, reforçou que cultura é um direito, assim como a alimentação, salientou a importância das políticas públicas, como o Programa Vocacional, da Prefeitura de São Paulo, para que os jovens possam acessar outros modos de produção e de existência, e falou da família.

O que é essa mulher, negra, periférica, fazendo comicidade? E aí eu começo a ouvir a minha família, porque o riso sempre esteve, a alegria sempre foi morada ali na minha casa, mesmo as coisas não estando necessariamente boas para a gente seguir a vida, a alegria sempre foi sustento, movimento. Então por que eu tinha que buscar longe, distante, fora até do Brasil (as referências)?”, questiona.

Além da família, as manifestações negras, como o cavalo-marinho e o reisado, também ajudaram a formar esses dois artistas.

A religião também é fonte criativa. Tanto Vanessa quanto Rafael são do Candomblé Ketu, maior e mais popular “nação” do candomblé. Nesse sentido, Rafael trouxe a figura de Exu, divindade que é “potência criativa, que deixa todo mundo em estado de gestação de algo novo, de algo criativo, de algo por vir”, explica.

Para Vanessa, a perspectiva das culturas negras como múltiplas e outros modos de entendimento sobre a existência, para além do eurocentrado, precisam estar presentes no percurso artístico, inclusive quando falamos sobre comicidades e palhaçaria.

Para ouvir e ver o episódio Cultura Popular – Ritos e Estéticas do podcast O Palhaço: O Que É?, é só acessar as principais plataformas de streaming de áudio: Spotify, Deezer, Google Podcasts e o nosso canal do YouTube.

A realização da 2ª temporada do podcast O Palhaço: O Que É? é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Doutores da Alegria.​​

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.