. O menor palco do mundo: o quarto de hospital – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Opinião

O menor palco do mundo: o quarto de hospital

21 de novembro de 2023
Tempo de leitura: 1 minutos

Fagner Saraiva (Dr. Filipeuto)

Comentario 0
Compartilhar 0

O hospital tem sido uma nova experiência na fase artística. Eu havia entrado em um hospital como palhaço por volta de 2011, quando ainda não era Dr. Filipeuto, a Doutores da Alegria. 

Lembro de ter medo por ser uma experiência com recém-nascidos. Naquela época, veio uma pergunta na minha cabeça: “Como tornar um quarto de hospital em uma sala de espetáculos?”. Foi um dia de uma vivência passageira e intensa.

Dr. Filipeuto iniciou seus trabalhos junto a Doutores da Alegria em 2023, e entrou na pista hospitalar já em época de carnaval – e que bom começar neste mês de foliae e brincadeiras.

Na primeira visita fiquei atento, escutando como se comportavam os palhaços já atuantes na área, foram momentos de entender o jogo e principalmente a dinâmica do hospital. Em seguida vieram os ensaios para a realização do Cortejo de carnaval. 

Tive a oportunidade de jogar com outros palhaços, além da minha dupla da época, e conhecer outras unidades hospitalares. É interessante perceber que, ao longo das visitas e com a acolhida de diferentes duplas, fui perdendo o medo de estar no hospital. 

 Até aqui, tenho entendido que o jogo se estabelece com o paciente e funcionários, a depender do quadro que se encontra cada criança no quarto.

O maior exercício tem sido transformar o macro em micro, é como se o picadeiro fosse uma pequena caixa de fósforo, e o se o riso fosse as faíscas saídas do acendedor, ora com chamas maiores e ora com pequenas fagulhas brilhantes.

Acredito que aquele medo de 2011 não existe mais, o que existe agora é uma curiosidade de ver as fagulhas brilharem nas visitas de besteirologia.

 

 

5
1
vote
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Fagner Saraiva (Dr. Filipeuto)


Postado em:

Histórias de hospital

Tags

artístico, encontros, encontros de hospital, hospital, palhaço, saúde

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.