No dia 09 de novembro, Doutores da Alegria abre as portas da organização para a sociedade civil participar novamente do Fórum pelos Direitos da Criança e do Adolescente: Vulnerabilidade, Arte e Cultura.
Nesse segundo encontro, a associação convida a jornalista e assistente social Rosângela Araújo Almeida, o artista Rodrigo Bueno e a atriz e palhaça Thaïs Ferrara para propor um diálogo reflexivo sobre os eixos norteadores da vulnerabilidade e os direitos básicos de crianças e adolescentes.
A vulnerabilidade é um assunto que está intrinsecamente ligado aos projetos da organização que, entre outras atividades, atua em prol da cultura como direito, leciona de forma gratuita para jovens em situação de vulnerabilidade e risco social e leva a arte do palhaço para crianças e adolescentes internadas em hospitais públicos.
A partir da ação principal, Doutores da Alegria busca ampliar canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido por meio de formação, pesquisa, publicações, manifestações artísticas e encontros junto à sociedade, como o Fórum pelos Direitos da Criança e do Adolescente.
Sob a mediação da diretora de Relações Institucionais da organização, Daiane Barbieri, as pessoas convidadas vão fomentar as discussões de interseções entre vulnerabilidade, arte, cultura, assistência social a partir de suas próprias perspectivas e vivências.
- Rosângela Araújo é assistente Social na Biblioteca Menotti Del Picchia, Zona Norte da capital. Atuou no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e no CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) nos últimos 13 anos.
- Rodrigo Bueno é artista plástico e idealizador do Mata Adentro, um projeto situado em um mocambo no bairro da Lapa, que explora as dinâmicas do espaço através da coleta de resíduos urbanos.
- Thaïs Ferrara é atriz e palhaça, tendo atuado em centros comunitários de Santo André, ministrando oficinas de teatro, jogos e improvisação para moradores locais. Também foi palhaça e formadora de Doutores da Alegria, sendo uma das idealizadoras da Escola da organização.
“A questão da vulnerabilidade é um tema importante para Doutores da Alegria, é o ponto de partida para as práticas artísticas e para os projetos em desenvolvimento. Tais ações surgem também por meio de uma atuação intersetorial entre a cultura, a educação, a saúde, a assistência social e as políticas de garantia de direitos. Estar vulnerável é estar exposto, é preciso olhar com muita delicadeza para as situação e criar ações a partir delas”, explicou Roberta Calza, artista e formadora de Doutores da Alegria.
Esse é o 2º fórum presencial sobre os direitos da criança e do adolescente organizado por Doutores da Alegria.
O primeiro encontro aconteceu em agosto, com as convidadas Gabriela Romeu e Priscila Costa discutindo sobre as diferentes infâncias, importância de equidade e os espaços naturais onde as crianças podem brincar – para além do quintal de casa.
Viabilizado pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), o evento é organizado pela Olga Lembo e Aline Nascimento, assistentes sociais; Roberta Calza, artista formadora e Carolina Kinoshita, Analista de Planejamento Estratégico, além da Daiane Barbieri.
A participação é gratuita e aberta ao público mediante inscrição, realizada através do Sympla – acesse o link de inscrição aqui.
Serviço
Fórum pelos Direitos da Criança e do Adolescente: Vulnerabilidade, Arte e Cultura.
Data: 09/11/2023 (quinta-feira)
Horário: das 9h30 às 12h
Local: Sede de Doutores da Alegria | Rua Alves Guimarães, 73 – Pinheiros, São Paulo/SP
Público: instituições parceiras, organizações que atuam no território de Pinheiros, alunos dos cursos de formação da organização e demais pessoas interessadas no assunto.
Inscrições: online – pelo Sympla – vagas limitadas
Evento gratuito.