A partir desta segunda-feira (1º), Doutores da Alegria passa a contar com uma nova composição da diretoria estatutária para os cargos de direção artística, financeira, de relações institucionais, de formação e diretor-presidente.
Os profissionais que vão ocupar a diretoria foram definidas em votação pelos membros da associação de Doutores da Alegria no final de março, como parte do processo democrático implementado pela organização.
Uma das principais responsabilidades das pessoas que compõem a diretora da organização é zelar pelas suas respectivas áreas, propondo soluções, diálogos e inovação, no intuito de fortalecer a tarefa institucional, os valores e a sustentabilidade de Doutores da Alegria.
Por outro lado, cada pessoa diretora também pode contribuir com os cuidados dos demais setores com discussões que possam fortificar as áreas.
Com duração de dois anos, o mandato da nova diretoria estatutária é válido de abril deste ano até março de 2026, quando devem ocorrer novas eleições.
Quem é quem na nova diretoria estatutária
- Diretor Artístico | David Taiyu: ator e artista premiado, David Taiyu atua em Doutores da Alegria desde 2006, onde dá vida ao palhaço Dr. DaDúvida em São Paulo. Já foi coordenador artístico da organização na capital paulista e, agora, assume o desafio de estar à frente da qualidade das intervenções nos hospitais e demais produções artísticas.
- Diretor de Formação | Luciano Pontes: assim como David, Luciano Pontes também vinha atuando como palhaço em Doutores da Algeria desde 2003, como Dr. Lui, na unidade Recife. Ator, escritor, ilustrador e artista premiado, Luciano vai ocupar uma cadeira que estava vazia há mais de dois anos, tendo contato direto com as diretrizes educacionais e de pesquisa da organização.
- Diretora Financeira | Simone Pimentel: Simone trabalha em Doutores há 18 anos, sendo oito deles como diretora financeira. Reeleita para o novo biênio, ela é responsável pelo equilíbrio financeiro e pela administração dos fluxos orçamentários da associação.
- Diretora de Relações Institucionais | Daiane Carina Barbieri Saes: É responsável por abrir e manter canais de diálogo com o poder público, inscrever, aprovar e cumprir os projetos nas diversas leis de incentivo fiscal que permeiam a organização. Reesponde pela questões jurídicas, inscrições e renovações das certificações da Ong, além de zelar pelas ações de conformidade e compliance. Reeleita pela 4 eleição consecutiva.
- Diretor-presidente | Luis Vieira da Rocha: Desde 2016 é Diretor-Presidente da Associação Doutores da Alegria onde atua, como executivo, desde 2005. Luis também se mantém na cadeira pelos próximos dois anos para administrar a organização, garantindo espaços de interpelação e bom andamento de Doutores da Alegria.
Governança e transparência das escolhas institucionais
Desde 2016, Doutores da Alegria vem implementando e aperfeiçoando a transparência e a democracia nos processos internos da organização.
Nessa época, após quase três anos de debates internos, a organização instaurou objetivos institucionais e definiu equipes com profissionais contratados e diretoria eleita em assembleia para dedicarem-se à tarefa da instituição.
Também foram definidos os métodos participativos para as escolhas dos representantes das decisões, como a eleição de diretoria a cada dois anos realizada em assembleia pelos membros da associação de Doutores da Alegria.
Portanto, entre outros critérios, é preciso:
- ter cinco ou 10 anos de atuação na organização para se associar a Doutores e poder votar nas eleições;
- ter mais de 10 anos de atuação para poder se candidatar a uma das cadeiras da diretoria.
Doutores da Alegria vem se reinventando através de uma tarefa institucional construída coletivamente, com um espaço democrático de escolha da diretoria que proporciona um novo dinamismo para a organização.
Para saber mais sobre o processo de construção de governança da organização, acesse: doutoresdaalegria.org.br/palhacos-no-diva/.