O espetáculo Conta Causos ganha uma versão virtual durante o período de distanciamento social. Ele será apresentado ao vivo nesta sexta-feira, 21 de agosto, à 19h no canal dos Doutores da Alegria no YouTube e na página no Facebook.
O elenco de palhaços, sob direção artística de Ronaldo Aguiar e David Taiyu, narra histórias vivenciadas entre palhaços e crianças nos atendimentos em hospitais. A classificação é livre.
É a primeira vez que artistas de São Paulo e Recife contracenam juntos, ainda que a distância, em uma edição do Conta Causos. Todos os ensaios e a apresentação serão feitos pela internet, uma vez que toda a equipe da associação permanece em quarentena. De São Paulo: Luciana Viacava (Dra. Lola), Márcio Douglas (Dr. Mané), Raíssa Guimarães (Dra. Faísca) e Val Pires (Dr. Valdisney). De Recife: Marcelo Oliveira (Dr. Marmelo) e Olga Ferrario (Dra. Muskyta).
“A realização de um espetáculo virtual é uma das ações que propomos para que a relação entre palhaços e pacientes possa estar viva mesmo em tempos de distanciamento social”, comenta David Taiyu, que também é coordenador artístico do elenco de São Paulo. Já Ronaldo Aguiar, diretor artístico da associação, lembra a potência da oralidade como forma de comunicação. “Aprendemos quando contamos nossas histórias e compartilhamos nossos saberes”, diz.
Depois de mais de 28 anos realizando intervenções presenciais duas vezes por semana em cada hospital, a associação Doutores da Alegria segue se adaptando às restrições impostas pela pandemia. A realização de um espetáculo virtual é uma das ações propostas para que a relação entre palhaços e pacientes possa estar viva mesmo em tempos de distanciamento social.
A primeira ação foi o Delivery Besteirológico, série de vídeos criados pelos artistas em confinamento, com foco no público hospitalar. Mais de cem vídeos já foram publicados na Tv Doutores. Os atendimentos em hospitais a distância, com uso de tablets e parceria com profissionais de saúde, iniciaram em maio. A seguir vieram as lives quinzenais, em que os besteirologistas puderam estar em contato com o público nas redes sociais, a websérie de São João e o primeiro festival virtual da associação – o Festival Miolo Mole.