. Por que Doutores vai ter sede no centro de SP? – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Por que Doutores vai ter sede no centro de SP?

9 de abril de 2024
Tempo de leitura: 3 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 0
Compartilhar 0

Você está acompanhando a saga de mudança de sede de Doutores da Alegria em São Paulo?

Não se fala em outra coisa na web, dizem até que os astronautas estão vendo o vai e vem de palhaços no metrô do espaço, uma confusão só.

Desde fevereiro, Doutores está em busca da nova sede em São Paulo, ou melhor, em busca de recursos para reformar o espaço que sediará as atividades administrativas e artísticas da organização.

Já foi divulgado aqui, que a nova casa está situada na região central da capital paulista, o que nos leva ao título desse texto que você está lendo:

Por que Doutores vai ter sede no centro de SP?

Bom, são diversos o são diversos os motivos que nos levam a escolher um novo bairro para morar, não é mesmo?

Por aqui, os besteirologistas escolhem espaços onde podem fazer bobices sem julgamentos  assunto seríssimo

Antes da definição do espaço que seria o novo lar de Doutores da Alegria em São Paulo, palhaços, palhaças, colaboradores e simpatizantes percorreram ruas e bairros longínquos…

Porém, nenhum outro lugar poderia completar a organização e proporcionar tantas possibilidades quanto a região central. É como queijo com goiabada.

Vamos pincelar o combo dessa combinação entre centro de SP e Doutores aqui embaixo. 👇🏽 

Doutores da Alegria de dentro pra fora.

Além das visitas às crianças nos hospitais públicos, Doutores da Alegria mantém atividades que contemplam formação artística, intervenções em empresas e apresentações para o público geral – com espetáculos, por exemplo. 

Ou seja, Doutores cruzou as portas dos hospitais e expandiu as frentes de atuação, principalmente com projetos que estão ligados à cultura, saúde e à assistência social, sendo esses os pilares centrais da organização. 

A maioria dos hospitais parceiros estão localizados em regiões periféricas de São Paulo, estudantes do PFPJ (Programa de Formação de Palhaço para Jovens) é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social – com oferta de bolsas de estudos….

Acima, estão alguns exemplos de como a organização atua de forma intersetorial em prol da transformação social, tendo impactos diretos em regiões e pessoas vulneráveis. 

Tá, mas, por que o centro?

Além de ser um museu a céu aberto, o centro histórico de São Paulo também abriga diferentes encontros, inovação, pessoas diversas e oportunidades.

É fato que o centro histórico tenha sofrido um processo de degradação nos últimos anos, mas existe hoje um movimento de “ocupar e viver a cidade” abraçando a diversidade que essa região traz.

A organização como um todo enxerga essa mudança de bairro como uma janela de oportunidades, tanto para Doutores quanto para as pessoas e órgãos que vivem e atuam na região.

A escolha pelo centro foi pensando que, na fase em que Doutores está enquanto organização filantrópica, ocupar espaços é importante na assistência social. E que nós deveríamos potencializar a ação, em conjunto com outras organizações que atuam no centro e também com os órgãos públicos. Então, a escolha do centro foi, primeiro, pensando na possibilidade de acesso desses diversos públicos, que vem dessa de vários cantos da região e, principalmente, pensando na articulação política”, disse Luis Vieira da Rocha, Diretor-Presidente da organização.

Portanto, estando no centro da cidade de SP, Doutores pode…

  • Fazer mais parcerias com poder público e privado que atuam pelo assistencialismo, pela saúde e pela cultura da região: Nosso sonho é gerar impactos positivos através da articulação com outras organizações e atores sociais, como em fóruns e conselhos.
  • Ter mais proximidade com o público e espaços culturais: Quem sabe os palhaços não se apresentem – do nada – pelas ruas do centrão?
  • Fortalecer o assistencialismo da organização: Doutores pode atuar em muitas frentes no centro de SP, principalmente como intermediária para promoção do bem-estar de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Por já ter uma presença nas regiões periféricas com a atuação nos hospitais parceiros, nada faria mais sentido do que ocupar o centro de São Paulo e poder contribuir com o fortalecimento cultural e social da cidade como um todo.

Expectativas com a chegada no centro de SP

Mudar de Pinheiros deixou muita gente borocoxô, é verdade, mas também mexeu com a esperança e com as perspectivas de todo mundo com a chegada em uma nova região, como o centro de São Paulo.

Daiane Carina Barbieri Ratão, Diretora de Relações Institucionais, relembrou os anos passados na casinha da Rua Alves Guimarães, mas disse que a mudança de sede proporciona um novo frescor e outras oportunidades para Doutores da Alegria.

Já são mais de 20 anos que a gente tá lá em Pinheiros, então, quando eu recebi a notícia foi um baque muito grande. Agora, a gente está passando por isso ainda [a mudança], mas ajuda a gente a mudar também, né? Essa perspectiva de vir para o centro… abre novos horizontes, traz outros desafios para a organização. Acho que pode ser uma oportunidade muito valiosa, de se articular com outras organizações tão relevantes quanto Doutores da Alegria”. 

Todas as pessoas da unidade São Paulo de Doutores da Alegria estão ansiosas para mudar de vez.

Fique por dentro da nossa mudança e mude com Doutores da Alegria, clique neste link e saiba mais!

 

5
1
vote
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.