. Centro de SP guarda a história da cidade em museu a céu aberto – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Centro de SP guarda a história da cidade em museu a céu aberto

27 de março de 2024
Tempo de leitura: 2 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 0
Compartilhar 0

Quando foi a última vez que você andou pelo centro da cidade de São Paulo?

Se você mora na capital paulista, ou mesmo já visitou o município, certamente deve lembrar do valor histórico e cultural que está espalhado por cada canto da região.

O centro antigo é marcado por transformações desde a construção das primeiras edificações, onde podemos observar o passado e o futuro pela arquitetura e que, hoje, formam a memória coletiva dos cidadãos. 

No centro, é onde se originou a cidade de São Paulo, que foi construída ao redor do Pateo do Collegio. 

Fato é, o centro histórico de São Paulo merece nossa atenção pela exuberância, pelo valor histórico-cultural e pela experiência proporcionada pelo local, ainda mais agora com Doutores da Alegria se estabelecendo por lá.

É ali que pode-se vivenciar a diversidade de pessoas e de gostos dando uma simples caminhada na calçada – além da vasta oferta gastronômica.

Vamos conhecer alguns dos pontos culturais tradicionais do centro histórico da capital? 

Espaços culturais e icônicos no centro de São Paulo

  • Theatro Municipal de São Paulo: teatro inaugurado em 1911, onde são realizados shows e apresentações culturais no espaço. 
  • Praça das Artes: complexo cultural dedicado à música, dança, teatro e exposições localizado atrás do Theatro Municipal.
  • SP Escola de Teatro: centro de formação das artes do palco, gerida pelo governo de SP.
  • Casa de Francisca: palacete centenário que abriga música, gastronomia e cultura. 
  • Matilha Cultural: centro multicultural independente.
  • Centro Cultural Banco do Brasil: CCBB São Paulo ocupa o prédio construído em 1901 com artes cênicas, cinema, exposições, música e educação.
  • Sesc 24 de Maio: Espaço cultural de shows e exposições plásticas.
  • Centro de Memória do Circo: Instituição voltada à preservação da memória e da cultura circense. 
  • Farol Santander: prédio cultural e gastronômico que reúne exposições e um museu permanente.
  • Parlapatões: local de apresentações cênicas e de oficinais teatrais.
  • Centro Cultural Correios: Centro Cultural dos Correios oferece atividades culturais nos campos das artes visuais, humanidades e música.

Diversidade e revitalização da região central

Além de ser um museu a céu aberto, o centro histórico de São Paulo também abriga diferentes encontros, inovação, pessoas diversas e oportunidades.

É fato que o centro histórico tenha sofrido um processo de degradação nos últimos anos, mas existe hoje um movimento de “ocupar e viver a cidade” abraçando a diversidade que essa região traz.

São empreendedores, lojistas, cidadãs e cidadãos que estão voltando os olhos e as atividades para o centro da capital. Inclusive, com mais atenção da prefeitura da cidade e do governo estadual, que vêm unindo forças para melhorar a infraestrutura e a segurança do local. 

Onde Doutores da Alegria se encaixa?

Desde o início, Doutores da Alegria atua nos hospitais usando a arte do palhaço como condutora para promover e facilitar o acesso à cultura, sendo essa a missão central da organização. 

O hospital, como um espaço improvável de acesso cultural, foi e é uma incubadora para afirmar que a arte pode ocupar locais adversos.

Além do programa de visitas nos hospitais, Doutores também traçou programas e atividades para serem realizados nas ruas e nos centros culturais – e onde mais a arte do palhaço for bem-vinda.

A organização já assinou e produziu peças cênicas, festivais, espetáculos e, inclusive, tem uma banda. Já pensou se Doutores da Alegria pudesse se apresentar na Praça das Artes, Parlapatões, Vale do Anhangabaú e afins? Ou mesmo se a Escola Doutores da Alegria fizesse um intercâmbio estudantil com a SP Escola de Teatro….

Estar no centro histórico de São Paulo abre um leque de possibilidades que beneficiam a atividade fim da organização e a própria população que resiste na região.

Mude com Doutores da Alegria, saiba mais e ajude a reforma da nova sede clicando neste link: https://bit.ly/mudecomDoutores.

5
1
vote
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.