. Centro de São Paulo vai abrigar as atividades escolares, artísticas e administrativas de Doutores da Alegria – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Centro de São Paulo vai abrigar as atividades escolares, artísticas e administrativas de Doutores da Alegria

13 de março de 2024
Tempo de leitura: 3 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 0
Compartilhar 0

No final de 2023, todas as pessoas que atuam por Doutores da Alegria tomaram um susto: a casa que sempre abrigou a organização seria demolida e entregue ao avanço imobiliário.

Desde o início, o espaço na Rua Alves Guimarães foi alugado e adaptado ao longo dos anos para ter a carinha da organização e para, principalmente, ser um espaço acolhedor para cada projeto e pessoa que transitava por ali.

A notícia mexeu com todos os colaboradores da organização. Simone Pimentel, por exemplo, foi uma das pessoas que se viu refletindo sobre o futuro de Doutores da Alegria com todo o acontecimento

A sensação que eu tenho quando eu vejo a 73 [número da casa] sendo demolida…A casinha da gente. Fiquei lá desde que eu entrei na Doutores, são 18 anos na casinha. É uma sensação que o tempo passa, a gente sabe que a gente é efêmero. As coisas não são para durar, né? Mas em relação a essa organização, ela tem que ser perene. Então, é isso que a gente quer pra Doutores, que vai sobreviver”, disse a Diretora Financeira da organização sobre a saída da antiga sede.  

Apesar do susto, a organização precisou se manter de pé para pensar no cenário e no que ainda estaria por vir: a procura por uma nova sede em São Paulo e a mudança para o novo lar

A nossa preocupação foi e é: para onde a gente poderia ir, né? E que espaço poderia abrigar todas as nossas ações? Porque, muitas vezes, as pessoas pensam que Doutores da Alegria está só no hospital, mas, para estar no hospital, a gente precisa de um espaço de treinamento dos artistas, de reflexão e de troca”, disse o diretor-presidente, Luis Vieira da Rocha, sobre as aflições do momento. 

Após semanas de incógnitas, a diretoria viu surgir uma luz com a possibilidade de ocupar um espaço na região central de São Paulo. Já sabendo onde a organização poderia se estabelecer. Agora, é arcar com as mudanças e abraçar o novo bairro. 

Orçamento limitado para mudança

Doutores da Alegria mantém as atividades funcionando graças às doações de pessoas e empresas, principalmente por meio de Leis de Incentivo à Cultura. 

Nos últimos quatro anos, as doações sofreram impactos econômicos, em decorrência da crise sanitária vivida na pandemia, e por decisões políticas, diminuindo consideravelmente o número de doações e arrecadações oriundas de empresas.

O momento dessa mudança não foi no momento propício para a organização, porque a gente tá vivendo essa baixa arrecadação. Mas a hora chegou, né? A hora da mudança é essa!”, explicou Simone sobre a situação financeira. 

Até agora, Doutores da Alegria já teve que arcar com:

  • aluguel de espaço para armazenar o acervo documental;
  • aluguel de depósito para guardar mobílias e equipamentos; 
  • aluguel de local para manter e preservar figurinos e demais acessórios;
  • contratação de pessoas para desmontar e deslocar tudo que existia na antiga sede. 

E é nesse cenário que a organização se encontra, tendo que realizar uma mudança de sede em São Paulo não planejada, com despesa de depósito enquanto não muda para o novo lar.

Dificuldades e desafios da nova sede em São Paulo

Antes de mudar de vez para o centro de São Paulo, Doutores da Alegria precisa reformar o novo espaço para que ele esteja apto para receber as atividades escolares, artísticas e administrativas de Doutores da Alegria.

A nova casa será organizada em um prédio que ainda não tem piso, não tem paredes internas, não tem cozinha adaptada, não tem a Identidade Visual de Doutores da Alegria e está revestida em pó de construção. Então, como otimizar o espaço com um layout ideal e, ainda, sem recursos?

A gente tá precisando de materiais agora, pra gente começar a montar esse espaço aqui também, né? Fazer divisórias, fazer salas, criar esse novo espaço. Precisamos de uma estrutura mínima pra gente ter um encontro do elenco, da escola, do escritório, de todos nós’’, falou Renato Abreu, Assistente de Produção, sobre algumas necessidades da organização neste momento.  

Todo o planejamento e execução da reforma e mudança vai custar para os cofres já fragilizados da organização. E quanto mais tempo até a conquista da nova sede, mais gastos Doutores da Alegria tem com armazenamento. O que impacta diretamente as outras frentes de atuação.

Mude com Doutores da Alegria, saiba mais e ajude a reforma da nova sede clicando neste link: https://bit.ly/mudecomDoutores

5
1
vote
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.