. Em sua maioria, as ONGs precisam de uma sede para manter a atuação social – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Em sua maioria, as ONGs precisam de uma sede para manter a atuação social

9 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura: 2 minutos

Amanda Louise

Comentario 0
Compartilhar 0

Ao redor do mundo, organizações não-governamentais desenvolvem ações em diferentes áreas para melhorar ou amenizar alguns aspectos da sociedade.

Do meio ambiente aos direitos humanos e assuntos ligados ao trabalho, essas instituições prezam pela assistência à população ou aos animais onde falta o Estado e/ou a iniciativa privada.

No Brasil, as ONGs desempenham um papel crucial na promoção do desenvolvimento social e no combate às desigualdades por meio de seus projetos e ações. 

Só que, para desenvolver as suas frentes de atuação, as ONGs também precisam se organizar em uma gestão responsável estruturada com departamentos específicos – em maior ou menor grau, bem como uma empresa privada. 

Tá, mas, por que uma ONG precisa de uma sede para atuar na sociedade?

Bom, para começar, as ONGs sobrevivem de arrecadação de verbas oriundas de pessoas físicas, eventos e, dependendo da atuação, de Leis de Incentivo Fiscal no âmbito federal, estadual ou municipal. 

Essas doações são declaradas em imposto junto à Receita Federal. Para tanto, essas instituições precisam de um endereço físico que habilite a tributação fiscal.

Lembra da gestão responsável e dos departamentos de trabalho mencionados alguns parágrafos acima? Essas pessoas também precisam de um espaço para se reunir, desenvolver as atividades internas e externas e articular em prol dos projetos.

Agora, imagine uma ONG que tenha a missão de alimentar pessoas em situação de rua… Provavelmente, essa instituição precisará de um espaço físico para estocar e cozinhar os alimentos.

A partir daqui você já consegue ter uma ideia sobre a importância de uma sede para uma organização não-governamental, não é mesmo?

Organização interna de Doutores da Alegria

Para aumentar sua eficiência e dar conta das novas demandas surgidas com a expansão das atividades da organização, Doutores constituiu uma direção técnica profissional com rotinas administrativas

Possui uma diretoria estatutária, conselheiros fiscais, um grupo de pessoas associadas e, além dos palhaços e palhaças que atuam nos hospitais, equipes multidisciplinares de planejamento, assistência social, captação de recursos, produção artística e outros.

Doutores da Alegria também emprega pessoas que trabalham pela manutenção e organização das sedes. É muita gente envolvida nos bastidores! 

Quais são os projetos realizados por Doutores da Alegria em suas sedes?

Além da visita a crianças nos hospitais, Doutores da Alegria mantém atividades nas sedes dos três estados:

  • Formação de palhaço para jovens em situação de vulnerabilidade social ingressarem no mercado de trabalho;
  • Aula artística para jovens recifenses de baixa renda;
  • Ensino sobre a máscara do palhaço para artistas cênicos;
  • Cursos para pessoas adultas sobre a palhaçaria;
  • Encontro semanal de artistas para compartilharem experiências vividas nos hospitais, criar repertório e aprender novas técnicas em todas as sedes. 
  • Realização de palestras para a sociedade civil sobre políticas públicas, educação, saúde e assistência social. 

São nas sedes da organização que também acontecem os ensaios para espetáculos e apresentações dos artistas e, ainda, onde também são guardados figurinos e demais itens utilizados no dia a dia nos hospitais.

Sede paulista da organização

Doutores da Alegria mantém sede física em três endereços, localizados em São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. 

Embora a organização comemore e fortaleça a existência das três unidades, foi na capital paulista que foram dados os primeiros passos nos hospitais pelo fundador Wellington Nogueira e Cia, em 1991.

Ao longo de tantos anos, a casa ocupada na Rua Alves Guimarães, em Pinheiros, viu a organização crescer e até mesmo cruzar os leitos hospitalares para encher as ruas e os centros culturais com espetáculos e diversas outras criações artísticas por meio da arte do palhaço.

5
1
vote
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.