Como uma OSC (Organização da Sociedade Civil), Doutores da Alegria sempre foi mantida com o apoio de doações de pessoas físicas e jurídicas.
Tanto por doações diretas quanto por doações incentivadas, como é o caso da Lei de Incentivo à Cultura.
Durante esses 33 anos, a organização só se manteve de pé porque contou com o apoio de pessoas físicas e de empresas para realizar as ações dentro e fora dos hospitais públicos.
Mas, você sabe como doar para Doutores da Alegria?
As possibilidades são inúmeras, da doação por cartão de crédito, boleto bancário e pix, a parcerias institucionais e compras de intervenções artísticas – no caso das empresas.
E até milhas e notas fiscais podem ser repassadas para a organização. 🙂
Neste artigo, serão exploradas todas as possibilidades de doação, continue a leitura para entender cada uma.
Afinal, por que doar para Doutores da Alegria?
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço nos hospitais públicos há mais de 30 anos.
Desde então, mais de 2,5 milhões de atendimentos já foram realizados nas unidades de saúde, mudando o dia de crianças internadas e garantindo o direito infanto-juvenil de brincar.
Com atuação no universo da saúde, a organização vem acompanhando as discussões e processos de humanização no ambiente hospitalar ao longo das últimas décadas.
- Além das visitas nos hospitais, a organização mantém ativo um projeto no Rio de Janeiro que leva espetáculos para pessoas internadas nas unidades de saúde do estado – contratando e capacitando profissionais para tal atividade.
- Em São Paulo, cerca de 20 jovens em situação de vulnerabilidade social recebem bolsas de estudos para aprender sobre a arte da palhaçaria e receber capacitação profissional para o mercado de trabalho artístico.
- Ainda, possui três sedes nas cidades de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, sendo esses os espaços para encontro de artistas, de estudantes e de trabalhadores que atuam nas áreas administrativa, de comunicação, assistência social, de projetos e demais pessoas que prezam pela organização das sedes e ajudam a manter as atividades da organização funcionando.
Por essas e outras razões que a organização precisa falar sobre como doar para Doutores da Alegria, para que a associação possa manter e expandir os projetos, beneficiando cada vez mais as crianças, adolescentes e pessoas adultas nos hospitais.
Como Doutores da Alegria recebe as doações?
Neste tópico, você vai entender como doar para Doutores da Alegria de acordo com cada modalidade de doação. Vamos lá?
Doações de pessoas físicas
Doutores da Alegria recebe doações únicas e recorrentes de pessoas físicas via cartão de crédito, débito, boleto ou PIX. No caso de doações únicas, a doação é feita uma única vez pela pessoa doadora.
Já no caso das doações recorrentes, as pessoas doam mensalmente no sistema automático de cobrança da organização.
- Para doações únicas, as pessoas podem acessar este link e seguir as indicações para realizar uma doação: clique aqui.
- Para doações recorrentes, as pessoas podem acessar este link e seguir as indicações para realizar a programação de doações mensais: clique aqui.
As pessoas que desejam doar para a organização também podem optar por:
Doação de Imposto de Renda – pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda pelo formulário completo podem doar o imposto para a organização, parte do valor doado pode ser deduzido do imposto de renda a pagar – doe o imposto aqui.
Doação de Milhas – as milhas que ficam para trás em programa de pontos como LATAM Pass, Dotz e Livelo podem ser doadas para a organização, acesse o site oficial do programa para saber como doar.
Doação de Nota Fiscal Paulista – as Notas Fiscais emitidas por estabelecimentos no estado de São Paulo podem ser repassadas para Doutores da Alegria, os documentos viram créditos para serem doados – saiba como doar as notas aqui.
Doações de empresas
Doações feitas por empresas para Doutores da Alegria seguem quase as mesmas modalidades de pessoas físicas, com algumas ressalvas e diferenças.
Ainda, as empresas podem firmar parcerias e contratar serviços para poder ajudar a organização.
Entenda abaixo como doar para Doutores da Alegria se você tem uma empresa.
- Para doações únicas, as pessoas podem acessar este link e seguir as indicações para realizar uma doação: clique aqui.
- Para doações recorrentes, as pessoas podem acessar este link e seguir as indicações para realizar a programação de doações mensais: clique aqui.
Para doações em valores acima de R$ 10 mil, as pessoas responsáveis precisam entrar em contato pelo e-mail empresas@doutoresdaalegria.org.br.
Doação de Imposto de Renda – Empresas que apuram pelo Lucro Real podem destinar até 4% do Imposto de Renda para Doutores da Alegria via Leis de Incentivo ou destinar parte do Lucro Operacional do negócio para a organização – com deduções no Imposto de Renda a pagar. Entre em contato pelo e-mail empresas@doutoresdaalegria.org.br para doar.
Leis de incentivo fiscal por estado – Doutores da Alegria possui projetos aprovados em leis de incentivo à cultura em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde as empresas podem destinar parte dos impostos para a organização. Clique aqui para saber mais.
Campanhas institucionais e de marketing – empresas podem firmar parceria com Doutores da Alegria para contribuir com o projeto social e promover impactos positivos nos públicos internos e externos por meio de ações, seja para lançamentos ou estimular compras dentro e fora do ambiente digital, por exemplo.
- Internamente, as empresas podem incentivar os times e equipes a doarem para a organização, seja por doações diretas ou por doações de milhas e notas fiscais.
Compra de intervenções artísticas – Doutores da Alegria possui um leque de atividades realizadas pelo próprio elenco besteirologista que podem ser contratadas pelas companhias – conheça todas as intervenções e leve Doutores para a sua empresa clicando aqui.
Apoie a continuidade da atuação de Doutores da Alegria
Agora que você já sabe o porquê e como doar para Doutores da Alegria de acordo com cada modalidade de doação, você já pode contribuir com a continuidade das ações nos hospitais.
Levar palhaços e palhaças para o hospital é uma forma de humanizar o ambiente hospitalar e deixar o dia de crianças, adolescentes e pessoas adultas nos hospitais públicos mais leves através da arte e da cultura.
Doutores conta com a sua colaboração!
É um lindo trabalho que precisa ser apoiado e incentivado, pois levam o riso a um ambiente de sofrimento e dor. Parabéns