Um ano pra ficar na história…
Este foi um ano desafiador para Doutores da Alegria, que marcará a história da associação como o mais complexo desde a sua fundação, em 1991. A associação sofreu um baque com a queda de mais de 70% nas arrecadações, impactando diretamente os projetos e ameaçando o futuro da organização.
O Impacto da Crise: Desafios Enfrentados pela Associação
Em 2024, Doutores da Alegria, pioneira na introdução da palhaçaria hospitalar, sofreu um grande golpe com a redução drástica de recursos. Isso levou à interrupção das atividades nos hospitais de Pernambuco e Rio de Janeiro, além de afetar 90% do atendimento das unidades de saúde em São Paulo. Em outubro, pela primeira vez em 33 anos, os palhaços e palhaças não puderam realizar as tradicionais visitas a crianças e adolescentes internados.
Outras medidas emergenciais também foram tomadas:
- Suspensão do Programa de Formação de Palhaço para Jovens (PFPJ);
- Antecipação do término do Curso Livre de Palhaçaria para Jovens para novembro (em vez de dezembro);
- Suspensão do Plateias Hospitalares, projeto itinerante do Rio de Janeiro;
- Redução no quadro de colaboradores da equipe técnica.
Recuperação e Esperança: A Retomada das Atividades
Em novembro, com o apoio da comunidade e parceiros, as duplas de palhaços retornaram aos hospitais, mas com uma carga horária reduzida — uma vez por semana, em vez das duas visitas habituais. Para fortalecer a arrecadação e garantir a continuidade dos projetos, foi lançada a campanha “Doar espalha alegria” criada pela FCB Health, com ações de sensibilização nas redes sociais, outdoors, e até em cartazes no metrô. Além disso, foi realizado um Leilão Beneficente da Alegria, em parceria com a Sodré Santoro, arrecadando cerca de 35 mil reais para as atividades da associação.
Ao final do ano, conseguimos liberar recursos de importantes fundos, como o Condeca e o Promac, além de conquistar a aprovação para captar 10 milhões de reais através da Lei Rouanet. A organização se dedicou a elaborar um plano estratégico para equilibrar as finanças e melhorar a entrada e saída de recursos. Apesar dos avanços, a situação ainda é delicada, e novas decisões terão que ser tomadas para garantir o futuro da associação.
Perdas e Realizações: O Legado de 2024
Infelizmente, o ano também foi marcado pela perda de um colaborador querido, Renato de Abreu, que dedicou 18 anos ao Doutores da Alegria, deixando um legado de amor e compromisso. No entanto, também tivemos motivos para celebrar e seguir em frente.
Confira as principais realizações de 2024:
1º Semestre
- Mudança da sede de São Paulo para o centro da cidade, com uma campanha de arrecadação de fundos para viabilizar a mudança;
- Eleição da nova diretoria para a gestão 2024/2025;
- Entrada dos Doutores da Alegria no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos/SP e Hospital Municipal Jesus/RJ;
- Lançamento do Curso Livre de Palhaçaria para Jovens em Recife;
- Realização da série Encontros Nômades, com participantes do PFPJ, além da mostra Moh Pá.
2º Semestre
- Encerramento da 10ª turma do PFPJ, com a realização do exercício cênico Cabaré Quase Pronto.
Agradecimentos a Quem Fez a Diferença em 2024
Nada disso seria possível sem o apoio de pessoas e empresas incríveis. Agradecemos imensamente aos parceiros Bem-te-Vi Diversidade, FCB Health, Sodré Santoro, empresária Claudia Martinez e muitos outros, de dentro e fora do Doutores que contribuíram em momentos importantes para sair da crise.
Encerramos o ano com muitos aprendizados, planos de melhorias (novidades vêm por aí! 😉) e, o mais importante: a certeza de que a nossa causa precisa continuar espalhando alegria dentro e fora dos hospitais. ❤️
Que 2025 seja um ano repleto de alegrias!