Um ano pra ficar na história…
Este foi um ano desafiador para Doutores da Alegria, 2024 marcará a história da associação como o mais complexo desde a sua fundação, em 1991. Ainda no começo do ano, associação se viu sem uma sede para chamar de sua após 30 anos habitando uma casinha na região de Pinheiros, em São Paulo.
Foram meses até alocar as atividades no centro da cidade, região que também passa por transformações e revitalizações.
No final do primeiro semestre, toda a organização, hospitais e empresas parceiras foram surpreendidas com a notícia da baixa arrecadação de doação e impactos no futuro da organização. Situação que mudou drasticamente a presença do elenco nas unidades de saúde.
Mas apesar dos momentos que colocaram Doutores da Alegria em risco, a organização também teve motivos para sorrir em meio às adversidades, como a conquista de novos laços com pessoas que acreditam na arte da palhaçaria como um importante transformador social dentro e fora dos hospitais.
O Impacto da Crise: Desafios Enfrentados pela Associação
Em 2024, Doutores da Alegria, pioneira na introdução da palhaçaria hospitalar, sofreu um grande golpe com a redução drástica de recursos. Isso levou à interrupção das atividades nos hospitais de Pernambuco e Rio de Janeiro, além de afetar 90% do atendimento das unidades de saúde em São Paulo.
Em outubro, pela primeira vez em 33 anos, os palhaços e palhaças não puderam realizar as tradicionais visitas a crianças e adolescentes internados.
Outras medidas emergenciais também foram tomadas:
- Suspensão do Programa de Formação de Palhaço para Jovens (PFPJ);
- Antecipação do término do Curso Livre de Palhaçaria para Jovens para novembro (em vez de dezembro);
- Suspensão do Plateias Hospitalares, projeto itinerante do Rio de Janeiro;
- Redução no quadro de colaboradores da equipe técnica.
Recuperação e Esperança: A Retomada das Atividades
Em novembro, com o apoio da comunidade e de parceiros, as duplas de artistas retornaram aos hospitais, mas com uma carga horária reduzida — uma vez por semana, em vez das duas visitas habituais.
Para fortalecer a arrecadação e garantir a continuidade dos projetos, foi lançada a campanha “Doar espalha alegria”. Criada pela FCB Health, as ações foram voltadas à sensibilização do público nas redes sociais, outdoors, e até em cartazes no metrô, chamando atenção para o momento delicado pela qual a organização passava.
Além da campanha, foi realizado o Leilão Beneficente da Alegria, evento promovido em parceria com a Sodré Santoro, que arrecadou cerca de 35 mil reais para as atividades da associação.
Ao final do ano, Doutores da Alegria conseguiu liberar recursos de importantes fundos, como o Condeca e o Promac, além de conquistar a aprovação para captar 10 milhões de reais através da Lei Rouanet. A organização se dedicou a elaborar um plano estratégico para equilibrar as finanças e melhorar a entrada e saída de recursos. Apesar dos avanços, a situação ainda é delicada, e novas decisões terão que ser tomadas para garantir o futuro da associação.
Perdas e Realizações: O Legado de 2024
Infelizmente, o ano também foi marcado pela perda de um colaborador querido, Renato de Abreu, que dedicou 18 anos a Doutores da Alegria, deixando um legado de amor e compromisso. Renato era conhecido por sempre mostrar um sorriso no rosto, contagiando a todos com a sua energia.
E foi em homenagem a ele que Doutores da Alegria seguiu em frente com os momentos de felicidade que ainda tocaram a organização durante o ano.
Confira as principais realizações de 2024:
1º Semestre
- Mudança da sede de São Paulo para o centro da cidade, com uma campanha de arrecadação de fundos para viabilizar a mudança;
- Eleição da nova diretoria para a gestão 2024/2025;
- Entrada dos Doutores da Alegria no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos/SP e Hospital Municipal Jesus/RJ;
- Lançamento do Curso Livre de Palhaçaria para Jovens em Recife;
- Realização da série Encontros Nômades, com participantes do PFPJ, além da mostra Moh Pá.
2º Semestre
- Encerramento da 10ª turma do PFPJ, com a realização do exercício cênico Cabaré Quase Pronto.
Agradecimentos a Quem Fez a Diferença em 2024
Nada disso seria possível sem o apoio de pessoas e empresas incríveis. Os agradecimentos especiais vão aos parceiros Bem-te-Vi Diversidade, FCB Health, Sodré Santoro, empresária Claudia Martinez e muitos outros, de dentro e fora do Doutores, que contribuíram em momentos importantes para sair da crise.
O ano foi encerrado com muitos aprendizados, planos de melhorias (novidades vêm por aí! 😉) e, o mais importante, a certeza de que a causa da organização precisa continuar espalhando alegria dentro e fora dos hospitais. ❤️
Que 2025 seja um ano repleto de alegrias!