Parceiros de Rede, notícias frescas saindo do forno! Conforme anunciamos, estamos nos preparando para o 5º Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospitais, em São Paulo, com datas confirmadas: 16, 17 e 18 de novembro.
Depois do 4º Encontro, em 2016, tivemos algumas reuniões de alinhamento pensando nas ações possíveis com o programa Palhaços em Rede, tendo em mente nossa tarefa institucional. Partimos de uma “pesquisa” realizada durante o último encontro pelo nosso departamento de Comunicação, em que perguntávamos aos participantes sobre suas expectativas e perspectivas para a continuidade da ação nos próximos anos.
Nos links abaixo temos um breve resumo do que aconteceu no 4º Encontro, caso queiram relembrar onde paramos:
- https://www.doutoresdaalegria.org.br/blog/primeiro-dia-do-encontro-nacional-discute-temas/
- https://www.doutoresdaalegria.org.br/blog/como-se-forma-uma-rede-inspiracoes-para-o-palhacos-em-rede/
- https://www.doutoresdaalegria.org.br/blog/o-que-fazer-no-hospital-mesa-discute-diferentes-experiencias/
- https://www.doutoresdaalegria.org.br/blog/profissionais-de-saude-e-palhaco-formacao-e-fundamental/
A partir desses temas que conversamos no final de 2016, fizemos uma provocação no último dia daquele Encontro, solicitando que nos encaminhassem, por e-mail, como se viam nessa parceria para a construção dessa Rede. Recebemos apenas três respostas.
Sabemos que alguns grupos têm organizado encontros regionais em suas cidades promovendo debates, palestras, além de algumas oficinas de formação e orientação, mas não sabemos se estão construindo algum documento com propostas de funcionamento desse trabalho em rede.
Enfim, para que o programa Palhaços em Rede seja de fato uma ação coletiva, se faz premente o alinhamento com os grupos que queiram construir em conjunto e sistematizar, estabelecer critérios e construção de diálogos sobre a atuação do palhaço dentro dos espaços de acolhimento na área da Saúde (hospitais, ambulatórios, Postos de atendimento, unidades básicas de saúde, CAPS, asilos, casas de apoio, creches). São muitas questões para refletir, problematizar e administrar.
Para lançar um novo olhar sobre a Rede, no meio do ano, convidamos alguns grupos para um “Encontrinho” do Palhaços em Rede na nossa sede aqui em São Paulo e tivemos uma dupla de facilitadores para a mediação, os consultores Rogério Silva e Achala Andréa da PACTO.
Entre os dias 30/6 e 01/07 ficamos reunidos das 9h30 da manhã até 17h30, usando todo o tempo desse encontro para pensar coletivamente os próximos passos e caminhos que essa Rede possa seguir, refletindo sobre qual o papel e compromisso de cada participante nessa travessia.
Dos 22 grupos convidados para participar desta construção tivemos a confirmação de 13 grupos que atuam em 13 cidades e 6 estados, um total de 26 pessoas. Grupos presentes: Super Palhaços (Sorocaba/SP), Doutores da Alegria (São Paulo/SP), Esquadrão da Alegria (Santa Maria e Porto Alegre/RS), SOS Só Risos (Santos/SP), Cirurgiões da Alegria (Limeira/SP), Gema da Alegria (RJ/RJ), Trupe da Saúde (Curitiba/PR), Doses da Alegria (Florianópolis/SC), Drs. Palhaços SOS (Ponta Grossa/PR), Nariz Solidário (Curitiba/PR), Operação do Riso (São Caetano/SP), SOS Alegria (Londrina/PR) e Instituto Hahaha (Belo Horizonte/BH).
Nesse processo, percorremos o seguinte caminho reflexivo:
Quais são as nossas origens e quando nos encontramos?
Em que ecossistema estamos e o que este ecossistema demanda de nós?
Qual é o papel da nossa Rede e quais funções são vitais para sua existência?
Quais tarefas são prioritárias no segundo semestre de 2018 para que a Rede possa pulsar?
Os detalhes do “Encontrinho” serão amplamente apresentados durante o Encontrão.
Algumas informações para participar do Encontrão de novembro:
– Pré-requisitos: o grupo ou indivíduo deve estar com o cadastro atualizado no Programa Palhaços em Rede e junto com a inscrição deverá enviar (anexo) uma carta do hospital/local de atendimento certificando a atuação do grupo há pelo menos 1 ano naquele espaço;
– Não haverá cobrança de taxa de inscrição;
– Disponibilizaremos até 4 vagas por grupo participante;
– Ofereceremos um café da manhã no início das atividades e um coffee break durante algumas atividades;
– Transporte, traslado, hospedagem, alimentação e outras despesas de ordem pessoal é de responsabilidade de cada participante.
Em breve o site para as inscrições estará no ar com toda a programação dos três dias de evento.
Abraços e até novembro!