Quando foi a última vez que você andou pelo centro da cidade de São Paulo?
Se você mora na capital paulista, ou mesmo já visitou o município, certamente deve lembrar do valor histórico e cultural que está espalhado por cada canto da região.
O centro antigo é marcado por transformações desde a construção das primeiras edificações, onde podemos observar o passado e o futuro pela arquitetura e que, hoje, formam a memória coletiva dos cidadãos.
No centro, é onde se originou a cidade de São Paulo, que foi construída ao redor do Pateo do Collegio.
Fato é, o centro histórico de São Paulo merece nossa atenção pela exuberância, pelo valor histórico-cultural e pela experiência proporcionada pelo local, ainda mais agora com Doutores da Alegria se estabelecendo por lá.
É ali que pode-se vivenciar a diversidade de pessoas e de gostos dando uma simples caminhada na calçada – além da vasta oferta gastronômica.
Vamos conhecer alguns dos pontos culturais tradicionais do centro histórico da capital?
Espaços culturais e icônicos no centro de São Paulo
- Theatro Municipal de São Paulo: teatro inaugurado em 1911, onde são realizados shows e apresentações culturais no espaço.
- Praça das Artes: complexo cultural dedicado à música, dança, teatro e exposições localizado atrás do Theatro Municipal.
- SP Escola de Teatro: centro de formação das artes do palco, gerida pelo governo de SP.
- Casa de Francisca: palacete centenário que abriga música, gastronomia e cultura.
- Matilha Cultural: centro multicultural independente.
- Centro Cultural Banco do Brasil: CCBB São Paulo ocupa o prédio construído em 1901 com artes cênicas, cinema, exposições, música e educação.
- Sesc 24 de Maio: Espaço cultural de shows e exposições plásticas.
- Centro de Memória do Circo: Instituição voltada à preservação da memória e da cultura circense.
- Farol Santander: prédio cultural e gastronômico que reúne exposições e um museu permanente.
- Parlapatões: local de apresentações cênicas e de oficinais teatrais.
- Centro Cultural Correios: Centro Cultural dos Correios oferece atividades culturais nos campos das artes visuais, humanidades e música.
Diversidade e revitalização da região central
Além de ser um museu a céu aberto, o centro histórico de São Paulo também abriga diferentes encontros, inovação, pessoas diversas e oportunidades.
É fato que o centro histórico tenha sofrido um processo de degradação nos últimos anos, mas existe hoje um movimento de “ocupar e viver a cidade” abraçando a diversidade que essa região traz.
São empreendedores, lojistas, cidadãs e cidadãos que estão voltando os olhos e as atividades para o centro da capital. Inclusive, com mais atenção da prefeitura da cidade e do governo estadual, que vêm unindo forças para melhorar a infraestrutura e a segurança do local.
Onde Doutores da Alegria se encaixa?
Desde o início, Doutores da Alegria atua nos hospitais usando a arte do palhaço como condutora para promover e facilitar o acesso à cultura, sendo essa a missão central da organização.
O hospital, como um espaço improvável de acesso cultural, foi e é uma incubadora para afirmar que a arte pode ocupar locais adversos.
Além do programa de visitas nos hospitais, Doutores também traçou programas e atividades para serem realizados nas ruas e nos centros culturais – e onde mais a arte do palhaço for bem-vinda.
A organização já assinou e produziu peças cênicas, festivais, espetáculos e, inclusive, tem uma banda. Já pensou se Doutores da Alegria pudesse se apresentar na Praça das Artes, Parlapatões, Vale do Anhangabaú e afins? Ou mesmo se a Escola Doutores da Alegria fizesse um intercâmbio estudantil com a SP Escola de Teatro….
Estar no centro histórico de São Paulo abre um leque de possibilidades que beneficiam a atividade fim da organização e a própria população que resiste na região.
Mude com Doutores da Alegria, saiba mais e ajude a reforma da nova sede clicando neste link: https://bit.ly/mudecomDoutores.