Pacientes adultos e idosos, além de funcionários de hospital e de comunidades do entorno de oito hospitais do Estado do Rio de Janeiro recebem em maio uma programação cultural elaborada por Doutores da Alegria.
O projeto Plateias Hospitalares cria novos espaços de interação entre a arte e a saúde, ampliando o acesso à cultura por meio de apresentações em hospitais, além de trazer outro olhar artístico para companhias locais, que trazem espetáculos tradicionalmente exibidos em grandes palcos para enfermarias e corredores hospitalares, para um público que muitas vezes tem ali seu primeiro contato com a arte.
Veja a programação de maio:
11 de maio às 14h
Hospital Municipal da Piedade (geral) – Piedade
Companhia de Teatro Íntimo com o espetáculo “A balada do amor através das idades”
Na voz de nossos poetas, acompanhamos a saga entre duas pessoas em seus desencontros amorosos através das idades, até que, na velhice, descobrem que são almas que se buscam à muitas vidas.
Direção: Rafael Sieg
Texto: roteiro de poesias do grandes poetas brasileiros – Carlos Drummond, Vinicius de Morais, Adélia Prado, Manoel de Barros, Manuel Bandeira, Adélia Prado, Cecília Meireles…
Elenco: Fernanda Boechat e Caetano O’Maihlan
Duração: 40 minutos
12 de maio às 14h
Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (emergência) – Duque de Caxias
Conexão do Bem com o espetáculo “Game show”
Espetáculo interativo inspirado na estrutura de um programa de auditório, no qual a plateia é convidada a participar ativamente da cena. Cada apresentação se propõe como um espetáculo completamente diferente, onde o desenrolar das cenas e seus desfechos dependem da participação do público.
Direção e texto: Conexão do Bem
Elenco: André Dale, Felipe Haiut, Laura Araujo, Marianna Pastori, Nina Reis, Pedro Nêgo.
Duração: 40 minutos
17 de maio às 14h
Hospital Estadual Santa Maria (tuberculose) – Jacarepaguá
Cia Lunáticos Crew com o espetáculo “Reflexos instantâneos”
Após retornarem de uma temporada de anos morando na Europa, os irmãos Oz Gemeos decidem rever e matar a saudade do bairro boêmio da Lapa, onde fizeram história com seu breakdancing. Nesse passeio encontram dois antigos parceiros, o MC Big Papo Reto e o beatboxer Tommaso Nemore. A dupla de dançarinos os convida para o “rolé” e decidem mostrar um pouco do que aprenderam e usaram para sobreviver nas ruas do Velho Continente.
Direção: Jorge Sankler
Texto: Jorge Sankler & Jorge Luciano
Elenco: Jorge Sankler, Jorge Luciano, Antônio Cassiano e Tommaso Nemore
Duração: 60 minutos
18 de maio às 14h
Hospital Estadual Eduardo Rabello (geriatria) – Campo Grande
Pandorga Companhia de Teatro com o espetáculo “Juvenal, Pita e o velocípede”
Um teatro foi o lugar escolhido por Pita para reencontrar o amigo de infância que ela não vê há 30 anos. Juvenal hoje tem cerca de 40 anos. Enquanto espera a amiga chegar no teatro, ele relembra diversas histórias dos tempos de criança: como ele recebeu o nome de Juvenal, o dia em que ganhou o velocípede do tio, a paixão pelo personagem japonês Ultraman, como ele conheceu a Pita, entre outras.
Direção: Cadu Cinelli
Texto: Cleiton Echeveste
Elenco: Eduardo Almeida
Duração: 55 minutos
19 de maio às 14h
Hospital Estadual Tavares Macedo (hanseníase) – Itaboraí
Companhia Meraki com o espetáculo “Tirando a limpo – A história de um circo”
Uma dupla inseparável de faxineiras é contratada para limpar um circo que fechou, pois sua maior estrela, O Palhaço, fugiu! Neuza e Nilcéia, nossas personagens e autoras, partindo da notícia da fuga do Palhaço e dos objetos deixados para trás vão construindo uma trajetória imaginária para o artista em países fictícios. O Dono do Circo, o Mágico, A Mulher Barbada, O Homem Mais Forte do Mundo e A Bailarina se transformam em figuras que se relacionam com o cotidiano das duas trabalhadoras em uma história divertida e que é, acima de tudo, o retrato de uma amizade.
Direção: Breno Sanches
Dramaturgia: Breno Sanches com colaboração de Ana Luiza França e Aline Oliveira
Elenco: Ana Luiza França e Aline Oliveira
Duração: 50 minutos
23 de maio às 14h
Hospital Estadual Azevedo Lima (emergência) – Niterói
Companhia de Teatro Íntimo com a intervenção cênica “Poesia ao pé do ouvido”
Atores, música e poesia. Nossos grandes poetas (Drummond, Manoel de Barros, Vinícius, Manoel Bandeira,Quintana, Adélia, João Cabral, Cecília Meireles, entre outros) são levados ao pé do ouvido da plateia. O teatro se faz ainda mais íntimo. Músicas conhecidas pontuam a apresentação, aumentando a identificação entre atores e público. Cada dia, um roteiro. Cada apresentação, uma descoberta. O teatro se faz no momento presente. E a poesia contagia a todos.
Direção: criação coletiva da companhia
Direção musical: Fernando Escrich
Elenco: Ana Paula Lima, Bellatrix, Caetano O’Maihlan, Fernanda Boechat, Rafael Sieg, Gabriela Haviaras, Marcio Mariante.
Produção: Caetano O’Maihlan
10 de maio às 14h
Hospital Estadual Alberto Torres (emergência) – São Gonçalo
Os Tapetes Contadores de Histórias com o espetáculo “Mãos que contam”
Em belos livros de pano confeccionados artesanalmente são narradas histórias da tradição oral peruana que nos remetem à origem das coisas. No caso da “Mama Rayhuana”, conheceremos como surgem os alimentos, em “Raposa e o preá” e no “Mono Machin” saberemos das espertezas dos bichos para conseguir sobreviver, e conheceremos histórias da época em que os deuses andavam na terra no “O mistério das ilhas Pachacamac”, bem como a versão andina de “João e Maria” na “Atchique” (a bruxa das montanhas).
Direção: Cadu Cinelli
Texto: Contos da tradição oral andina e Os Tapetes Contadores de Histórias
Elenco: Edison Mego, CaduCinelli, Rosana Reátegui e Warley Goulart
Duração: 45 minutos