Depois de um mês marcado pelas festas juninas, os hospitais voltam a receber a programação cultural de costume, com apresentações de companhias variadas. Pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, além da comunidade do entorno, poderão encontrar nestes hospitais um espaço de cultura.
Toda a programação é de curadoria do Doutores da Alegria, que seleciona grupos e artistas locais para se apresentarem, criando uma agenda cultural em hospitais de regiões como Duque de Caxias, São Gonçalo, Piedade e Campo Grande. Neste mês, o destaque vai para os espetáculos. Confira:
04.07 às 14h no Hospital Municipal da Piedade – Piedade
Conexão do Bem com o espetáculo ‘Game Show’
Sinopse: Espetáculo interativo inspirado na estrutura de um programa de auditório, no qual a plateia é convidada a participar ativamente da cena. Cada apresentação se propõe como um espetáculo completamente diferente, onde o desenrolar das cenas e seus desfechos dependem da participação do público.
Direção e texto: criação coletiva Conexão do Bem
Elenco: André Dale, Felipe Haiut, Laura Araujo, Marianna Pastori, Nina Reis, Pedro Nêgo.
05.07 às 14h no Hospital Estadual Alberto Torres – São Gonçalo
Os Tapetes Contadores de Histórias com o espetáculo ‘Palavras Andantes’
Belos painéis e objetos criados no Brasil e Peru, cheios de detalhes, bolsos e surpresas, servem de cenário a fábulas e contos fantásticos da América Latina, com direito a espelho mágico que pode ver tudo, agulha mágica e um bosque encantado, pássaros da fauna brasileira como um teimoso pavão e viagem a mundos obscuros, naquele tempo que não havia sol. Os contadores narram: O espelho mágico (conto popular brasileiro, Luís da Câmara Cascudo), A agulha mágica (Cláudia Macchi, Argentina), O pavão do abre-e-fecha (Ana Maria Machado, Brasil) e Como o sol passou a brilhar no mundo (conto tradicional africano).
Elenco: Cadu Cinelli, Rosana Reátegui, Edison Mego e Warley Goulaart
11.07 às 14h – Hospital Estadual Adão Pereira Nunes – Duque de Caxias
Pandorga Companhia de Teatro com o espetáculo ‘Juvenal, Pita e o Velocípede’
Um teatro foi o lugar escolhido por Pita para reencontrar o amigo de infância que ela não vê há 30 anos. Juvenal hoje tem cerca de 40 anos. Enquanto espera a amiga chegar no teatro, ele relembra diversas histórias dos tempos de criança: como ele recebeu o nome de Juvenal, o dia em que ganhou o velocípede do tio, a paixão pelo personagem japonês Ultraman, como ele conheceu a Pita, entre outras.
Direção: Cadu Cinelli
Texto: Cleiton Echeveste
Elenco: Eduardo Almeida
13.07 às 14h – Hospital Estadual Azevedo Lima – Niterói
Companhia de Teatro Íntimo com a intervenção ‘Poesia ao Pé do Ouvido’
Sinopse: Atores, música e poesia. Nossos grandes poetas (Drummond, Manoel de Barros, Vinícius de Morais, Manuel Bandeira,Quintana, Adélia, João Cabral, Cecília Meireles, entre outros) são levados ao pé do ouvido da plateia. O teatro se faz ainda mais íntimo. Músicas conhecidas pontuam a apresentação, aumentando a identificação entre atores e público. Cada dia, um roteiro. Cada apresentação, uma descoberta. O teatro se faz no momento presente. E a poesia contagia a todos.
Direção: criação coletiva Companhia de Teatro Íntimo
Direção musical: Fernando Escrich
Elenco: Ana Paula Lima, Bellatrix, Caetano O”Maihlan, Fernanda Boechat, Rafael Sieg, Gabriela Haviaras, Marcio Mariante.
Produção: Caetano O”Maihlan
17.07 às 14h – Hospital Estadual Eduardo Rabello – Campo Grande
Companhia Meraki com o espetáculo ‘Tirando a Limpo – A História de um Circo’
Uma dupla inseparável de faxineiras é contratada para limpar um circo que fechou, pois sua maior estrela, O Palhaço, fugiu! Neuza e Nilcéia, nossas personagens e autoras, partindo da notícia da fuga do Palhaço e dos objetos deixados para trás, vão construindo uma trajetória imaginária para o artista em países fictícios. O Dono do Circo, o Mágico, A Mulher Barbada, O Homem Mais Forte do Mundo e A Bailarina se transformam em figuras que se relacionam com o cotidiano das duas trabalhadoras em uma história divertida e que é, acima de tudo, o retrato de uma amizade.
Direção: Breno Sanches
Dramaturgia: Breno Sanches com colaboração de Ana Luiza França e Aline Oliveira
Elenco: Ana Luiza França e Aline Oliveira
25.07 às 14h – Hospital da Mulher Heloneida Studart – São João de Meriti
Cia Teatral Milongas com o espetáculo ‘Conversas Inversas Histórias Diversas’
Sinopse: Dois contadores de histórias, com muita criatividade, propõem apresentar o clássico conto O Gargalo da Garrafa, de Hans Christian Andersen, de uma maneira muito inusitada: de trás para frente. Através da música e do bom humor, eles buscam uma nova maneira de enxergar as coisas, de forma que a ordem pode ser invertida e que nenhuma história precisa
ter, necessariamente, um ponto final.
Direção e texto: Breno Sanches
Elenco: Adriano Pellegrini e Matheus Rebelo