Na próxima semana, a EDA (Escola Doutores da Alegria) vai promover uma semana de aulas diferente na região central de São Paulo.
As portas da classe estarão abertas ao público geral para uma série de roda de conversa com a turma do PFPJ (Programa de Palhaço para Jovens) e pessoas convidadas no Conversas Nômades.
Os encontros gratuitos serão realizados entre os dias 22 e 25 de julho, sempre às 9h, em parceria com o Centro de Memória do Circo, visando promover o diálogo entre assuntos contemporâneos importantes e a palhaçaria.
As rodas de conversa terão a mediação de participantes do PFPJ com a presença de artistas, pessoas pesquisadoras da área da saúde e cênicas e demais pessoas formadoras, como Paula Ayub, Larissa Trindade, Vulcanica Pokaropa, Guilherme Wander e Luana Miranda.
Essa ação faz parte da formação do PFPJ, onde turma será instigada a refletir sobre a relação com o riso, a comicidade e a filosofia, pluralidades cômicas encontradas no universo circense, neurodiversidade na arte e a desconstrução do olhar eurocêntrico da palhaçaria.
Veja abaixo os detalhes dos encontros e os temas que serão abordados por dia. Não é necessário realizar inscrição para participar do evento.
Cronograma Conversas Nômades
Na periferia do Riso e do Risco | 22/07 – 09h
Convidada: Luana Miranda
Mediação: Hugo Nalbert – estudante do PFPJ
Ementa: O encontro tem como base o filósofo Henri Bergson em sua obra “O Riso”. O objetivo deste encontro é desmistificar a leitura filosófica e oferecer um primeiro contato com esta linguagem, para que, a partir disso, as pessoas possam tornar consciente suas ferramentas em um espaço seguro de conexão e compartilhamento de vivências cômicas com e sem nariz de palhaço. Por meio das discussões, as pessoas são encorajadas a explorar sua própria relação com o riso, a comicidade e a filosofia, reconhecendo como esses elementos influenciam suas percepções e interações cotidianas. Ao longo do processo, também são incentivadas a desenvolver uma perspectiva crítica e reflexiva, enriquecendo suas compreensões sobre a comicidade e, também, sua apreciação pelas complexidades da experiência humana.
Bio: Luana Miranda é professora nascida na periferia da cidade de Mauá. Desde a adolescência foi movida pela intersecção entre arte e pensamento, o que a levou a se graduar em Filosofia pela Unifesp. Seu interesse pelo ensino e pela divulgação do pensamento filosófico a leva, hoje, para uma pesquisa autônoma pela filosofia decolonial. Atualmente é educadora no Museu da Língua Portuguesa, lugar que torna possível explorar e praticar suas pesquisas. Para além da educação museal, Luana dá cursos e oficinas que propõem discutir a filosofia de forma prática e facilitada, criou em 2024 a oficina “Despertando o Riso Suburbano”, que se baseia em uma abordagem Teórico prática sobre a obra “O Riso” do filósofo Henri Bergson.
Pluralidades nas PalhaçariaS | 23/07 – 9h
Convidada: Vulcanica Pokaropa Costacurta Rodrigues
Mediação: Thainá de Freitas – estudante do PFPJ
Ementa: Debateremos sobre as pluralidades cômicas encontradas no universo circense e fora dele, trazendo referências das comicidades indígenas, negras, trans, pcd, feministas, lgbtqiapn+. Será abordado temas sobre figurino, dramaturgia e construção da figura cômica, onde serão analisadas esquetes trazidas no livro “Palhaços”, de Mário Bolognesi, refletindo sobre os gatilhos que geram riso e as opressões estruturais que as esquetes trazem consigo.
Breve Bio: Vulcanica Pokaropa é travesti formada em fotografia, mestra em teatro pela Udesc, doutoranda em artes pela Unesp. Sua pesquisa aborda a presença de pessoas transexuais, travestis e não bináries nas artes do corpo. Integra a Cia Fundo Mundo de circo, formada exclusivamente por pessoas trans. Performer, poeta, artista visual e produtora cultural.
Neurodiversidade na arte e caminhos na inclusão | 24/07 – 09h
Convidada: Larissa Trindade e Paula Ayub
Mediação: Agatha Selva – estudante do PFPJ
Ementa: Uma conversa sobre a importância da arte na neurodiversidade e a conscientização do anticapacitismo como ferramenta de acesso e inclusão social.
Breve Bio: Larissa Trindade, autista, artista, educadora social. Estudante de Pedagogia, formada no programa de Formação Artística Profissionalizante em Palhaçaria dos Doutores da Alegria e no Teatro de Máscaras pelo Centro de Pesquisa da Máscara. Atualmente integra o Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores do Theatro Municipal de São Paulo na área da Cenotécnica. É colaboradora no projeto socializando, idealizado por Helena Cruz e Paula Ayub, mediando grupo de jovens típicos e atípicos para o treino de habilidades sociais. Voluntária no Centro Especializado no Transtorno do Espectro Autista da UNIFESP. Contribuiu como educadora, palestrante e através de entrevistas acerca dos temas autismo, arte e inclusão em equipamentos culturais, de saúde mental e veículos de comunicação.
Breve Bio: Paula Ayub é psicóloga clínica, terapeuta familiar (PUC – SP) e formada pelo Certificado Internacional de Práticas Colaborativas. Fundadora e mantenedora do Centro de Convivência Movimento, local de atendimento de atividades diárias e lazer para autistas de nível de suporte 2 e 3. Idealizadora, em parceria com Helena Cruz, do projeto Socializando, grupo de jovens típicos e atípicos para mediação social. Membro do grupo de voluntários Eu Me Protejo para prevenção contra a violência sexual de pessoas com deficiência, crianças e adolescentes. Membro da Associação Brasileira de Terapia Familiar. Membro do Grupo de Trabalho em TEA da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Membro do Grupo de Trabalho sobre eventos e atividades do CRP-SP para psicólogos e pessoas com deficiência.
Membro da equipe do TEAMM do ambulatório da UNIFESP. Autora de artigos em revistas científicas e capítulos de livros. Colunista do Canal Autismo.
Racialidade nas PalhaçariaS | 25/07 – 09h
Convidado: Guilherme Wander
Mediação: Santie – estudante do PFPJ
Ementa: A partir da desconstrução do olhar estrutural eurocêntrico da cena, a discussão é voltada para pensar em criações, estéticas, possibilidades, racialidade e construção decolonial para corpos dissidentes nas palhaçarias.
Breve Bio: Arte-educador, palhaço, ator, diretor e dramaturgo. É integrante do elenco de Doutores da Alegria como orientador artístico. Pesquisador de máscaras cômicas, comicidades de corpos dissidentes no desenvolvimento pedagógico e artístico no Clã estúdio das artes cômicas. Pesquisador de pedagogias antirracistas dentro e fora da sala de aula.
Serviço
Conversas Nômades
De 22 a 25 de julho de 2024, início às 09h.
Centro de Memória do Circo – Av. São João, 473 – Centro
Evento gratuito.