Alunos e palhaços profissionais que já passaram pela Escola dos Doutores da Alegria apresentam ao público cenas de sua autoria em um evento gratuito no mês de junho.
A Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT), centro de referência e resistência artística no Brasil e na América Latina, abre suas portas para receber a Mostra de Criação Artística dos Alunos e Ex-Alunos, conhecida como Mocrea. A mostra acontece nos dias 4 e 5 de junho (sábado e domingo) às 20 e às 19h respectivamente, na ELT, que fica na Praça Rui Barbosa, 12, em Santo André (entrada pelo galpão lateral). A classificação é livre.
As cenas são criadas a partir da pesquisa em sala de aula ou desenvolvidas fora da Escola pelos ex-alunos, hoje atuantes na cena artística. A Mocrea abre espaço para dividir pesquisas e processos artísticos, e esta troca revela o pensamento de uma escola implicada em formar e difundir com excelência a linguagem do palhaço.
A mostra é uma ação derivada do Programa de Formação de Palhaço para Jovens, realizado em São Paulo. A formação se destina a jovens de comunidades populares, que desejam ingressar na área artística, e tem uma metodologia única, com duração de dois anos e meio. O programa prevê uma bolsa de R$ 450 e atualmente é o único curso gratuito de longa duração (2 mil horas/aula) na linguagem do palhaço do Brasil.