“O universo do circo tem servido, ao longo do tempo, como porta de entrada para a descoberta da experiência cultural. A memória herdada do circo – linguagem multifacetada e plural –, por vezes, favorece novas oportunidades de vivências e encantamentos, seja pela identificação com seus personagens de capacidades e realizações sobre-humanas, seja por relembrar, com seus erros, gagues e ironias, a fragilidade da condição humana.”
Esse belo texto apresenta a 3ª edição do CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo, que acontece de 29 de maio a 07 de junho em 14 unidades do Sesc na grande São Paulo. Serão apresentados 15 espetáculos internacionais e 13 nacionais, entre estreias e espetáculos inéditos, além de intervenções artísticas, atividades formativas, exposição, workshop, encontro entre profissionais e debates.
“O Sesc busca contribuir com a qualificação da produção nacional em diálogo com a produção internacional, bem como a construção do pensamento sobre a linguagem no país, valorizando os processos de reflexão e aprendizagem próprios ao circo.“, conta Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.
A programação abrange brasileiros com a Nau de Ícaros, que está na estrada desde 1992 e volta a encenar um espetáculo infantil após dez anos e estrangeiros como o Circolombia, com seus acrobatas executando movimentos enquanto cantam e dançam ao vivo, ao som de uma trilha original que mistura ritmos latinos e caribenhos ao drum’n’bass e jungle londrinos. Para todas as idades!
Saiba mais no site do CIRCOS: www.circos.sescsp.org.br/programacao.