A associação Doutores da Alegria lança o quinto volume da série Boca Larga, em edição virtual e gratuita. “Boca Larga – Tempos de Pandemia” traz textos de diversos colaboradores da associação, entre artistas e profissionais multidisciplinares, sobre os impactos do novo coronavírus nos ofícios de cada área.
O Boca Larga teve sua última edição em 2008, com pesquisas e reflexões focadas na prática artística, fruto de um olhar apurado sobre a experiência de atores e atrizes que atuam em hospitais.
Doze anos depois, ele foi revisitado por Lourdes Atié, diretora de Formação da Escola Doutores da Alegria, que propôs um novo olhar: por que não incluir reflexões de todos os trabalhadores da organização, ampliando o escopo artístico?
“Na associação, o que mais aparece é o trabalho dos palhaços, mas essa atuação se materializa por meio de um esforço coletivo de diferentes profissionais que, em tempos de pandemia, fortaleceu ainda mais os canais colaborativos”, diz ela. O convite à escrita foi aberto a todos e se materializou em 45 textos tendo o distanciamento social como pano de fundo.
“A ideia foi abraçada por muitos que, corajosamente, expuseram como se sentem, aprendem e desfrutam, buscando caminhos para viver em tempos tão difíceis”, diz Lourdes.
O Boca Larga traz o registro coletivo desse tempo. O conteúdo dos textos é vasto: há reflexões sobre o sentimento de impotência diante do vírus, sobre solidão, confinamento e saudade. E também relatos de união, de reinvenção do trabalho e descobertas de potências individuais e coletivas. Um prato cheio para entender as cabeças que pensam, criam e contribuem para os quase 30 anos da organização.
Com coordenação editorial e organização de Lourdes Atié, editoria de arte e projeto gráfico de Iêda Alcântara, capa de Danilo Lima e assistência editorial e revisão de Gabriela Caseff.
Acesse aqui para ler Boca Larga – Tempos de Pandemia no formato flipbook, como se estivesse passando as páginas. Ou clique aqui para fazer o download da versão em PDF.