Desde 2006, Doutores da Alegria tem o compromisso em tornar público seus principais dados e informações de forma mais leve, didática e acessível. O chamado Balanço Anual reúne o Raio-x da organização, ilustrando as ações e impactos de Doutores em livros colecionáveis.
A cada ano, a organização escolhe um tema que melhor representa os trabalhos desenvolvidos no período para dialogar com o público. Em 2023, o tema não poderia ser outro.
Para convidar as pessoas a mergulharem em tudo que aconteceu no último ano, Doutores da Alegria definiu o tema “diversidade”.
De fato, 2023 foi um período importante para impulsionar a continuidade de ações que começaram ainda em 2016_ com o Código de Conduta Ética, alinhando diretrizes e melhores práticas em respeito social.
No Balanço Anual 2023, o público pode se debruçar sobre os detalhes que foram (e vêm sendo) empregados internamente e externamente na associação.
Como, por exemplo, a contratação de artistas negros e negras e incentivo de encontros mensais de letramento racial para as equipes internas.
Esse é um reflexo e posicionamento importante frente às mudanças necessárias que vêm ocorrendo na sociedade.
Mas, para ler todo o conteúdo na íntegra sobre o que Doutores vem realizando, clique aqui.
O que tem no Balanço 2023 de Doutores da Alegria?
Para esse ano, Doutores da Alegria vem com uma novidade que pode agradar crianças de 4 a 100 anos: espaços e ilustrações interativas.
Ao longo do livro, as pessoas podem interagir, escrever e rabiscar (por que não?) pontos específicos que são estimulados a partir de brincadeiras dos próprios palhaços e palhaças da organização.
Por exemplo: você sabe qual é o remédio que vai à padaria? Clique aqui para responder!
Até onde Doutores da Alegria foi em 2023?
2023 foi um ano de organização!
Como o próprio diretor-presidente escreveu, Doutores da Alegria passou os últimos anos organizando a casa. “Para além da nova governança, de uma nova tarefa institucional, das respostas à pandemia e das políticas de diversidade, a diretoria capitaneou ações para contornar as consequências de dois anos sem aprovação de planos anuais pela Lei Rouanet” – que até hoje reverbera.
Mas, apesar dos obstáculos, a organização ainda pôde dar continuidade às principais ações nos hospitais, (re)começar a expansão de hospitais parceiros atendidos, desenvolver novas atividades fora da organização e despertar projetos que estavam adormecidos desde a pandemia.
No meio digital, quase 4 milhões de pessoas foram alcançadas nas redes sociais, sendo engajadas diariamente pelo time interno que foi construído dentro das políticas de mudanças. Sendo esses canais importantes para difundir a importância da cultura por meio da arte do palhaço.
Arrecadação de recursos em emergência
Não é novidade que muitas empresas e organizações foram duramente impactadas com tantas mudanças durante a pandemia da Covid-19 – afinal, a preocupação maior era a saúde da população.
Desde então, e também por restrições impostas à LIC (Lei de Incentivo à Cultura) pelo antigo Governo Federal, Doutores da Alegria vem lutando a duras penas para se manter em atividade.
Ao longo do ano, a organização precisou recorrer à reserva de emergência – construída com muito esforço – para ficar de pé. Mesmo com a retomada do Ministério da Cultura este ano e dos planos anuais aprovados, as captações ficaram abaixo do esperado. Cenário que ainda se estende em 2024.
Para ler o Balanço 2023 na íntegra, com detalhes de tudo que aconteceu em Doutores da Alegria, de dentro para fora, acesse este link. Boa leitura!