Entre 7 e 11 de abril, o Ministério da Saúde realizou em diferentes cidades brasileiras a Semana Nacional de Humanização, em continuidade às celebrações de 10 anos da Política Nacional de Humanização (PNH), iniciadas em 2013. A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro convidou a organização Doutores da Alegria para participar de um debate sobre saúde e cultura.
Soraya Saide, nossa coordenadora de Formação, participou de uma mesa redonda falando sobre o papel do palhaço no hospital. Também compuseram a mesa profissionais da área de Psiquiatria, da Rede de Terreiros, da Casa do Índio e da Rede Fitovida. À tarde rolou um debate entre grupos artísticos e apresentamos o projeto Plateias Hospitalares, seguido de uma apresentação do Bando de Palhaços, nosso parceiro no Rio de Janeiro.
Durante a Semana Nacional de Humanização, mais de 700 atividades foram propostas por instituições que constituem a rede de saúde do país, com o objetivo de estimular a mobilização e a reflexão de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre avanços e desafios para a humanização.
Foi um dia de intensa troca de experiências e intercâmbio cultural. Veja as fotos!
Soraya Saide, coordenadora de Formação do Doutores da Alegria:
O grupo Bando de Palhaços, nosso parceiro no projeto Plateias Hospitalares: