. Linha do tempo: do início da pandemia à volta aos hospitais – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Linha do tempo: do início da pandemia à volta aos hospitais

21 de janeiro de 2022
Tempo de leitura: 5 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 0
Compartilhar 0

Ao longo de 29 anos, desde que o trabalho nos hospitais começou, Doutores da Alegria nunca havia interrompido os atendimentos nas alas pediátricas. Até que veio a pandemia de Covid-19 e tudo mudou.

O intuito desta linha do tempo é registrar nossa memória. Daqui a alguns anos, vamos voltar a esse arquivo, lembrar o que vivemos e nos orgulhar do quanto conseguimos fazer, mesmo na adversidade.

Quem vier depois de nós, também vai saber da nossa história e valorizar ainda mais o trabalho nos hospitais.

A vida seguia normalmente até que…

A pandemia de Covid-19 fez com que Doutores da Alegria decidisse interromper as visitas dos palhaços aos hospitais. Era dia 17 de março de 2020.

No dia 16 de abril de 2020, começamos a postar a série “Delivery Besteirológico”. Das suas casas, os palhaços produziram vídeos que foram para as redes sociais e para os grupos de mensagens dos hospitais. De 10 de abril de 2020 a 20 de dezembro de 2020, mais de 1.300 vídeos foram produzidos e 250 foram postados nas redes sociais.

No dia 19 de maio de 2020, Dra. Emily (Vera Abbud) e Dr.Chico Batavô (Nilson Domingues) voltaram aos hospitais de modo virtual, atendendo aos pacientes individualmente, por meio de um tablet que era levado de leito em leito por um profissional do hospital. O projeto Plantão Besteirológico começou a ser testado no Hospital M’ Hospital Municipal M’boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch, em São Paulo.

No dia 17 de junho de 2020, os artistas que participavam do Plateias Hospitalares, no Rio de Janeiro, começaram a gravar vídeos para os hospitais no projeto “Delivery Plateias”. O primeiro desses vídeos foi Olukwê: um conto da tradição oral africana, de Juliana Correia, do grupo Baobazinho. Ao longo do projeto, 35 vídeos foram produzidos com os artistas parceiros.

No dia 15 de julho de 2020, a experiência do atendimento virtual começou no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci).

Conversa virtual pouco antes de começar os trabalhos no Itaci

O trabalho virtual, por meio do tablet, foi sendo expandido aos poucos: no dia 18 de agosto de 2020, chegamos ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (ICR); no dia 25, ao Hospital Geral do Grajaú.

Com os atendimentos virtuais, conseguimos fazer intercâmbios entre os palhaços do elenco de São Paulo e do Recife. No dia 13 de outubro de 2020, Dra. Svenza (Luciana Pontual), do Recife, atendeu no Hospital Universitário, em São Paulo, com Dr. Sandoval (Sandro Fontes).

No dia 15 de outubro de 2020, Dr. Lui (Luciano Pontes) trabalhou no ICR, em São Paulo, com Dra. Pamplona (Gabriela Zanola).

Dra. Baju (Juliana de Almeida) fez dupla com Dr. Dus’Cuais no dia 22 de outubro de 2020, no Hospital Universitário, em São Paulo.

No dia 4 de novembro de 2020, o projeto Plantão Besteirológico começou no Recife, no Hospital da Restauração. Os palhaços atendiam às crianças virtualmente por meio do tablet.

No dia 5, o atendimento virtual aconteceu pela primeira vez no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, também na capital pernambucana.

Atendimento virtual no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife

Na semana seguinte, no dia 12 de novembro de 2020, voltamos no formato virtual ao Hospital Barão de Lucena, no Recife.

No dia 7 de dezembro de 2020, começamos os atendimentos virtuais no Imip (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira). Três dias depois, no dia 10 de dezembro, chegamos ao Procape. Todos os hospitais atendidos pelos Doutores da Alegria no Recife estavam cobertos pelos atendimentos on-line.

No ano seguinte, no dia 8 de janeiro de 2021, o Hospital Santa Marcelina, de São Paulo, começou a receber os palhaços via tablet. O projeto chegou ao Hospital do Mandaqui no dia 26 de janeiro e ao Hospital do Campo Limpo no dia 15 de fevereiro de 2021. Todos os hospitais atendidos pelos Doutores da Alegria em São Paulo estavam então participando do projeto Plantão Besteirológico.

Dra. Bolot’s e Dra. Pamplona atendendo virtualmente

No Rio de Janeiro, os artistas que participavam do projeto Plateias Hospitalares começaram a se apresentar ao vivo, por meio de uma live, nos hospitais. O primeiro Plateias Convida aconteceu no dia 22 de abril de 2021, no Hospital Estadual da Mulher, com Os Tapetes Contadores de Histórias.

A segunda edição do Plateias Convida foi no dia 18 de maio de 2020, no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, no Rio de Janeiro, com os grupos Adorável Cia e Bagunço.

No dia 29 de junho de 2021, o Plateias Convida teve uma edição junina, no Hospital Estadual Azevedo Lima, no Rio de Janeiro. Os grupos Conexão do Bem, Bagunço e Dra. Baju (Juliana de Almeida) se apresentaram virtualmente, ao vivo.

Plateias Convida teve edição especial de São João

A vacina começou a chegar…

A primeira palhaça que voltou aos hospitais foi Dra. Tutty Bolot´s (Suzana Aragão), no dia 7 de julho de 2021. A artista Suzana Aragão foi vacinada durante uma pesquisa de teste de vacinas no Hospital das Clínicas. A imunização permitiu que Dra. Tutty Bolot´s voltasse presencialmente ao Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci), em São Paulo, e levasse o parceiro, Dr. Zequim (Nereu Afonso), ainda em home office, aos leitos pediátricos por meio do tablet.

O segundo palhaço imunizado da equipe foi Dr. Pistolinha (Duico Vasconcelos), que tomou a vacina de dose única. Assim, no dia 4 de agosto de 2021, Dr. Pysthollynha voltava aos hospitais no M’boi Mirim, em São Paulo. O atendimento passou a ser híbrido: Dr. Pysthollynha carregava Dra. Emily (Vera Abbud) no tablet.

Os palhaços que terminavam o ciclo de vacinação, iam voltando aos hospitais

Ainda no dia 4 de agosto, mas no Rio de Janeiro, o projeto Plateias Convida foi realizado no Instituto Nacional de Cardiologia, com apresentações ao vivo, on-line, de Guga Morales, Bagunço e participação da Dra. Baju (Juliana de Almeida).

No dia 19 de agosto de 2021, Dr. Pinheiro (Du Circo) volta presencialmente ao Hospital do Campo Limpo, em São Paulo, carregando o parceiro Dr. Valdisney (Val Pires) no tablet.

No dia 1 de setembro de 2021, o Plateias Convida foi no Hospital Municipal da Piedade, no Rio de Janeiro, com Horácio Storani, Os Siderais e a participação do Dr. Fritz (Dênis Goyos).

O primeiro hospital que recebeu a dupla de palhaços presencialmente, no formato tradicional do atendimento, foi o Hospital do Campo Limpo, em São Paulo, no dia 12 de setembro de 2021 com a dupla Dr. Pinheiro (Du Circo) e Dr. Valdisney (Val Pires).

No dia 13 de setembro de 2021, Dra. Pamplona (Gabriela Zanola) volta presencialmente ao Hospital do Mandaqui, em São Paulo. No tablet, a palhaça carregava o parceiro Dr. Dus’Cuais (Henrique Rímoli).

Dra. Pamplona carregou sua dupla no tablet

No dia 13 de outubro de 2021, voltamos ao ICR, em São Paulo, no formato híbrido. Dr. Cavaco (Anderson Machado) e Dra. Lola Brígida (Luciana Viacava) já estavam vacinados, mas se revezavam presencialmente.

No mesmo dia, 13 de outubro de 2021, voltamos presencialmente ao Hospital do Mandaqui, em São Paulo.

No dia seguinte, 14 de outubro de 2021, estávamos de volta ao Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da USP.

Artistas de volta ao Hospital Universitário

No dia 18 de outubro de 2021, voltamos presencialmente aos hospitais no Recife, começando pelo Hospital da Restauração.

No dia seguinte, 19 de outubro, voltamos ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz, ao Procape, e ao Hospital Barão de Lucena.

No dia 20 de outubro de 2021, o Hospital Santa Marcelina, em São Paulo, voltou a receber a dupla de besteirologistas presencialmente.

Cinco dias depois, no dia 25 de outubro, os palhaços estavam de volta ao M’boi Mirim.

Voltamos aos hospitais presencialmente no Rio de Janeiro, no projeto Plateias Hospitalares, no dia 27 de outubro de 2021, no Hospital Estadual Alberto Torres, com a banda Bagunço.

No dia 8 de novembro, retornamos os atendimentos presenciais no Imip, no Recife.

Arilson Lopes. Dra. Baju e Dr. Lui no Imip

No dia 16 de novembro de 2021, o ICR voltou a receber a dupla de palhaços presencialmente.

Finalmente, voltamos a (quase) todos os hospitais! O Hospital do Grajaú passou a receber os palhaços presencialmente no dia 23 de novembro de 2021.

No Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci), em São Paulo, o atendimento continua no formato híbrido porque a artista Layla Ruiz (Dra. Pororoca) está grávida! Sendo assim, Dr. Zequim (Nereu Afonso) vai presencialmente ao hospital e leva a parceira por meio do tablet às enfermarias.

No dia 15 de dezembro, o projeto Plateias Hospitalares fez uma apresentação especial com a Adorável Cia para idosos e funcionários do Hospital Estadual Eduardo Rabello.

Plateias Hospitalares também voltou às atividades

Dois dias depois, 17 de dezembro, a apresentação presencial do Plateias Hospitalares foi no Hospital Municipal da Piedade, com a banda Bagunço.

No dia 17 de dezembro, os palhaços entraram de recesso. O início das atividades em 2022 é no dia 24 de janeiro. De volta aos hospitais mais uma vez!

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.