INSCRIÇÕES PRORROGADAS – SE INSCREVA ATÉ O DIA 8 DE SETEMBRO DE 2023
(atualizado em 31/08/2023)
______________________________________
No intuito de criar uma experimentação da arte do palhaço para jovens artistas, Doutores da Alegria abre edital para selecionar bolsistas para o curso Jovens Brincantes – Iniciação à Palhaçaria, em Recife.
Com início previsto para o dia 25 de setembro, o curso tem a comicidade e o espírito de brincantes populares como eixos de estudos e é dividido em três módulos: movimento, sonoridade e habilidades.
As aulas serão ministradas presencialmente toda segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 12h, no COMPAZ (Centro Comunitário da Paz), em Madalena, Recife.
O curso é gratuito e voltado para jovens de 17 a 25 anos em situação de vulnerabilidade social que desejam se aperfeiçoar no campo artístico, com bolsa-auxílio mensal para cobrir gastos com transporte e alimentação, no valor de R$ 462,00.
São 25 vagas abertas para jovens recifenses com renda per capita de R$ 666,00, ou renda familiar de até 3 salários mínimos, e que estejam matriculados ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio na rede pública de ensino.
As pessoas interessadas e que cumpram os requisitos de participação podem se inscrever até o dia 31 de agosto pelo e-mail brincantes@doutoresdaaleria.org.br, por correio, com envio de documentos e carta contendo a justificativa: “Por que você quer participar do curso Jovens Brincantes – Iniciação à Palhaçaria?”, ou pessoalmente na sede, de segunda a quarta, das 09h às 12h e das 14h às 17h.
As aulas do curso Jovens Brincantes acontecem até o dia 15 de dezembro, com entrega de certificado de participação para os concluintes.
Consulte o cronograma geral da seleção, requisitos de participação, documentação necessária para inscrição e endereço de envio pelos correios no Edital Prorrogado – clique aqui para baixar
O presente edital não tem a finalidade de selecionar pessoas para o elenco de Doutores da Alegria.
Sobre o curso Jovens Brincantes
O curso Jovens Brincantes – Iniciação à Palhaçaria tem como referência o PFPJ (Programa de Formação para Jovens Palhaços) de São Paulo, que oferta uma formação artística para ampliar o acesso de jovens paulistas no mercado de trabalho com repertório artístico cultural.
A metodologia utilizada na formação do curso tem foco na experiência artística e no incentivo de conhecimentos práticos e teóricos, com autonomia de criação e apoio ao acesso à cultura e à transformação social.
As aulas serão ministradas por artistas formadores da unidade de Recife de Doutores da Alegria, com realização de duas oficinas por módulo, sendo elas:
- 1º módulo | Movimento: oficinas de “corpo presente” e “danças populares” (cavalo marinho, caboclinho e capoeira);
- 2º módulo | Sonoridades: oficinas de “o corpo da voz” (a voz falada e a voz cantada) e “sons, objetos e instrumentos” (introdução à musicalização);
- 3º módulo | Habilidade: oficinas de “jogo e comicidade” e “artes circenses”.
Sendo um curso voltado para a iniciação à prática da palhaçaria, Jovens Brincantes não se destina a formar palhaços.