Doutores da Alegria inicia nesta semana sua programação de carnaval em hospitais de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. Serão 20 desfiles acontecendo simultaneamente durante o mês de fevereiro, convidando crianças e adolescentes internados, acompanhantes e profissionais dos hospitais a brincarem nos cortejos musicais.
“Os blocos estão de volta após três anos de pandemia e os artistas ocuparão corredores e enfermarias, levando a energia e irreverência do carnaval para dentro de hospitais públicos”, diz Ronaldo Aguiar, diretor artístico da associação Doutores da Alegria.
Em São Paulo, o Bloco do Riso Frouxo dá a largada na segunda-feira (6) no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas. A ideia é resgatar o carnaval de rua, apresentando ao público marchinhas inspiradas no universo hospitalar.
No Recife, o Bloco do Miolinho Mole completa 16 anos homenageando o carnaval de Pernambuco, um dos mais tradicionais do país. Serão quatro hospitais visitados a partir da quarta-feira (8).
O repertório musical inclui paródias de canções como ‘Voltei Recife’, de Capiba, e composições dos próprios artistas, como ‘Dança da Ambulância’, de Henrique Rímoli, e ‘Ninguém Solta a Mão de Ninguém no Miolinho Mole’, de Juliana de Almeida.
As fantasias dos palhaços celebram a tradição da festa popular: Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira) homenageia o Bloco das Flores, Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), o Homem da Meia-Noite; Dr. Gonda (Tiago Gondim), o Maracatu Piaba de Ouro; Dra. Muskyta (Olga Ferrario), os papangus de Bezerros, entre outros.
“É uma festa que tem muita importância para os pernambucanos. Celebrar essa data nos hospitais em toda sua potência, depois de tudo que vivemos, principalmente na área da saúde, é especial”, afirma Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife.
No Rio de Janeiro, onde Doutores da Alegria leva companhias artísticas para hospitais, o Bloco da Seringa Solta será comandado pela Orquestra Circônica, selecionada por meio do Edital Plateias Hospitalares. Os desfiles iniciam na segunda-feira (6) no Hospital Municipal da Piedade.
O repertório da Orquestra Circônica mescla músicas de circo e desenhos animados, além de temas clássicos do jazz e de artistas como Charlie Chaplin e Edith Piaf, incorporados às marchinhas de carnaval que conduzem as fanfarras cariocas. Números cômicos musicais inspirados em clássicos circenses e performances de habilidades conduzem o cortejo.
“Será um resgate do prazer de brincar junto, sorrir e foliar coletivamente”, completa Ronaldo Aguiar.
Programação de carnaval nos hospitais
São Paulo
O Bloco do Riso Frouxo inicia o desfile às 10h.
6 de fevereiro – Instituto da Criança do Hospital das Clínicas
7 de fevereiro – Hospital Geral do Grajaú e Hospital Santa Marcelina
8 de fevereiro – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil e Hospital do Mandaqui
9 de fevereiro – Hospital Universitário
13 de fevereiro – Hospital Santa Marcelina
14 de fevereiro – Instituto da Criança do Hospital das Clínicas
15 de fevereiro – Hospital M’Boi Mirim
16 de fevereiro – Hospital Municipal do Campo Limpo
Recife
O Bloco do Miolinho Mole inicia o desfile às 10h.
8 de fevereiro – Hospital da Restauração
9 de fevereiro – Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape
13 de fevereiro – Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip)
14 de fevereiro – Hospital Barão de Lucena
Rio de Janeiro
O Bloco da Seringa Solta inicia o desfile às 14h.
6 de fevereiro – Hospital Municipal da Piedade
7 de fevereiro – Hospital da Mulher Heloneida Studart / São João de Meriti
8 de fevereiro – Hospital Estadual Alberto Torres / São Gonçalo
13 de fevereiro – Hospital Estadual Azevedo Lima / Niterói
14 de fevereiro – Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes / Duque de Caxias
15 de fevereiro – Hospital Estadual Eduardo Rabello / Campo Grande