. Bloco do Miolo Miolo Mole desfila dia 20 de fevereiro em Recife – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Bloco do Miolo Miolo Mole desfila dia 20 de fevereiro em Recife

31 de janeiro de 2020
Tempo de leitura: 1 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 1
Compartilhar 0

Todo ano as ruas do Recife Antigo se transformam em uma avenida cheia de cores e sons para celebrar o carnaval. Quem também passa por lá e arrasta uma legião de foliões é o Bloco do Miolo Mole, criado há 17 anos pelos Doutores da Alegria.

A saída do bloco acontece no dia 20 de fevereiro, quinta-feira, com concentração às 18h e saída às 20h em frente ao Bar e Restaurante Villa Vecchia (Rua da Moeda, 156). A participação é gratuita e é só chegar!

Depois de homenagear blocos e agremiações em 2019, a associação Doutores da Alegria homenageia o maracatu nação (também conhecido como maracatu de baque virado), uma das mais importantes manifestações artísticas da cultura popular e carnavalesca do país, com ritmos marcados por instrumentos de percussão e dança. A origem dos maracatus nação está nas festas de coroação dos Reis de Congo, cerimônia que acontecia em vários lugares do Brasil desde o período colonial. Mas, segundo os pesquisadores, há também uma influência dos batuques e celebrações dos negros na segunda metade do século XIX.

A versão palhaço do cortejo real do maracatu traz os batuqueiros e também as figuras do Rei, Rainha, Dama do Paço e vassalo. Na abertura, os palhaços tocam instrumentos como gonguê, abê, alfaia, xequerê e caixa. O comando do frevo fica por conta da orquestra Paranampuká e dos DJ’s Som D’Ju e Som D’Dan. A atriz Gheuza Sena, integrante do Coletivo Angu de Teatro, é a baliza convidada desta edição.

O Bloco do Miolo Mole encerra as comemorações de carnaval dos Doutores da Alegria em Recife, que inicia nos hospitais com o Bloco do Miolinho Mole dia 12 de fevereiro no IMIP, passa pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz/Procape, pelo Hospital Barão de Lucena e finaliza o circuito dia 19 no Hospital da Restauração.

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Ferreira Detetive Particular
Ferreira Detetive Particular
4 a

Parabéns pelo blog, muito interessante!

O carnaval envolve cultura e o bloco Miolo Mole é um exemplo disso.

https://ferreiradetetive.com.br/

Existe 1 Comentário.