. A arte está em todo lugar – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Opinião

A arte está em todo lugar

29 de maio de 2023
Tempo de leitura: 2 minutos

Igor Canova

Comentario 0
Compartilhar 0

Realizamos visitas ao Hospital do M’ Boi Mirim duas vezes por semana: segundas e quartas-feiras. Às vezes quartas e segundas-feiras, a fim de evitar a monotonia em nossa rotina.

Durante os meses de fevereiro, março e abril, em um desses dois dias da semana, a formação de médicos besteirologistas consistiu em um trio:

Dr. Amnésio, este em fase de treinamento, acompanhou Dr. Trillo e Dr. Zequim Bonito. No outro dia da mesma semana, a configuração besteirológica se dava em dupla: Dr. Trillo e Dr. Zequim.

Em nossas visitas à UTI pediátrica, nós três tivemos o prazer de conhecer a Larissa (nome fictício). Larissa tem 9 anos e é portadora de uma síndrome que compromete severamente a formação e os movimentos de seus membros inferiores e superiores, além de seu crescimento.

Também é portadora de uma vasta imaginação, uma grandiosa vontade de brincar e de uma exorbitante quantidade de respostas às importantes perguntas que nós direcionamos a ela ao longo de seu tratamento:

-Podemos ficar aqui? Você está dormindo ou está acordada? Faz muito tempo que você tem nove anos? Dentre outros questionamentos.

Certa manhã na formação de dupla, percebemos alguns materiais que estavam sobre o leito da Larissa (este, sempre muito bem decorado com brinquedos, fotografias e cores). Ali encontramos caixinhas de lápis de cor, giz de cera, canetinhas coloridas e algumas folhas.

A mãe de Larissa nos informou que ela gosta muito de desenhar, Larissa prontamente confirmou nos mostrando algumas de suas artes. Ficamos encantados com essa habilidade que até então desconhecíamos.

Larissa então fez um pedido para sua mãe: tirar uma foto dos dois palhaços. Perguntamos qual o motivo deste pedido específico, e a resposta que recebemos foi:

– “É uma surpresa!”

A semana passou, voltamos então em outro dia de trabalho com a formação do nosso já citado trio. Ao nos ver, Larissa logo anuncia:

– “Palhaços, eu tenho uma coisa para vocês!”

Com a ajuda de sua mãe, Larissa nos apresenta seu desenho mais recente. Um retrato fiel e detalhado do Dr. Trillo e do Dr. Zequim, lado a lado, assim como na foto que havíamos tirado em nosso encontro anterior.

Ficamos verdadeiramente emocionados ao ver que Larissa havia dedicado seu tempo para nos presentear com uma homenagem tão bonita. Segundo sua mãe, foram necessários três dias de trabalho para finalizar a arte.

obra artística da Larissa

O Dr. Amnésio, também emocionado, tinha apenas uma única crítica a fazer: ele não estava retratado no desenho. O que era totalmente compreensível, uma vez que ele não estava presente no momento em que fomos fotografados para posterior referência.

Larissa, entendendo o Dr. Amnésio, disse:

– “Tudo bem, eu fiquei sabendo que vou voltar logo para a minha casa, lá eu vou desenhar muitas coisas, inclusive você!”

E a seu pedido tiramos mais uma foto, agora com todos juntos.

Dizemos que nosso trabalho é levar arte ao ambiente hospitalar. E por meio desse trabalho temos encontros como esse, em que o ambiente hospitalar nos presenteia com a arte.

  Igor Canova (Dr. Trillo), Luan Luando(Dr. Amnésio), Nereu Afonso (Dr. Zequim Bonito)

5
1
vote
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Igor Canova


Postado em:

Histórias de hospital

Tags

arte, artístico, hospital, palhaço

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.