Depois de dois anos sem comemoração junina presencial, os hospitais atendidos pelos Doutores da Alegria vão receber os cortejos de São Joãozinho.
No Rio de Janeiro, o projeto Plateias Hospitalares vai puxar o arrasta-pé com a Orquestra Circônica, que apresenta o Circo Junino, um festejo que mistura a linguagem do circo à tradição da festa popular de São João.
O grupo foi escolhido para participar da programação do Plateias Hospitalares por meio do edital promovido pelos Doutores da Alegria e recebeu suporte e orientação dos profissionais da associação para estarem nos hospitais. Os artistas mandam avisar que a festa é “pra sem horas e sem dores, menina e menino!”.
Em São Paulo, a comemoração vai passar por todos os hospitais atendidos pelo grupo. Serão formatos diferentes, com duplas, trios e grupos de até seis palhaços, que vão percorrer os corredores dos hospitais com um cortejo que traz cenas curtas e brincadeiras relacionadas ao universo junino. Pode se preparar que vai ter barraca de pescaria, correio elegante e muita diversão!
No Recife, o São Joãozinho vai ter sanfona, com a participação especial do músico Dudu do Acordeon, e trio de palhaços lançando a música original Não me enxote, composta por Juliana de Almeida, mais conhecida nos hospitais como Dra. Baju. No Hospital Barão de Lucena, por exemplo, os pacientes podem aguardar um trio de santos um pouco diferente! No Imip, um trio de pamonhas vai comandar o arraial! Onde já se viu?!
“Todas as nossas intervenções de São Joãozinho foram pensadas para não causar aglomeração nos hospitais. Nossa festa este ano tem um sabor mais gostoso do que canjica, pamonha e milho assado! É o gostinho especial de voltar a fazer o que a gente ama, encontrando as pessoas com segurança”, conta Ronaldo Aguiar, diretor artístico da associação Doutores da Alegria.
Confira a programação do São Joãozinho!
Rio de Janeiro
13/6 – Hospital Municipal da Piedade, em Piedade
15/6 – Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói
22/6 – Hospital Estadual Eduardo Rabello, em Campo Grande
23/6 – Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti
24/6 – Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo
29/6 – Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias
São Paulo
20/6 – Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (ICR) e Instituto do Tratamento do Câncer Infantil (Itaci)
21/6 – Hospital Santa Marcelina e Hospital do Campo Limpo
22/6 – Hospital do Mandaqui e Hospital Municipal M’boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch
23/6 – Hospital do Grajaú e Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da USP
Recife
20/6 – Imip
21/6 – Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape
22/6 – Hospital da Restauração
23/6 – Hospital Barão de Lucena