Em setembro aconteceu o lançamento do site colaborativo Geral na Saúde, que tem Doutores da Alegria como parceiro no projeto.
O Geral na Saúde é um projeto de responsabilidade social da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) que tem por objetivo estimular o potencial da criança e do adolescente como comunicadores e agentes de mudanças promotoras de saúde. Nesse espaço, educadores em saúde e crianças e adolescentes correspondentes poderão escrever e debater temas ligados à saúde, gerando conhecimento e incentivando novas atitudes de autocuidado em suas famílias e comunidades.
O projeto começou com uma parceria com 10 Unidades Básicas de Saúde da Zona Sul de São Paulo e com Doutores da Alegria, que atua em hospitais em diferentes regiões da cidade. O projeto deve ampliar suas parcerias para escolas públicas e outros potenciais promotores de educação em saúde em serviços de saúde, iniciativas culturais, educacionais, organizações de bairro, entre outros.
O papel da ONG no site é comunicar a experiência de quem está passando por hospitalização e a inspirar outras pessoas a atravessar esses momentos com leveza e delicadeza.
O site está aberto para o cadastramento (aqui) de qualquer pessoa que queira mandar dicas, informações ou depoimentos sobre saúde, experiências sociais e mobilizações locais. Ao se cadastrar, o correspondente recebe um nome de usuário e uma senha e pode começar a enviar posts (veja mais aqui).
Para quem quer se envolver com o projeto, há diferentes maneiras de participar. As mais simples são:
- entrar e conhecer o site: www.geralnasaude.com.br
- curtir a página no Facebook: facebook.com/geralnasaude
Quem quiser compartilhar ou sugerir conteúdo:
- usar a hashtag #geralnasaude no Twitter
- se comunicar com a editoria pelo próprio site (Fale com a gente! http://geralnasaude.com.br/fale-com-a-gente)
- sugerir pautas (http://geralnasaude.com.br/sugestao-de-pauta)
- mandar dúvidas de saúde pela seção Num sei! (http://geralnasaude.com.br/num-sei)
Para começarmos a explorar temas em saúde que sejam relevantes nos lugares onde o projeto está começando, já foram criadas algumas pautas iniciais, temas sobre os quais os Correspondentes poderão enviar textos, fotografias, vídeos e gravações de voz. Essas pautas ao mesmo tempo são desafios importantes em saúde e exigem que os Correspondentes Jovens, os Correspondentes Educadores e outros envolvidos no projeto conversem e inventem colaborativamente formas de pesquisar, compreender e enfrentar essas questões.
Os correspondentes contam também com uma série de orientações e instruções para preparar os materiais que enviarem para o site, e com pessoas que podem apoiá-los através dos e-mails/Facebook editor@geralnasaude.com.br e atendimento@geralnasaude.com.br.