A divulgação dos selecionados para o projeto Plateias Hospitalares, que estava prevista para esta sexta-feira, 28 de janeiro, foi prorrogada para o dia 11 de fevereiro. O resultado sairá no site da associação Doutores da Alegria e nas redes sociais.
O edital do projeto Plateias Hospitalares recebeu a inscrição de grupos, companhias e artistas sediados no estado do Rio de Janeiro interessados em apresentar suas criações para pacientes, acompanhantes e funcionários de hospitais.
Inspirado no programa americano Hospital Audiences, que leva espetáculos aos hospitais, o projeto Plateias Hospitalares defende a ampliação do acesso à cultura e o conceito de que o hospital é mais um palco possível para as criações artísticas. Desde 2009, a proposta é promover apresentações de diferentes linguagens artísticas para uma plateia coletiva nos hospitais.
A curadoria do projeto é da associação Doutores da Alegria, que também oferece orientação aos artistas de como lidar com o ambiente hospitalar, a partir da experiência de 30 anos de atuação do programa de palhaços nos hospitais. O projeto Plateias Hospitalares inspira novas relações entre os profissionais de saúde e as comunidades do entorno dos hospitais.
Os espetáculos selecionados serão apresentados até julho de 2023, em calendário previamente acordado entre a organização, os hospitais e as companhias artísticas. Diante do cenário de pandemia, o início do calendário de apresentações ainda está em negociação com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
Os hospitais parceiros do programa Plateias Hospitalares são: Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (Saracuruna/ Duque de Caxias), Hospital Estadual Alberto Torres (São Gonçalo), Hospital Estadual Azevedo Lima (Niterói), Hospital Estadual Eduardo Rabello (Campo Grande/ Rio de Janeiro), Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (São João de Meriti/ Rio de Janeiro), Hospital Municipal da Piedade (Piedade/ Rio de Janeiro), e Instituto Nacional de Cardiologia (Laranjeiras/ Rio de Janeiro).