Para estar no elenco do Doutores da Alegria é preciso ter vocação para atuar em um palco improvável: o hospital.
Sim, também precisa ser artista, pois a arte é a nossa essência desde 1991, quando o ator e palhaço Wellington Nogueira idealizou o projeto. E outras cositas más que envolvem, por exemplo, habilidades técnicas, histórico de trabalho, desenvoltura com o espaço hospitalar e outras qualidades, assim como em toda contratação profissional.
Então, respondendo à pergunta que a gente mais responde há 28 anos (“Como eu faço pra participar dos Doutores da Alegria?”), eu digo que há duas maneiras: sendo contratado como artista para o elenco de palhaços ou como profissional para a equipe da administração. Olha só a nossa equipe aqui. Para ambos tem processo seletivo e as vagas são abertas quando precisamos de novas pessoas (já viu o nosso Linkedin?). Não, não somos voluntários.
E, claro, dá pra abraçar a causa fazendo uma doação, sendo parceiro, doando notas fiscais, imposto de renda…. Clica aqui pra ver tudinho. Pergunta respondida?
Enfim, pra mostrar um pouco da diversidade de artistas que temos hoje em nosso elenco (e também para matar a curiosidade sobre a formação em palhaçaria!), trazemos cinco exemplos com diferentes trajetórias.
Thais Ferrara
Dra. Ferrara
Thais é graduada pela Escola de Arte Dramática da USP. É também instrumentista e formada em Psicologia. Atuou como atriz e palhaça em diversas peças de teatro e dirigiu inúmeras outras. Conduziu muitas formações para públicos como profissionais de saúde e estudantes e foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento da Escola Doutores da Alegria. Ingressou em 1993 e esteve muitos anos atuando no hospital. Hoje é nossa diretora de Formação.
Luciano Pontes
Dr. Lui
Luciano é ator, palhaço, escritor, ilustrador e contador de histórias. Tem formação livre em Teatro e Dança. Atuou em diversos espetáculos e escreveu livros premiados. Hoje ele atua em uma companhia artística que pesquisa e cria espetáculos a partir da oralidade, da literatura e das linguagens teatrais. Está no Doutores da Alegria desde 2003.
Sandro Fontes
Dr. Sandoval
Sandro obteve formação circense no Circo Escola Grajaú e com o Grupo Tapias Voadores. Foi aluno da primeira turma do Programa de Formação de Palhaço para Jovens da Escola Doutores da Alegria. Hoje atua em companhias artísticas com a linguagem do palhaço, além de estar em nosso elenco desde 2007.
Du Circo
Dr. Pinheiro
Du Circo é artista circense formado pelos grupos Acrobático Fratelli e Fractons. É um premiado malabarista e atua em centenas de eventos e convenções circenses nacionais e internacionais. Ele faz parte da organização do Circo no Beco, atua em companhias artísticas com a linguagem do palhaço e está no Doutores da Alegria desde 2006.
Greyce Braga
Dra. Monalisa
Greyce é atriz com formação pelo Curso Regular de Teatro do SESC de Pernambuco. Também é formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou em diversas montagens teatrais e integra desde 2007 o elenco do Doutores da Alegria.
Estes cinco artistas são inspirações pra quem deslumbra a atividade artística dentro de hospitais. Clique aqui para ver o nosso elenco completo. Como se vê, há muitos caminhos para a formação em palhaço. Se tiver dúvidas, deixe um comentário que a gente segue a conversa.