No último dia 25, o Programa de Formação de Palhaço para Jovens recebeu a certificação de Tecnologia Social concedida pela Fundação Banco do Brasil através do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013.
Em sua última edição, o prêmio recebeu 1011 inscrições e certificou 192 tecnologias sociais, que passaram a compor o Banco de Tecnologia Social, que tem em sua base soluções para demandas sociais. As informações do banco abrangem o problema solucionado, a solução adotada, a forma de envolvimento da comunidade, os municípios atendidos e os recursos necessários para implementação de uma unidade da Tecnologia Social.
O certificado é um reconhecimento do trabalho sócio educacional realizado pela organização Doutores da Alegria. O programa permite que jovens de 17 a 23 anos, oriundos de comunidades populares, iniciem uma carreira artística voltada para a linguagem do palhaço. Iniciado em 2004, o programa já formou cerca de 180 jovens com um processo seletivo que abre a cada dois anos e abrange aqueles cuja renda familiar não ultrapassa três salários mínimos.
O propósito é incentivar a criação de ferramentas para que os próprios jovens implementem projetos e soluções sociais e culturais nas comunidades onde moram, promovendo acesso à cultura e transformação social.