Neste mês oito hospitais públicos do Rio de Janeiro recebem espetáculos variados, envolvendo teatro, circo, dança e poesia.
As apresentações, gratuitas e abertas às comunidades locais, acontecem nos hospitais Adão Pereira Lima, Alberto Torres, Azevedo Lima, Eduardo Rabello, Piedade, Rocha Faria, Santa Maria e Tavares Macedo.
A programação é de curadoria dos Doutores da Alegria, que seleciona periodicamente companhias artísticas via edital de seleção.
Desde 2009 em atividade, a proposta do projeto é enxergar o hospital como um espaço que também pode ser habitado pela arte em suas mais diversas formas, como teatro, circo, poesia, música, etc.
Conheça a programação de abril:
1 de abril às 14h
Hospital Estadual Eduardo Rabello – Campo Grande
{RIANTE!}, do grupo Circo da Silva
O disco {RIANTE!} é totalmente autoral, bilíngue e inspirado no mundo circense. Foi criado especialmente para divertir as crianças da América Latina e do Mundo. A cada faixa, o ouvinte se surpreende com a mistura de ritmos e aparição de elementos extramusicais, como brinquedos e efeitos especiais. A banda é formada pela palhaça-cantora UltraVioleta, pelo guitarrista-super-herói HomemBunda e pelo baterista-cozinheiro SiriPolvo.
Direção: Florencia Santangelo
Texto: Paula Preiss, Arturo Cussen
Elenco: Paula Preiss, Arturo Cussen, Reubem Neto e Julia Guerra
6 de abril às 14h
Hospital Municipal da Piedade – Piedade
Conexão do Bem, do grupo Conexão do Bem
Em um cortejo musical, com pandeiro, chocalho, escaleta, voz e violão, é apresentado através de números musicais e teatrais, composições e paródias autorais. Versões de sucessos de artistas populares como Tim Maia, Sidney Magal e Roberto Carlos compõem o eclético repertório.
Idealização: Felipe Haiut
Elenco: André Dale, Felipe Haiut, Laura Araújo, Marianna Pastori, Mariana Barcellos, Nina Reis e Pedro Nêgo
7 de abril às 14h
Hospital Estadual Tavares Macedo- Itaboraí
Indefinidamente Indivisível, da Pulsar Cia de Dança
O espetáculo traça um roteiro de possibilidades e variantes. Bolas infláveis permitem que os corpos vivenciem a transformação e a imprevisibilidade do tempo e do movimento. O risco permanece, pois o erro é a parte viva do acerto: abre para o que pode vir a ser.
Direção, Concepção e Coreografia: Maria Teresa Taquechel y Saiz
Elenco: Andrea Chiesorin, Bruno Almeida, Paula Mori, Raphael Arah, Rogério Andreolli
Bailarinos Convidados: Moira Braga, Beth Caetano e Pedro Cabelo
8 de abril às 14h
Hospital Estadual Alberto Torres – São Gonçalo
Circo a Céu Aberto, de Fabiano José de Freitas
Espetáculo circense solo que reúne esquetes cômicas, originais e clássicas, repleto de encontros, aplausos e muitos risos.
Texto, Direção e Elenco: Fabiano Freitas
Músico: Martin Lima
9 de abril às 14h
Hospital Estadual Santa Maria – Jacarepaguá
Triciclo, da Companhia Flor no Peito
Uma pequena fábula sobre amizade entre dois palhaços, mesclando técnicas como teatro de bonecos e música ao vivo, trazendo para o palco toda a experiência de um grupo que nasceu e se criou na rua. O texto discute a necessidade de escuta, a generosidade, o valor da amizade, a força do encontro e o amor à arte.
Roteiro: Marcio Libar e Cia Flor no Peito
Direção: Marcio Libar
Elenco: Ricardo Gadelha, Fabiano Freitas e Martin Lima
10 de abril às 14h
Hospital Estadual Azevedo Lima – Niterói
Poesia ao Pé do Ouvido, da Companhia de Teatro Íntimo
Atores, música e poesia. Nossos grandes poetas (Drummond, Manuel de Barros, Vinícius, Manoel Bandeira, Quintana, Adélia, João Cabral, Cecília Meireles, entre outros) são levados ao pé do ouvido da plateia. O teatro se faz ainda mais íntimo. Músicas conhecidas pontuam a apresentação, aumentando a identificação entre atores e público. Cada dia, um roteiro. Cada apresentação, uma descoberta. O teatro se faz no momento presente. E a poesia contagia a todos.
Direção: criação coletiva Compania de Teatro Íntimo
Direção Musical: Fernando Escrich
Elenco: Ana Paula Lima, Bellatrix, Caetano O’Maihlan, Fernanda Boechat, Rafael Sieg, Gabriela
Haviaras, Marcio Mariante.
Produção: Caetano O’Maihlan
13 de abril às 14h
Hospital Estadual Rocha Faria – Campo Grande
Conexão do Bem, do grupo Conexão do Bem
Em um cortejo musical, com pandeiro, chocalho, escaleta, voz e violão, é apresentado através de números musicais e teatrais, composições e paródias autorais. Versões de sucessos de artistas populares como Tim Maia, Sidney Magal e Roberto Carlos compõem o eclético repertório.
Idealização: Felipe Haiut
Elenco: André Dale, Felipe Haiut, Laura Araújo, Marianna Pastori, Mariana Barcellos, Nina Reis e Pedro Nêgo
17 de abril às 14h
Hospital Estadual Adão Pereira Nunes – Duque de Caxias
A Montanha das 3 Perguntas e Outras Histórias Misteriosas, de Ilana Pogrebinschi
Ilana Pogrebinschi narra 3 contos de 3 perguntas, 3 desejos, 3 presentes de 3 filhos. O primeiro veio do Vietnã: um menino que sobe uma montanha altíssima para perguntar a 3 gênios porque ele é tão feio. A segunda veio da Índia: um duende concede a seus amos que façam 3 pedidos antes dele partir. A terceira veio da África: um grande patriarca lança um desafio de sabedoria para escolher, entre seus 3 filhos, quem cuidará da tribo depois que ele se for. A atriz utiliza máscaras e bonecos de papel machê e batas africanas que o público veste para participar do último conto.
Texto, Direção e Elenco: Ilana Pogrebinschi
Músico: Daniel Raman