Estivemos hoje cedo no ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil para acompanhar a primeira de uma série de palestras dirigidas aos pais em geral, sobre temas relacionados ao câncer infantil.
O evento marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer e resgata a importância do diagnóstico precoce da doença. Batizada de “Meu filho tem…”, a série começou com uma palestra sobre anemia proferida pelo médico Vicente Odone Filho, diretor clínico do ITACI e um dos principais especialistas em câncer infantil do país.
“A intenção é desmistificar conceitos errados ligados à anemia e, sobretudo, sobre sua relação com a leucemia, além de discutir aspectos do problema na idade pediátrica”, explica o especialista.
Entre os assuntos discutidos com o público, estavam as consequências que a falta de ferro (Fe) traz ao corpo humano, principalmente entre gestantes e bebês de até um ano de idade. A deficiência deste componente pode levar à anemia, doença bastante comum em países em desenvolvimento, como o Brasil.
Os besteirologistas Zequim Bonito e Pororoca participaram da palestra junto com pais, funcionários e demais interessados no assunto. O próximo encontro será marcado em breve.
O hospital preparou um vídeo para falar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença: