Doutores da Alegria abre as portas de sua sede paulistana para um ciclo de palestras que abordam pautas de interesse da organização, como políticas culturais e economia criativa, ética, garantia de direitos e arte.
O ciclo de palestras é promovido pela Escola Doutores da Alegria, ocorre todas as últimas quintas-feiras do mês e faz parte do Sistema Lúdico de Saúde – sistema de formação que propõe encontros, cursos e experiências para o público em geral que não necessariamente tem foco na prática artística.
No dia 27 de junho, quinta-feira, às 19h30, o papo é com o psicólogo social e psicanalista José Gonçalves Moura Filho.
A palestra “Humilhação social” abordará o conceito de humilhação social a partir do preconceito a minorias e grupos e dos sentimentos envolvidos, como o sentimento de ser desfeito pelo outro, a vergonha, a sensação de contínua vigilância ou supervisão, de avaliação ou censura iminente, entre outros.
Ser visitado pela dominação implica ser psicologicamente visitado pelo preconceito. O preconceito corresponde à face ostensivamente psicológica de um problema sobretudo político, a dominação: nos agressores, o preconceito é operação política; nas vítimas, o preconceito é sofrimento político e que pode ser apontado como humilhação social.
Para garantir a sua vaga nesta palestra, clique aqui para se inscrever.
O encontro acontece na Rua Alves Guimarães, 73, em Pinheiros, São Paulo (próximo à estação Oscar Freire do metrô), é aberto ao público, gratuito e com 45 vagas disponíveis.
Sobre o ciclo de palestras
O ciclo é apresentado pelo Ministério da Cidadania e pela associação Doutores da Alegria.
Nos últimos anos, requalificamos a nossa missão para uma tarefa institucional, que traz a cultura como direito, e estabelecemos uma nova pauta de valores organizacionais. A partir de uma nova governança, entendemos que Doutores da Alegria precisaria se preparar para tempos instáveis e desafiadores, que vêm acompanhados de transformações sociais legítimas e necessárias para uma sociedade equilibrada e justa.
Neste sentido, o ciclo de palestras com convidados é uma forma de dividirmos estes saberes e enxergamos maneiras de enfrentar as instabilidades juntos. As próximas palestras serão divulgadas em breve.
Sobre José Gonçalves Moura Filho
Graduou-se em Psicologia na Universidade de São Paulo (1986). Na mesma universidade, realizou mestrado (1995) e doutorado (1999) em Psicologia Social. Seu tema persistente de investigação corresponde ao que tem designado como humilhação social ou humilhação política.
Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo. Foi assessor de educadoras populares e é assessor de psicólogas e militantes negras.