Com licença, podemos entrar?
É com essa pergunta que os palhaços e palhaças de Doutores da Alegria pedem permissão para adentrar leitos e quartos nos hospitais parceiros da organização.
Essa prática, essencial durante os atendimentos, será agora inserida no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos – Dr. Osiris Florindo Coelho, o mais novo hospital parceiro de Doutores da Alegria.
A unidade de saúde fica localizada na região metropolitana de São Paulo, no município de Ferraz de Vasconcelos, sendo o primeiro com o programa de visita de palhaços no estado fora da capital.
Assim como as demais unidades que recebem as visitas de Doutores da Alegria, a ala pediátrica do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos terá dois dias de atendimentos besteirológicos semanais, às terças e quintas-feiras.
O início das atividades no hospital foi marcada pela apresentação da Palestra Doutores da Alegria, no dia 26 de abril, apresentada pelo fundador, Wellington Nogueira, e pelo ator, palhaço e palestrante da organização, Ângelo Brandini.
Fabio Rodrigues Lisboa, Diretor Técnico de Saúde da unidade, destacou o impacto positivo que o evento levou ao hospital, elevando o ânimo do ambiente e fortalecendo o espírito de equipe.
“A presença dos Doutores da Alegria trouxe não apenas sorrisos e risadas, mas também uma energia positiva que permeou todo o ambiente hospitalar. Suas performances divertidas e habilidades de improvisação não apenas alegraram os pacientes, mas também proporcionaram um momento de descontração e alívio para nossos colegas da equipe”.
Revezamento de palhaços e palhaças
Normalmente, o elenco de Doutores da Alegria atua em escala anual nos hospitais atendidos, ocorrendo trocas de duplas no começo de cada ano.
Até o final de 2024, o novo hospital parceiro de Doutores da Alegria vai receber atendimento um pouco diferente, tendo um artista fixo e outro em revezamento mensal, diversificando e desenvolvendo a besteirologia no local.
As honras de inauguração de atividades foram dadas por Dr. Charlito (Ronaldo Aguiar) e Dr. Filipeuto (Fagner Saraiva), seguido por Dra. Bença Divina (Jojo Brow-nie Souza).
Protocolo de atuação do novo hospital parceiro de Doutores da Alegria
O Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos é o terceiro hospital a receber o novo protocolo de atuação da organização, iniciado em 2016, onde, além das visitas dos palhaços e palhaças, Doutores da Alegria também implementa pesquisas que exploram as nuances do ambiente hospitalar.
É um momento que antecede as visitas besteirológicas, marcado por pesquisas, entrevistas e análise de estruturas da unidade de saúde, e que duram de seis meses a um ano, chamado de Marco Zero.
Esse é um meio, planejado e executado pela organização, que só pode seguir adiante com o interesse e compromisso da gestão hospitalar em promover o acolhimento humanizado usando a arte e a linguagem do palhaço como mediadores.
Após um ano, o novo hospital parceiro também recebe a pesquisa chamada de Meio Termo, onde a organização avalia os impactos das atividades no hospital.
O Hospital M’Boi Mirim, da zona sul da capital paulista, foi o primeiro local a se comprometer com a implementação de análise de Doutores da Alegria. Seguido pelo Hospital Getulinho (Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho), do Rio de Janeiro, e, agora, o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos.