Desde o início, a Escola Doutores da Alegria teve a pretensão de difundir conhecimentos e passar a palhaçaria adiante para futuras gerações de artistas, fosse pela divulgação de pesquisas internas, palestras, publicação de livros ou cursos formativos.
Entre os cursos voltados para artistas cênicos e pessoas experientes na palhaçaria, nasceu em 2004 a primeira formação direcionada exclusivamente para jovens que desejassem ingressar no meio artístico.
A princípio, o PFPJ (Programa de Formação em Palhaçaria para Jovens) tinha o intuito de formar jovens sensíveis, lúdicos e críticos na linguagem das palhaçarias, contribuindo no desenvolvimento de habilidades para pensar, criar e intervir artisticamente na sociedade de forma múltipla.
Durante muitos anos, a organização se viu se tornando uma das principais referências na oferta de uma formação artística para jovens gratuita, sendo única no Brasil.
Agora, após 20 anos e 10 turmas com DRTs (Delegacia Regional de Trabalho) de ator/atriz conquistados, Doutores da Alegria apresenta uma reestruturação no curso para atender um público mais abrangente e que possa facilitar a conciliação de aprendizados e o trabalho.
A faixa etária de 17 a 23 anos dá lugar às pessoas com 20 e 29 anos para estudarem no período noturno – das 18h às 23h.
O intuito do curso segue o mesmo, desenvolver jovens artistas em situação de vulnerabilidade social para transformarem o meio em que vivem, atuando na garantia de direitos à arte e à educação.
Abaixo, você poderá conhecer melhor os seis eixos temáticos de ensino, as matérias abordadas e as/os artistas formadoras/es que comporão os dois anos de formação do PFPJ.
Eixos temáticos de ensino do PFPJ
Apesar das matérias formativas do PFPJ serem as mesmas aplicadas nos últimos anos, a matriz curricular da nova formação artística para jovens será delimitado e fundamentada em seis eixos temáticos de ensino, sendo eles: ludicidade, sonoridades, narratividades, habilidades, oportunidades e contextualidades.
- Ludicidade – é o eixo que reúne as práticas integrativas do corpo e da mente para o estado de jogo, movimento, improvisação, comicidade e palhaçaria;
- Sonoridades – esta base de ensino reúne as práticas e conteúdos voltados para a iniciação em musicalização, aspectos da voz falada e cantada, utilização de objetos inusitados e instrumentos sonoros para cena, números e apresentações;
- Narratividades – neste módulo, as pessoas participantes terão contato com contextos históricos, sociais, ficcionais e poéticos de narrativas, reconhecendo e refletindo sobre a história da arte, da dramaturgia, do teatro, do circo e da própria palhaçaria;
- Habilidades – neste eixo, serão estimulados o desenvolvimento de habilidades emocionais e cognitivas das expressividades lúdicas do exercício criativo, conduzindo de forma prática, teórica e reflexiva quanto às técnicas circenses, movimento e corpo e números musicais com ou sem instrumentos para a criação de cenas e números em palhaçaria;
- Oportunidades – essa base de ensino será voltada às práticas e às perspectivas de criação de oportunidades de trabalho e inserção na cadeia produtiva da economia criativa, com disciplinas do empreendedorismo à utilização e elaboração de editais culturais públicos;
- Contextualidades – este eixo reúne a conscientização e aprofundamento de assuntos voltados à garantia de direitos, o acesso à educação, à saúde e à cultura, ao promover conversas temáticas e palestras que provoquem reflexões sobre as ações afirmativas de raça, gênero e acessibilidade.
Matérias e atividades da formação artística para jovens
Diferente das 10 primeiras edições do PFPJ, a nova formação em palhaçarias para jovens será dividida em dois momentos: formação básica no primeiro e desenvolvimento artístico da linguagem da palhaçaria no segundo ano.
Para completar o curso em sua totalidade, as pessoas precisam, obrigatoriamente, ter a frequência mínima de 75% em cada matéria nos dois anos de formação.
Ou seja, a assiduidade será fundamental para certificação profissional na formação artística para jovens.
Algumas das matérias que serão apresentadas nos dois anos de curso estão elencadas em:
- Palhaçaria e Máscaras – estudos sobre a história e as principais características das máscaras da palhaçaria, essencial para o desenvolvimento das inter relações com o jogo, com a lógica e com a fisicalidade – para estímulos sensíveis da atuação e da presença para a palhaçaria;
- Palhaçaria e Circo – aulas voltadas ao ensino prático de habilidades físicas pelas artes circenses para a composição de números de palhaçaria e do circo, com foco em acrobacias, malabares, equilíbrio em perna de pau e outras atividades práticas;
- Palhaçaria e Dramaturgia – esta matéria encaminha as pessoas estudantes na concepção e criação da dramaturgia a partir de conceitos teóricos e práticos dentro da palhaçaria, preparando estudantes para o universo artístico;
- Palhaçaria e Comicidade – voltada para a formação na linguagem da palhaçaria e jogos cênicos, essas aulas exploram a compreensão, conceituação e presença no jogo, propiciando práticas de improvisação, da dramaturgia e dos repertórios clássicos do circo e do teatro;
- Palhaçaria e Música – aulas dedicadas à iniciação e prática de instrumentos musicais, estruturados ou não, à prática de conjunto para o desenvolvimento e aquisição de habilidade musical e compreensão da voz falada e cantada para palhaçaria;
Assim como as aulas, os exercícios cênicos também compõe a formação do curso da Escola Doutores da Alegria para ampliação dos aprendizados.
As pessoas estudantes serão convidadas a desenvolverem cenas artísticas e apresentarem as mesmas em espaços públicos como prática dos exercícios de criação e autoria, auxiliando na relação com o público e na ampliação da experiência cênica.
Quem estará à frente das matérias formativas do PFPJ em 2025 e 2026?
Para facilitar a construção e o pensamento da linguagem da palhaçaria dentro do Programa de Formação de Palhaçarias para Jovens, a Escola Doutores da Alegria convidou Luciana Viacava, Ronaldo Aguiar, Nereu Afonso, Ana Bellacosta e Kauan Scaldelai para atuarem como pessoas coordenadoras junto a artistas formadores/as na nova edição do curso.
Luciana Viacava é atriz e palhaça, diretora, professora e preparadora de artistas cênicos; Ronaldo Aguiar é ator, pesquisador, bailarino e palhaço; Nereu Afonso é dramaturgo, diretor de teatro e palhaço, Ana Bella Costa; é pesquisadora, diretora, apresentadora, produtora cultural e palhaça; e Kauan Scandelai é artista, músico e palhaço.
Ambas as pessoas possuem uma relação de longa data com a organização, onde, além de atuarem ou já terem atuado como besteirologistas, também já contribuíram na formação de estudantes em outras edições do PFPJ.
Destas, apenas Ana Bella Costa fará sua estreia à frente da coordenação e matéria sobre Palhaçaria e Comicidade, assunto fortemente dominado pela artista em defesas acadêmicas.