Entre os dias 17 e 20 de agosto, Doutores da Alegria esteve presente no maior festival sobre bicicletas do Brasil. Foram quatro dias repletos de atividades e encontros dos nossos besteirologistas com o público que lotou o evento no Memorial da América Latina.
A organização marcou os dias de festival com histórias divertidas, música, apresentações besteirológicas, entrevistas e muita pedalada dentro e fora dos estandes.
Centenas de pessoas passaram pelo estande de Doutores da Alegria e puderam fazer uma consulta com as duplas de médicos besteirologistas que estavam de plantão na 13ª edição do evento para analisar o nível de bobice no sangue.
Do samba ao beatbox, bebês, crianças, pessoas adultas e mais idosas fizeram avaliação de pé de valsa, firuliro nos quadris, riso frouxo e memória curta com raio-x dos palhaços.
Os atendimentos no estande foram realizados em dias e horários alternados pelos besteirologistas:
- Dr. Bença Divina (Jojo Brow-nie Souza), Dr. Cavaco (Anderson Machado), Dr. Dadúvida (David Taiyu), Dr. De Dérson (Anderson Spada)
- Dr. Eulindo (Guilherme Wander), Dr. Filipeuto (Fagner Saraiva), Dr. Fritz (Dênis Goyos), Dr. Pystholynha (Duico Vasconcelos)
- Dr. Trillo (Igor Canova), Dr. Trivelino (Eric de Oliveira), Dra. Faísca (Raissa Guimarães), Dra. Manela (Paola Musatti),
- Dra. Pororoca (Layla Ruiz), Dra. Tutty Bolot’s (Suzana Aragão) e Dra. Ursa Maior (Loi Lima).
Participação dos besteirologistas no Shimano Fest 2023
Fora do consultório besteirológico, nossos artistas Dr. Amnésio (Luan Luando), Dra. Pamplona (Gabi Zanola), Dr. Dadúvida (David Taiyu) e Dr. Dus’Cuais (Henrique Rimoli) se apresentaram no Auditório Diversidade com o espetáculo Conta Causos.
Os palhaços recriaram histórias vividas nos hospitais com contos emocionantes, divertidos e engraçados.
Dra. Pamplona ainda se apresentou usando a linguagem de sinais para falar sobre os encontros nos hospitais que acontecem com uma criança surda, letrando os presentes sobre LIBRAS.
No terceiro dia do Shimano Fest, a Banda Doutores da Alegria subiu ao Palco Show para fazer todo mundo soltar os quadris com canções lúdicas e autorais inspiradas no dia-a-dia das visitas nos hospitais.
As músicas foram apresentadas pela Dra. Xamanga (Lilyan Teles), Dr. Mendonça (Filipe Bregantim), Dr. Zequim Bonito (Nereu Afonso), Dra. Lola Brígida (Lu Viacava) e Dra. Sarita Jurupoca (Jussara Freitas).
Palhaçaria em evidência no festival
Além da programação besteirológica no festival, nossos artistas se arriscaram em ativações de estandes de empresas que também estavam presentes, inclusive uma disputa acirrada de ciclistas.
Ainda na sexta (18), o fundador da organização, Wellington Nogueira, concedeu entrevista para os organizadores do festival.
Wellington falou sobre a cultura do palhaço no papel de fazer alegria e mostrar outros jeitos de resolver os problemas e sobre a palhaçaria no universo da saúde, fazendo conexão com o bem-estar e o ciclismo.
“A alegria faz parte de uma vida saudável, senão, está faltando alguma coisa”, disse o fundador aos presentes. Assista à entrevista na íntegra abaixo:
Quem também apareceu nos holofotes foi o coordenador artístico da organização, da unidade de São Paulo, Henrique Rimoli, lembrando sobre quem está por trás da máscara do palhaço, sendo pessoas com suas próprias personalidades e características, que procuram a troca com o outro quando estão caracterizados.
Sob o mote “suas veias cômicas estão saudáveis?”, Doutores da Alegria levou os besteirologistas para promover encontros fora do ambiente hospitalar e aproximar o público de atividades que são desenvolvidas pelos palhaços em hospitais de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.